Pesquisar neste blog

Metroarte - Urbanarte!

sábado, 25 de março de 2006

Metroart - de metro (metrô) + art (termo inglês para arte). Não sei se o termo já existe em nossa língua, mas olhando o site: http://mic-ro.com/metro/metroart.html, é possível entender essa preocupação de unir as questões de metrovias com arquitetônica artisticamente bem elaboradas. O Brasil foi destaque com o sistema metroviário de São Paulo. Viajar de metrô experimentando, sentindo, vivenciando todo poder de criação da arte e arquitetônica. Ah! Se fosse assim, a começar das favelas, da minha casa, do ônibus, das calçadas! Vidarte. Urbanarte!

Fragmento da mensagem A alegria da Reconciliação, de Paulo Roberto Souza

Texto na íntegra:

"'pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação' (2 coríntios 5:19).
Frederico, O Grande, rei da Prússia por 46 anos, encontrou um de seus antigos generais em uma determinada cidade por onde estava passando. Havia entre eles uma desavença que já durava longo tempo. Quando viu o rei, o general o saudou com elegância e respeito, mas Frederico virou-lhe as costas.
"Estou muito feliz que Sua Majestade não esteja mais zangado comigo," falou serenamente o general. "Como assim?", respondeu Frederico. "Porque Sua Majestade jamais virou, em toda a vida, as costas para um inimigo." Foi uma declaração ousada, mas que provocou uma reconciliação!
Às vezes guardamos ressentimentos que duram anos e anos e que nenhum bem traze à nossas vidas. As mágoas armazenadas no coração servem apenas para minar nossas forças, fomentar amarguras e privar-nos da alegria de um viver em paz.
Quando expulsamos os sentimentos negativos e mesquinhos de nossas vidas, abrimos espaços para hospedar em nosso interior tudo que há de belo e propício para a realização de nossos sonhos de conquistas. Expulsamos o ódio e damos boas-vindas ao amor; mandamos embora as mágoas que nos frustram e abrimos os braços para receber o perdão que nos liberta e edifica, damos adeus às tristezas e a alegria assume o posto desocupado. Deus ocupa o Seu lugar em nossos corações e o mundo que antes governava agora fica olhando de longe.
Grande regozijo experimentamos quando envergonhamos o inimigo de Deus nos atos de reconciliação. Sentimo-nos mais leves e felizes todas as vezes em que encontramos alguém com quem temos um problema de relacionamento e, dando o primeiro passo, pedimos perdão ou perdoamos. Um espírito de contenda não pode resistir a um gesto de amor. Um sorriso, um abraço ou mesmo uma saudação amiga já é suficiente para derrubar os muros da inimizade.
Você guarda algum tipo de rancor de alguém? Busque essa pessoa e ofereça a reconciliação. Você vai ver o quanto isso lhe fará bem!"

Admirável Mundo Novo

Quanto mais nos informamos sobre a internet e seu crescimento avassalador, com suas conseqüentes exigências de técnicas e adaptação à realidade mais nos defrontamos com pegadas ainda mais desconhecidas e gigantes do que a dos dinossauros. Apesar de planejável, o futuro parece estar vindo cada vez mais rápido. Lembro-me quando minha mãe chegou em casa chorando por não conseguir acertar o que exigia um caixa-rápido no Banco do Brasil. Ela ficou constrangida por ter que pedir ajuda repetidamente e acabou desistindo. Várias pessoas com as quais tenho conversado sobre concursos públicos expressam o horror pelas questões que envolvem informática, internet, Office 2003 (Access, Word, Excel), Windows XP, entre outros. A Informática é, hoje, para os concursos públicos o que Química é para o 2º grau e para o vestibular: algo de outro mundo...mundo este que está à nossa volta e temos que nos render a ele: conhecimento e domínio de programas de computador. Segundo dados da BBC Brasil, metada da comunicação escrita da Grã-bretanha é feita por e-mail, seguido de celular com 29% e apenas 13% é feita com os tradicionais papel e lápis. Isto em média, as gerações mais antigas tendem a utilizar os meios mais tradicionais, os mais jovens só se utilizam da comunicação escrita em 5% dos casos. Para diminuir o descompasso entre a rapidez da entrada de mecanismos tecnológicos e a vagarosidade de acesso aos mesmos, as instituições políticas do Brasil, por exemplo, insistem em ostensivas campanhas de inclusão digital. Durante séculos, boa parte da nação vive num pobrerio absurdo e nunca se falou convictamente em inclusão literária, inclusão social. Quantas bibliotecas públicas existem em cada bairro? ou mesmo em cada casa? As bibliotecas universitárias têm um índice de renovação e de disponibilidade de livros incompatível com a real necessidade dos estudantes. Isto pra mim se assemelha muito aos fatores e interesses que culminaram com o fim da escravatura, para dar início a um novo modelo de economia global, com mão-de-obra assalariada, livre concorrência. Tudo muito bonitinho, afinal vivemos cercados de heróis, como os americanos no Iraque defendendo a soberania mundial contra o terrorismo.

Blogs temáticos de Portugal

Hoje, navegando pela blogosfera portuguesa, matei minhas saudades dos blogs que lá frequento, principalmente, do amorizade.blogspot.com, de Jacky. Através dele descobri uma série de blogs temáticos, por ela chamado de voyeur, lincados abaixo:
Este último ao lado de sanitas.blogspot.com foram ao meu ver os melhores, por apresentar um conteúdo que identifica muito da personalidade humana. Sempre que se vende ou se compra uma t-shirt (camisa de algodão) se vende também uma ideologia, um pensamento, um ponto de vista, uma parte do nosso ser que se quer mostrar, colocar em ação, influenciar no outro, dizer o que somos ou o que defendemos. No caso da sanita (sanitário), mostra-se o que levamos para o banheiro em termos de ambientação e higiene. Assim como qualquer outro lugar da casa, existem diversas opções de estruturação do ambiente, de modo a que fique o mais agradável possível. Lembrando que a satisfação das necessidades mais elementares pode até se tornar mais fácil com um ambiente que transmita conforto, higiene, beleza. Não é o que se dá muitas vezes quando adentramos em um banheiro sujo, olhamos justo para o sanitário e parece que toda vontade de satisfazer aquela necessidade fisiológica passa e saímos de lá com pressa e fugindo? Fiquei até com vontade de fazer um tshirtsparaíba.blogspot.com que seria uma vitrine do que se vende e se expõe nas camisas de algodão da minha amada Paraíba. Sonhar jamais será proibido!
 

Seguidores do blog

Mais lidos