Pesquisar neste blog

Expressões turcas e gregas usadas em Belíssima

quarta-feira, 19 de abril de 2006

Curioso para saber o que significam aquelas expressões estrangeiras faladas pelos personagens da novela Belíssima? Aqui vai uma lista das expressões em turco e grego usadas pelos seus personagens. Foi extraída há algum tempo na Internet. Não tenho como precisar exatamente a fonte.
Turco/Português

Askyn - meu amor
Canym - minha vida
Bebegim - meu bebezinho
Kaibol - vê se me esquece
Alá caretsin - que Deus te castigue
Ia sabir - dai-me paciência
Yetti be - basta com isso
Hadi be - mas que coisa
Alláh chükür - graças a Deus
Lanêt olsum - mas que droga
Ciquitir guit ou guit ichine - vá se danar
Defol guit - vá se danar
Güzelim - minha beleza

Grego/Português

Malaká - deixa de besteira, seu p....
Hopla - saudação ao brindar
Panaguia mú - nossa senhora
Kalismera - sinto muito (ou) com licença
Áde tora! - francamente!
Afissé me! - deixe-me!
Aftó mu élipe! - só me faltava isso!
Amàn! - que falta de sorte
Apa pa pa pa! - de jeito nenhum! Ou nem me fale!
Astodialo! - vá para o inferno! Ou deixa pra lá!
Dén kséro - não sei
Efkaristó - obrigado
Ela christé ké panagiá - meu Cristo, minha nossa senhora
Éla tora - deixa de besteira
Endáksi - tudo certo
Fée mú - meu Deus do céu
Gati - gato
Kalimera - bom dia
Kalispera - boa tarde
Kalinihta - boa noite
Kardúla mu - meu coração
Kúkla mu - minha boneca
Kuzina - cozinha
Mi mu lés! - não me diga!
Ó christé mu! - oh, meu cristo!
Páme! - vamos!
Panagia mu! - minha nossa senhora!
Parakaló- bem-vindo; desculpa; por favor ou pois não
Parakalô poli - muito obrigado
Pedí mu - meu filho ou minha criança
Pó pó pó pó pó! - não é possível! Ou o que é isso? (Lê-se pá pá pá pá pá)
Thée mu - meu Deus
Típota! - que nada!
Zuzúni mu - meu pequenino
Xerete - tchau
Yá ónoma tu thée! - pelo amor de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos