Pesquisar neste blog

Tamanho padrão, tipos e papéis para calendários

domingo, 11 de setembro de 2011

Alguns internautas já me perguntaram sobre o tamanho padrão para calendários. Creio que, neste caso, é diferente de CDs e DVDs, porque ambos possuem tamanhos padronizados pela própria indústria.
Então, o que vou sugerir são apenas dicas para estruturar o tamanho de um calendário e escolher o papel para impressão, baseado em leituras na internet. Os calendários que já projetei em geral foram para parede, como lembranças de aniversário, algo assim.

1 - Tipos mais comuns de calendário com os tamanhos mais comuns (encontrados na net):

1.1 Calendário de mesa - como o nome diz é feito para se colocar em cima de uma mesa, escrivaninha, ou outros tipos de móvel. Tamanho mais comum: 15 x 11 cm. Convém dizer que podem ser acrescidos ou diminuídos centímetros para altura e/ou largura, tudo depende do que tem em mente.
Papel mais indicado: supremo.

1.2 Calendário de bolso - feito para se portar em um bolso, propiamente em uma bolsa ou carteira. Tamanho mais comum é 6,5 x 9,5 cm.
Papel mais comum: papel supremo.

1.3 Ímã de geladeira formato calendário - é um tipo de calendário muito utilizado para lembranças de festas, principalmente aniversário infantis. O tamanho mais comum é 4x5 cm. Ele pode ser feito tipo bloco também e em tamanhos maiores, levando-se em consideração que deve ser colocados sobre um ímã e ficar visível na geladeira. O papel tem que ser leve, com pouca textura, peso de 50g já tá bom. Para ser bem prático, se for imprimir em casa, escolha um papel do tipo A4, acho que dá para imprimir todos os meses em uma folha.

1.4 Calendário tipo bloco - é um calendário com grupo de meses em separado, colados na mesma superfície uns sobre os outros. Podem ter vários tipos de design: uma parte superior em comum; ou com superfícies lateral e superior em comum. Tamanho mais comum: 27 x 35 cm, mas depende do projeto.

1.5 Calendário de parede - é o que possui maior leque de opções de tamanho. Se for imprimir em casa, escolha tamanho A-4, que geralmente é suportado por uma impressora comum. O A4 mede exatamente 210mm x 297mm. Nesta página da Wikipédia há informações técnicas sobre esse tamanho A-4: http://pt.wikipedia.org/wiki/A4.
Existem vários tipos de tamanho indicados: 26 x 20 cm; 31x47 cm ; 22x32 cm; 20x27 cm ; 20x30 cm; 26x35 cm; 21x29,7 cm; ETC.
Dá pra notar que o tamanho de um calendário de mesa é muito variável; o importante é que seja suficientemente grande para ser ostentado em uma parede.
Papel indicado: duplex.
Obs.: Alguns fazem ainda com papel laminado, papel couche; etc. Deve-se ter em mente a durabilidade, porque vai ser posto em uma parede. Quando feito com papéis menos consitentes, com o tempo pode ficar muitom amassado.

É recomendado que faça de acordo com a disponibilidade de sua região, se não tiver coragem de procurar empresas que oferecem estes serviços de impressão de calendários na internet. Converse com o atendente e veja quais os papéis disponíveis, e o que eles sugerem.
As sugestões de papel aqui foram baseadas em conhecimentos meus e principalmente nas informações sobre tipos de papéis e suas aplicações, disponíveis no seguinte link: http://chocoladesign.com/tipos-de-papeis-e-suas-aplicacoes.
Espero que tenha sido útil. Quaisquer outras dicas por favor envie que publico.

(texto de Jackson Angelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos