Pesquisar neste blog

Se só existissem animais e o homem não?

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017


Não reclame do ser humano em geral. Se só existissem animais você ia falar com quem? Qual gato, vaca, macaco escreve livros, produz filmes, inventa receitas deliciosas?
Você aprendeu a falar com quem?
O que existiria se não existissem seres humanos? Sei, tudo coberto por selvas e animais e mais animais. Seria lindo um mundo sem seres inteligentes. Sei não haveria bandidos, corruptos, estupradores, hospitais lotados, SUS, mentes insanas e perversas. Mas o mundo não é só feito de gente ruim e fútil, que estragam a paz e a existência, que dão medo e nojo.
Só se o bem não existisse, então, nada faria sentido e todos se matariam ao mesmo tempo.
Se você não existisse qual animal pensaria em ter você? Cuidar de você? Ter você por perto ou em sua habitação?
Quem ligaria pra você? Trocaria mensagens? Com quem conversaria?
Com quem brincaria? Dividiria momentos e conhecimentos?
A quem criticaria? A quem admiraria?
Quando estivesse com doenças graves quem cuidaria de você?
Eu acho que só quem não conhece e acredita no amor pode imaginar que apenas os animais são bons e que nisto todos são superiores aos seres humanos.
Pra vários animais somos nada menos que um prato de comida. Sei, é instinto. Mas e se eles tivessem inteligência e nós não? Não teriam nenhuma vaidade ou inclinação à maldade, traição e perversidades? De alguma forma, seríamos atrações em parques, animais de estimação, teríamos calçadores, seríamos objetos de troca e venda etc.
É muito engraçado que um cachorro lhe peça com os olhos tudo que você come, e depois sai de perto de você pra não dividir nada. É engraçado!
É instintivo que a serpente lhe pique, que os mosquitos acabem com seu sangue e transmitam várias doenças. Que os ratos invadam seu armário em busca de comida.
Até os animais como os cachorros têm rixas com outras espécies. Muitos são inimigos naturais. Mas é só instinto, não existe nada de ética no que fazem. Não há que se julgar se é certo ou errado. É preciso respeitar que eles não agem sob valores éticos, embora existam exemplos de comoção, fidelidade, misericórdia, união, entre outros valores.
Mas, resumidamente, o que penso é que não se pode condenar a humanidade e como se fosse inferior aos outros animais, como se ninguém prestasse e fossem todos maus e capazes das piores atrocidades. Existem pessoas conscientemente boas e outras conscientemente más e ainda os que se situam no meio-termo: sabem quando o mal e injustiça são praticados e preferem o silêncio e abstenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe