Pesquisar neste blog

Citação de João Tordo sobre o sucesso

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"O sucesso é para os políticos. Os escritores vivem sempre na medida exacta do seu fracasso, que, romance após romance, se torna mais notório: cada vez é mais difícil, cada vez é mais pessoal. O sucesso completo significaria que era inútil escrever mais livros." (Tordo, João)

Que citação magnífica! Justamente, o sofrimento, a dor, as perdas nos levam a escrever mais porque nos permitem antes ler muito mais o nosso eu, as coisas que nos cercam; nos levam a descobrir mais sobre nosso próprio interior, sobre a vastidão e poder dos sentimentos.
Quando amamos alguém que sempre está do nosso lado, ficamos meio que sem fundamento pra entender sua perda, parecemos entender, mas preenchimento de sua presença é tão amplo que há coisas que só com a perda entenderemos.
Tão logo essa perda invada sem aviso nossa vida, o significado do que é essencial é visto em sua real intensidade. Detalhes mínimos, como: o bom dia, o diálogo, a emoção de pôr a cabeça nos ombros, o olhar, os costumes da pessoa amada, tantas coisas que passam sem que sejam notadas nos fazem agora acordar, por conta da perda.
E na vida! Não lembrei do sucesso material tão buscado e endeusado por muitos, mas do que esperamos da vida como ser humano, o que pudemos ser nela, o que fizemos nesse mundo de acordo com nossos ideais e princípios, as expectativas que alimentamos em relação aos amigos, família, a nós mesmos. As contradições entre o que julgamos ser correto e nossas atitudes. Tantas perdas podem passar a existir e nos fazer enxergar em diferentes fracassos uma fonte de aprendizado sobre a vida, das relações que estabelecemos nela.
Talvez Tordo não tenha se referido a quase nada do que falei, mas foi o que pude pensar lendo essa citação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos