Pesquisar neste blog

Tutorial "como colocar fotos na moldura"

sábado, 21 de março de 2009

Esse tutorial para iniciantes de Photoshop pretende demonstrar quais os procedimentos básicos para fazer uma montagem fotográfica utilizando uma moldura pré-definida e uma fotografia/imagem qualquer.
Primeiro, é preciso esclarecer que a moldura, preferencialmente, pra poder funcionar a contento deve ter uma área "vazia" (chamada de transparente). Essa área pode ser quadrada, retangular, losangular, circunférica, etc. É a área/local onde será posta a fotografia desejada.
Se diz transparente porque a área destinada, por exemplo, à fotografia, é interpretada pelo Photoshop (ou qualquer outro editor gráfico) como sem pixels, isto é, uma área vazia. Assim, ao ser combinada com outra camada (layer ou máscara) no mesmo arquivo, se a camada/layer estiver embaixo da que tem a área vazia ela permanecerá visível.
O posicionamento das camadas no Photoshop estabelece quem será visto primeiro pelo olho humano. É como se colocássemos uma roupa por cima de outra; ou ainda como se estivéssemos colocando uma foto numa moldura comum mesmo. A foto não tem que estar por baixo da moldura?
Convém esclarecer que pixel ou pixel é uma palavra formada pela aglutinação dos termos de língua inglesa Picture (pintura, imagem, etc.) e Element (elemento). "[...] ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira." (Wikipédia, 2009).
Abaixo estão representados pedaços da mesma imagem. A primeira é a imagem no tamanho normal. A segunda é a mesma imagem aumentada pelo visualizador de imagens. Essa ferramenta que aumenta a imagem se chama zoom.

O Photoshop pode trabalhar com infinitas camadas. Assim, várias imagens podem ser abertas no mesmo arquivo do Photoshop e se combinar em uma única imagem. Essa composição com várias imagens se constitui em uma montagem (uma imagem montada).
Agora, os procedimentos básicos para COMBINAR/COLOCAR A FOTO NO LOCAL APROPRIADO NA MOLDURA (OU MÁSCARA DIGITAL). Obs.: uma máscara digital não é simplesmente uma moldura, ela abrange muito mais coisas. Moldura se refere especificamente ao tipo de arquivo que funciona como uma moldura. O scrapbooking possui um vocabulário e características cada vez mais específicos e não se resume a frames/molduras e possui amanhos padronizados para os layouts.
Feitas estas considerações, vamos ao tutorial:
1 - O primeiro passo é abrir os arquivos. Vá na aba de arquivo no Photoshop e abra as imagens desejadas para a montagem, no caso, a moldura e as) foto(s) desejada.
2 - Depois disto, clique na imagem desejada para colocar na moldura e arraste-a para o arquivo da moldura.
3 - Depois, se a imagem estiver no formato jpg (ou jpeg) é preciso desbloquear a camada. Para isso, clique duas vezes seguidas no ícone do cadeado que fica na aba de layer/camadas, na parte esquerda da tela. Se ela não estiver visível escolha Windows no menu principal do Photoshop e procure a aba layers ou camadas (se estiver em português). Clique em Ok.
4 - Após isto, ajuste os tamanhos das imagens. Se a moldura ou a imagem estiverem em tamanhos, digamos, muito diferentes para se preencher a área transparente da moldura, utilize Ctrl+T em uma das imagens e "puxe" a setinha até acertar o tamanho. Para aumentar proporcionalmente a imagem "movimente" a setinha ao mesmo tempo em que deixa ativada a tecla "shift" (geralmente se usa a do lado esquerdo do teclado)
5 - Para movimentar as imagens é preciso usar a setinha chamada "move tool". O atalho pra esta ferramenta é T. Olhe para o menu de camadas e note que a sequência de baixo para cima representa ordem das camadas. A camada da foto tem que estar por baixo da camada da moldura.
6 - Por último salve no formato PSD do Photoshop, se deseja alterar depois as camadas, adicionar textos, adicionar mais camadas, etc. Ou salve no formato jpeg (ou outro, mas jpeg é o mais comum e é bem leve), por exemplo, se deseja disponibilizar na internet a montagem da moldura com a foto.


68 comentários

  1. Queri ter dizer que seu bloggg é muito bom que eu adoreii souas mascaras digitais e que continui assimmm

    ResponderExcluir
  2. Seu blog esta lindo!!! Gostaria de saber se tem como usar essas molduras no Photo Fitre Studio????

    ResponderExcluir
  3. Sim, Zilene, tem como usar no PhotoFiltre.

    ResponderExcluir
  4. Mas como faço para usá-las no PhotoFiltre studio???
    Vc pode me ajudar??? Por favor!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Mas como faço para usá-las no PhotoFiltre studio???
    Vc pode me ajudar??? Por favor!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Zilene, leia essa postagem. Lá no final dela:
    Mas, é possível adquirir programas mais baratos e funcionais e que atendam a esse público que quer a funcionalidade do Photoshop e que não quer a limitação do Photoscape. Então, entre esses dois pólos, recomendo o Photofiltre Studio, um ótimo programa que evolui ano após ano e atualmente trabalha com camadas. Ele custa cerca de 80 reais (já convertidos em moeda corrente). Tem um site muito bom totalmente dedicado a ele e que responde praticamente todas as dúvidas sobre o programa, além de tutoriais, disponibilizar recursos pra usar no programa, etc; é o :

    http://photofiltrebrasil.wordpress.com/


    O Photofiltre Studio pode ser baixada na página: http://superdownloads.uol.com.br/download/176/photofiltre/ e ser usado por trinta dias (trial, versão de avaliação). após esse prazo, se gostar e desejar continuar usando, vá no site da produtora do programa (tem no próprio programa) e adquira sua cópia.

    Sites úteis sobre o Photofiltre Studio:

    http://www.photofiltrestudio.com.br/
    http://pfsorkut.blogspot.com/
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=40014894 (comunidade no Orkut)

    Espero ter ajudado! é que esse blog é totalmente dedicado a Photoshop, porque é o único que pessoalmente ainda entendo um pouco. Desculpa tá! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. vlw!! Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,
    o seu blog é fantástico,tem tudo o que eu procurava,serei uma assidua visitadora
    obigada
    Vera

    ResponderExcluir
  9. Jackson , gostaria muito de lhe agradecer pelo seu esforço em criar lindos trabalhos e sobretudo dividi-los com internautas que como eu sou totalmente "leiga" .
    Brigadão por você existir.
    Beijoquinhas.
    Jenny

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:04 PM

    Olá!
    Segui os passos do vídeo mas quando passo a camada da foto pra baixo da moldura ela some (a foto) e não consigo visualizá-la, fica apenas o contorno, fiz algo errado?

    ResponderExcluir
  11. lÚCIA, TUDO BEM? QUE PROGRAMA UTILIZA? A CAMADA DA MOLDURA ESTÁ EM QUE FORMATO (JPEG? PNG?)???? AGUARDO SUA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9:57 AM

    Bom dia Jackson!
    Utilizo o Adobe photoshop 7.0. Fiz como vc ensinou, desbloqueei a camada no cadeado pois ela estava em JPG.Não sei se o modo como adquiri a moldura influencia, mas copiei ela de uma cmm de molduras e salvei no meu pc, não baixei de nenhum site, isso influencia?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Jackson, seu site é maravilhoso !!! e me ajudou muito
    continue assim, é repartindo os conhecimentos que se recebe a felicidade multiplicada.
    abraços
    Sonia

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS, QUE CRESÇA ESSA INTELIGÊNCIA CADA VEZ MAIS E ESSE CORAÇÃO COMPARTILHANDO SUA ARTE PARA TODOS. SUCESSO!!

    ResponderExcluir
  15. Eu uso o POWERPOINT e as vezes fotos não aparecem em algumas molduras quando coloco a opção atrás não sei porque?

    ResponderExcluir
  16. Jackson eu amei seu blog muito criativo. Que Deus continue te abençoando e te capacitando cada dia mais.

    ResponderExcluir
  17. Eu utilizo o Corel Photo e não consegui fazer uma montagem com mais de uma foto. Como algumas molduras que tem mais de um espaço pra foto por exemplo, tentei colocar duas fotos e não consegui, só consigo fazer se for apenas com uma foto. Você poderia me dizer como faço a montagem com mais de uma foto utilizando o Corel Photo por favor? Desde já muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  18. Jackson como faço para te mandar minhas montagens, para você postar no seu blog. Modestia parte eu amo esse blog.Deus te abençoe .By.

    ResponderExcluir
  19. Jackson como faço para te mandar minhas montagens, para você postar no seu blog. Modestia parte eu amo esse blog.Deus te abençoe .By.

    ResponderExcluir
  20. Jackson que beleza de bLOG !
    Te agradeço muito por disponibilizar tanta coisa.
    Algum dia vi umas máscaras infantis e nela tinha um que dizia: minha família como árvore genealógica,mas não encontrei ,vc poderia me dizer como encontrar?
    acho muito importante deixar para meus sobrinhos isso de uma maneira interessante.

    ResponderExcluir
  21. Dida, bom dia. Tente este tutorial
    http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/10/como-encontrar-arquivos-em-um-blog.html

    ResponderExcluir
  22. Olá, você é muito fera e generoso naquilo que faz. Achei o máximo este espaço e encontrei muita coisa legal.
    Estava procurando imagens do ursinho pooh para montar o convite de aniversário da minha filha. Eu posso usar essas imagens?
    Sorte, saúde e sucesso para você!!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Jackson.. adorei seu Blog.. Gostaria de saber se é possível eu te enviar uma imagem e você fazer uma moldura..para uma montagem..algo assim.. obrigada!!

    ResponderExcluir
  24. Jackson ha dias sou fã do seu blog...encontro dificuldades com alguns termos , mas com o tempo e pratica vou melhorando...trabalho com crianças de 4,5 e 6 anos e curto montar fotos delas com molduras, eles adoram...agora trabalho sempre com dois programas:macromedia fireworks e pra finalizar uso o photoscape( colocar textos e molduras e alguns efeitos)...gostaria de saber se vc tem dicas de como melhor aproveitar esses dois programas, pois creio que estou perdendo muitos recursos e aprimoramentos.
    e parabéns pelo seu trabalho é simplesmente maravilhoso

    ResponderExcluir
  25. Ola fiz todos os procedimentos para montar uma foto em uma máscara, mas como vc disse as ordens devem estar de baixo para cima sendo que a camada da foto deve estar de baixo da moldura. Como faço para colocar a camada da foto embaixo? pois ao abrir as camadas a da moldura estava embaixo e a da foto em cima. tem como reverter?

    ResponderExcluir
  26. Catinha, obrigado por participar. Tem como reverter, basta mover na aba de camadas (se usa Photoshop) e puxar a de baixo para a parte superior com a setinha (move tool - teclas letra M).
    Para abrir a aba de camadas tecle F7; as camadas vão aparecer como quadradinhos; basta selecionar a camada de baixo e mover para cima.
    Se utiliza outro editor gráfico teria que especificar qual.

    ResponderExcluir
  27. magnifico seu trabalho pena que não tenho fotoshop no meu computador acha que posso usar suas molduras editando em outro programa? por favor me ajude eu amo montagem mas não sei nada!!!!!!!!!!! aguardo respostas bjos

    ResponderExcluir
  28. Sol, você pode usar os programas gratuitos: Gimp, Artweaver e paint.net pra montagem e edição avançaDA SEMELHANTE AO DO pHOTOSHOP.
    e PODE USAR AINDA O PHOTOSCAPE APENAS PARA MONTAR.
    Consulte o marcador Programas que tem mais explicações e no marcador tutoriais há explicações de como utilizá-los para esses fins.

    ResponderExcluir
  29. Olá!! jackson adoro seu blog!! sempre estou de olho ,pois adoro fazer montagens, e n o seu blog tem uma mais linda q a outra.
    mais sou um pouco leiga no assunto,gostaria de saber se tem um outro programa,pois não tenho photoshop...

    ResponderExcluir
  30. Caro Jackson: Parabéns pelo teu site, magnífico, wonderfull. Tu és monstro. Um grande abraço.
    Teu amigo Gastão.

    ResponderExcluir
  31. Simplesmente perfeito seu blog tem tudo o que eu procurava, mais não consigo fazer as montagem.
    você está de parabéns
    bjossssss

    ResponderExcluir
  32. Jackson onde posso baixar este programa Gimp? para poder usar suas molduras

    ResponderExcluir
  33. Boa dia!!
    adoro o seu site, é maravilhoso; Parabéns pelo site e pelo sucesso que faz.
    abraços

    ResponderExcluir
  34. Obrigada por disponibilizar este tutorial, estou aprendendo muito com ele, gostaria de saber como faço pra tirar manchas das fotos, e colocar cabelo onde por descuido tiro quando estou recortando a foto, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  35. PARABENS PELO BLOG!!! POREM ESTOU COM DUVIDA!!! COMO COLOCAR A FOTO NA MOLDURA USANDO O PHOTOSHOP CS4??? OBRIGADO PELA ATENÇAO

    ResponderExcluir
  36. Ola jackson uma amiga me passou este site, pq amei as molduras que ela faz, so que acho que sou muito burra pois nao consigo entender como colocar as fotos por fa favor tem como vc me passar um jeito mais facil rsr.
    obrigada

    ResponderExcluir
  37. Parabens pelo seu trabalho e pelo a oportunidade das pessoas poderem ter acesso a sua criatividade vc realmente é um verdadeiro PROFISSIONAL um abraço te desejo td de bom vc merece..

    ResponderExcluir
  38. OLA, ADOREI SEU BLOG.. GOSTARIA DE BAIXAR UM PROGRAMA DE PHOTOSHOP GRATIS COM SEGURANÇA MAIS NAO CONSIGO. VC PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
  39. oie adoro seu site, sempre q posso dou uma passada p conferir as novidades! continue assim ajudando nós internautas com lindos trabalhos! obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  40. Sou professor de Informatica e quero dizer a vc amigo que,utilizo alguns exemplos seus,para divulgação junto aos meus alunos sempre utilizando o Coreldraw X4 e Photopaint X4. Parabéns e aceite meus sinceros agradecimentos,obrigado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  41. Olá querido, é possível utilizar estas bordas (lindas, por sinal) pelo Paint, ou outra forma que não precise programas adicionais? Parabéns pelo seu Blog, é d+. Bjs.

    ResponderExcluir
  42. Ligia, obg pelo comentário. A questão não é a necessidade de programas adicionais e, sim, conhecer os programas necessários, sem os quais não é possível fazer esse tipo de edição. O Paint não é um editor gráfico que trabalhe imagens transparentes com camadas. Recomendo os programs gratuitos: Gimp, Artweaver e Paint.net. Comerciais: Photoshop, Photofiltre, PhotoPaint, entre outros. Obg.

    ResponderExcluir
  43. Olá, gostaria de saber se existe um programa gratuito para utilizar suas molduras? Eu utilizo o D_Book para criar o fotolivro é possivel utilizar suas molduras nele?
    Giovana

    ResponderExcluir
  44. Giovana, obg.
    1 - Os programas gratuitos que recomendo são: "Gimp", "Artweaver" e "Paint.net".
    2 - O Dbook, creio que trabalha sim.Tenta ver/testar nele mesmo, eu ainda não usei esse software.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  45. Anônimo1:40 AM

    GOSTRIA DE SABER SE TEM COMO POSTAR IMAGEM DA BARBIE E AS 3 MOSQUETEIRAS JUNTAS, TIPO O DA CAPA DO DVD?.. MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  46. Recebi o seu site de uma amiga! quero lhe dizer que o que ela me deu não foi um simples sites mas sim um presentão aqui tem tudo que eu quero e muito mais obrigada irmão por compartilhar! um Abraço Ana paula.

    ResponderExcluir
  47. Ola jackson adorei seu site. Gostarai de sabver se tem como uma pessoa leiga neste assunto de photoshop como eu conseguir colocar perfeitamente uma foto em umas dessas molduras que tem em seu site. consegui baixar o photoshop CS3 e num sei nem se é bom ou ruim facil ou dificil de usar. Você pode me ajudar...
    Eu so gostaria de fazer os convites de aniversario de minha filhota. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  48. Jackson, Parabéns pela iniciativa. Seu trabalho é realmente fantástico. Obrigada por tudo.
    Um abraço, Celia

    ResponderExcluir
  49. POW JACKSON SEU BLOG É UM SHOW, MAS AINDA NÃO TIVE MUITO TEMPO PARA EXPLORÁ-LO, PARABÉNS, UM ABRAÇO M@RITO COST@.

    ResponderExcluir
  50. Oi... prmeiramente quero dizer que seu blog é show... agora d uvida: quando eu abr o png no photoshop, nao aprece transparecnia no fundo e aparece uns quadrados pretos... vc pode me ajudar? um abraço

    ResponderExcluir
  51. Angelo, seu blog é muito bacana!
    Estou querendo montar um negócio, e li quase seu blog inteiro, e no caso ultiliza fotos e precisa de molduras, foi onde entrei no seu blog.
    eu gostaria de saber se tem como vc estar me retornando no email e se vc puder me tirar algumas dúvidas em relação as suas molduras, que porventura, estão muito bacanas...
    meu email é dayanacosta@r7.com
    aguardo um retorno.Obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Jackson,estou amando tudo no seu blog, com suas máscaras, já fiz vários trabalhos e olha que nem tenho curso só, curiosidade!
    que Deus continue abençoado esse dom maravilhoso que é "saber" e "dividir" o que sabe Parábens!!!

    ResponderExcluir
  53. Oi Jackson, observei nas últimas postagens que vc colocou algumas molduras no formato PSD, o problema é que sou meio leiga, e no meu photoshop eu não consigo abri-las nesse formato. Quando tento aparece apenas o espaço quadriculado. Será que vc poderia me orientar?
    Adoro seu blog. Bjos
    Isabel

    ResponderExcluir
  54. olá não consigo abrir as molduras pois diz q o 4shared é incompatível, tenho o photoshop cs5, mas não consigo abrir o download da imagem, alguem pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  55. Olá Jackson.
    Adorei esse seu blogg. Gosto de brincar de fazer montagens. Mas como sou leiga, gostaria de saber a diferença de salvar em JPG e PSD?
    Muito obrigado por compartilhar suas idéias conosco.
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  56. oi!que legal encontra seu site,adorei adoro fazer montagens com fotos.
    sou leiga no photoshop tenho ele mas ainda nao sei usar adorei as dicas vou tentar.as molduras sao maravilhosas.bjs ate a proxima!!!rejane

    ResponderExcluir
  57. Olá Jackson, eu de novo. Será que tem como montar fotos pelo paint? É que ainda não sei nada de photoshop, e etc... Obrigada.

    ResponderExcluir
  58. olá, Jackson, nossa, to impressionada... como não encontrei seu blog antes?
    ele é fantástico, o que não é novidade, né... todas as postagens falam isso... haha
    tenho 2 filhos e + sobrinhos e sempre to inventando coisas com fotos p eles e agora encontrei seu blog, meu Deus, ja cansei de fazer download hj... haha
    continue trazendo novidades p nós, ok...
    obrigada,

    ResponderExcluir
  59. Jackson, Queria muito aprender a colocar duas fotos na moldura... A maioria das fotos digitais, tem lugares para 3 fotos e eu só consigo colocar uma. Como faço?
    Meu email: janainalemos2011@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  60. Jackson, Queria muito aprender a colocar duas fotos na moldura... A maioria das fotos digitais, tem lugares para 3 fotos e eu só consigo colocar uma. Como faço?
    Meu email: janainalemos2011@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  61. boa tarde! não estou conseguindo fazer os downloads dos convites ingresso do circo, teria como me enviar por e-mail? obrigada

    ResponderExcluir
  62. Parabén teu blog esta maravilhoso!Gostaria de convites de aniversário de motivo a fazendinha,tenho uma encomenda a fazer,se possivel posta ai.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  63. Oi Jack.. Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos,t é udo muito lindo!!! Parabéns... eu como Mãe sempre tive que pagar pra fazer tudo, convites, lembrancinahs agora quero aprender a fazer eu mesma, más meu program é o Corel XP5, pode me ajudar a utilizar as suas mascaras nele?? sou totalmente leiga.

    obrigada

    Meu orkut: gislene.sztengrat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Utilizo o Fireworks 8, da Macromedia, é um ótimo editor de imagem. Fiz um curso no Sesc de Webdesign, e comprei o Macromedia, com Dream Weaver, Flash, Fireworks etc, desde então faço barba, cabelo e bigode com esse pacotão e não é muito caro. Jackson, sou sua fiel seguidora e uso muitos tutoriais e molduras, vetores etc, para embelezar os trabalhos aqui da escola. Me colocaram como "A Professora Pascoal" daqui pra resolver tudo de imagens, e devo muito disso a você. Muito obrigada e que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  65. ola! tem algum tutorial de como criar as mouduras do seu blog elas são muito boas.

    ResponderExcluir
  66. Jackson, Boa Noite! Queria que vc me orientasse como escrever dentro das molduras dos convites.
    Meu e-mail é costatelma2@gmail.com.
    Ficarei muito agradecida!

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos