Pesquisar neste blog

Aprendi - 11 de maio Dia da Integração do Telégrafo no Brasil

domingo, 10 de maio de 2009

Via: http://www.significado.sabetudo.net/11-de-maio-integracao-do-telegrafo-no-brasil/

Do telégrafo restou-nos a forte lembrança por conta da nossa amada "Empresa de Correios e Telégrafos do Brasil". O nome telégrafo é comum por conta da ECTB, mas dele não nos restou muito pra contar, nossa geração é marcada pelo computador, pelos comunicadores instantâneos e pela telefonia móvel, com uma explosão consumista de celulares.
11 de maio Integração do Telégrafo no Brasil

11 de maio Integração do Telégrafo no Brasil No Brasil, o telégrafo foi inaugurado em 11 de maio de 1852, visando, além da modernização do Brasil, à facilitação da comunicação entre o Palácio Imperial, e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro. Segundo o Alencar (2005) as primeiras linhas telegráficas instaladas no Brasil relacionaram-se com necessidades políticas. Alencar afirma que As primeiras linhas telegráficas do País datam de 1852, poucos anos após a introdução do telégrafo nos Estados Unidos por Samuel Morse. A instalação dessas linhas foi devida aos esforços do então Ministro da Justiça, Eusébio de Queiroz Coutinho Mattoso Câmara, com o auxílio de um proficiente e dedicado professor de física da Escola Central, Dr. Guilherme Schuch de Capanema (Alencar, 2001a). (ALENCAR, 2005, p.2) No ano seguinte, fortalecida a necessidade de integração política, o sistema telegráfico foi ampliado, passando a constituir uma pequena rede, incluindo o quartel-general, o morro do Castelo, o quartel de permanentes e os arsenais de Guerra e da Marinha. Assim, o Telégrafo, criado por Morse, adaptado e aprimorado por diferentes outros pesquisadores, chega ao Brasil na segunda metade do século XIX, alcançando uma maior difusão por volta de fins deste mesmo século, pela ação de Candido Mariano da Silva Rondon, considerado patrono das comunicações no Brasil. Ainda segundo a análise de Galdino e Alencar (2005), pode-se destacar como fase importante para a história do telégrafo no Brasil, bem como para a conjuntura política nacional, o uso deste meio de comunicação durante a Guerra entre Brasil e Paraguai que se desenrolou entre os anos de 1864-69.

Via: http://pt.wikipedia.org/wiki/Telégrafo

Telégrafo

A telegrafia foi inventada por Samuel Finley Breese Morse, nascido em 27 de abril de 1791, em Charlestown, Massachusetts, Estados Unidos.

Estudou no Yale College, onde se interessou por eletricidade. Em 1832, durante uma viagem de navio, participou de uma conversa sobre o eletroímã, dispositivo ainda pouco conhecido. Em 1835 construiu finalmente seu primeiro protótipo funcional de um telégrafo, pesquisando-o até 1837, quando finalmente passou a dedicar-se inteiramente ao seu invento. Em meados de 1838 finalmente estava com um código de sinais realmente funcional chamado Código Morse.

Conseguindo em 1843 recursos financeiros para seu invento através do Congresso norte-americano, em 1844 foi terminada a primeira linha telegráfica ligando Baltimore a Washington, DC, quando se deu a primeira transmissão oficial cuja mensagem foi: "What hath God wrought!" (Que obra fez Deus!)

A telegrafia foi muito utilizada pelas corporações militares. A partir da Segunda Guerra Mundial perdeu força com a utilização do Single Side Band, sendo completamente extinta das corporações com o invento do rádio pacote.

Samuel Morse faleceu em 2 de abril de 1872, em Nova York.

Ainda hoje o Código Morse é utilizado no mundo inteiro pelo radioamadorismo.

A página em inglês da Wikipédia sobre telégrafo é imbatível: http://en.wikipedia.org/wiki/Telegraphy

Montagem Minha fantasia (PNG)

PARA BAIXAR A MONTAGEM CLIQUE NO LINK INDICADO:

http://www.4shared.com/file/104587365/eecd9fdb/Minha_fantasia.html

Amar era tão infinitamente melhor (Lya Luft)

Às vezes é preciso recolher-se. O coração não quer obedecer, mas alguma vez aquieta; a ansiedade tem pés ligeiros, mas alguma vez resolve sentar-se à beira dessas águas.
Ficamos sem falar, sem pensar, sem agir. É um começo de sabedoria, e dói.
Dói controlar o pensamento, dói abafar o sentimento, além de ser doloroso parece pobre, triste e sem sentido.
Amar era tão infinitamente melhor; curtir quem hoje se ausenta era tão imensamente mais rico.
Não queremos escutar essa lição da vida, amadurecer parece algo sombrio, definitivo e assustador.
Mas às vezes aquietar-se e esperar que o amor do outro nos descubra nesta praia isolada é só o que nos resta.
Entramos no casulo fabricado com tanta dificuldade, e ficamos quase sem sonhar.
Quem nos vê nos julga alheados, quem já não nos escuta pensa que emudecemos para sempre, e a gente mesmo às vezes desconfia de que nunca mais será capaz de nada claro, alegre, feliz.
Mas quem nos amou, se talvez nos amar ainda há de saber que se nossa essência é ambigüidade e mutação, este silencio é tanto uma máscara quanto foram, quem sabe, um dia os seus acenos.
Lya Luft

A música do nosso viver (minha mensagem para esse Dia das Mães)



"A música do nosso viver"
(Jackson Angelo)

Para minha amada mãe e todas as mães do mundo. E de tantas usuárias que encontram no blog alguma coisa boa pras suas vidas. Nunca esperei tê-las aqui, e se estão que Deus as abençoe em tudo, porque é da vontade de Deus que as famílias sejam abençoadas. Uma boa mãe faz uma enorme diferença!

A música toca em nossos corações
Vivos estamos nós
Após os temporais
Crescemos juntos em amor e paciência
A esperança se formou em nosso viver
Não consigo me ver nem entender
Sem você,
Mamãe!

Notas alegres
Notas tristes
Notas de várias canções
Misturamos
Refizemos
Cada letra, melodia
Nossos ritmos

Em harmonia
Agora estamos

Se eu tirar você pra dançar
Agora
A luz que brilha em seu olhar
Vai me iluminar
Não consigo me ver
Nem entender
Sem você,
Mamãe!

Um maestro rege nosso viver
E com ele temos segurança do amanhã
Espero ser igualmente um presente
Como você foi em meu viver

Notas novas, novas alegrias
Novas danças, novos corações
Sempre avançando na estrada do viver
Mamãe, amo você!

MONTAGEM EM ROSA PARA MÃES MARAVILHOSAS (PNG)



Pensei num diamante que apresentaria a Deus como presente
LEMBREI de um diamante que Deus me deu como presente



Tou muito feliz, de verdade. Afinal, você é especial demais!
E é simplesmente minha mãezinha tão querida

Hoje, quero te dar muitas flores!



TE AMO


DOWNLOAD: 4SHARED.

Montagem Barbie-Borboleta (PNG)

MOLDURA PARA DUAS FOTOS.
15x10; 300 dpi; PNG.

DOWNLOAD: 4SHARED.

DINOMOLDURASSAURO 1 (PNG)

DOWNLOAD: 4SHARED.

Sites para baixar imagens gratuitas e usar em blogs, trabalhos comerciais, etc


Estátua de Luxor, disponível em baixa resolução (obviamente para blogs e trabalhos que exigem resolução pequena) no site freestockphotos.com


Quase todo dia alguém me pede ajuda para encontrar imagens de animais, imagens de árvores, de crianças bonitas, alegres, da natureza, etc. Sempre tenho respondido um por um, então, resolvi criar esse post, que pretendo tomar sempre como referencial pra mim mesmo, e pra quem sentir necessidade. Garanto que estarei mantendo atualizado esse tópico algumas vezes ao ano.

Convém esclarecer que um site dedicado unicamente a disponibilizar imagens gratuitas ou comerciais por categoria se chama image bank (banco de imagens). Há milhares deles na internet e há muita pirataria envolvendo algumas produções comerciais também.

Por isso, certifique-se das implicações desse fato. Pessoalmente, nos meus blogs primo por disponibilizar apenas materiais gratuitos e olhe que muitas vezes vacilo, pois já tive material removido a pedido do próprio autor das imagens. Também pudera! O cara tem um trabalhão e a gente usar sem permissão!!
Para saber mais sobre fair use, ler: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fair_use. É um artigo muito esclarecedor em português sobre o assunto. Acho que os próprios autores deveriam deixar condições de fair use bem delimitadas em seus sites. Muitas vezes, a gente que tem o hábito de blogar quer apenas divulgar o trabalho dos designers e fotógrafos.

Sobre Creative Commons ver o site em português: http://www.creativecommons.org.br/


Essa lista é utilíssima se você não quer infringir direitos autorais e usar, por exemplo, nas suas montagens, em cartazes, panfletos, etc. Considere, por exemplo:
  • A igreja que vai fazer um cartaz e quer ter uma imagem boa para os seus projetos.
  • O bar ou lanchonete que quer fazer um cardápio.
  • O estabelecimento comercial pequeno que precisa ter um projeto gráfico.
  • As empresas, fotógrafos, designers e profissionais da imagem, por exemplo, aqueles que fazem tutoriais pra internet, que precisam de bons recursos pra colocar em suas montagens e produções sem se preocupar com direitos autorais.
Agora as listas salvadoras, começando pelos mais simples:

1. Google - os recursos da língua portuguesa deixam muito a desejar. Se quiser resultados efetivos aposte no Google, preferencialmente em língua inglesa. Utilize as palavras-chave mais específicas possíveis, por exemplo se for sobre a natureza:
  • nature wallpapers; ou free nature images
  • scenery wallpapers; ou free scenery images
  • plants wallpapers; oufree image plants.
No caso de não entender a língua inglesa ou qualquer outra língua; utilize o prático Google translate: http://translate.google.com/translate_t#. Uma vez nele, apenas digite o nome do site, escolha o par de idiomas desejado e navegue. Lembrando que a tradução de qualquer tradutor online pode muitas vezes resultar em expressões que embora conheçamos, ficam meio estranhas, contudo dá pra entender perfeitamente.


2. http://www.fwallpapers.net/ (totalmente gratuito)

3. http://www.stockvault.net - Excelente. Belas imagens em alta resolução. Só de flores são, atualmente, 24 páginas. Gostei de todas.


4. http://www.christianphotos.net - imagens para publicações cristãs. É preciso registrar na página http://www.christianphotos.net/application.php. Para fazer o download procure onde está escrito: Large - Suitable for Print and Digital Media.

5. http://photography.nationalgeographic.com/photography/wallpapers - é o site de wallpapers da National Geographic

6. http://www.sxc.hu/ - este, sim, um verdadeiro banco de imagens. Em inglês e exige cadastro.

7. Flickr - o nome é bem conhecido e já diz tudo. Muita coisa boa e muitas comunidades organizadas de acordo com objetivos e tipos de foto e vídeo.
Nele, procure por imagens com licença do tipo Creative Commons. Há dois tipos básicos dessa licença: as que permitem uso comercial e as que não permitem uso comercial delas nem de seus produrtos derivados.


8. http://commons.wikimedia.org/wiki/Main_Page - Faz parte da Wikipedia. Muito bem categorizado e crescendo, crescendo!

9. http://www.animalpicturesarchive.com/ - Ele é bem diferenciado. Tem álbuns e muitas imagens de animais. Essas imagens são fotografadas pelos próprios usuários, devem ter qualidade e ser compartilhadas com copyright free (gratuito). Assim, podem ser usadas à vontade. O site é muito legal mesmo. Só de cachorrinhos são 37 páginas até aqui.

10. http://www.bancodeimagem.com.br/index.php - banco de imagens genuinamente brasileiro, com muitas imagens gratuitas. Para baixara s imagens em alta-resolução é necessário cadastro.
Agora listas importadas de outros sites. Sugiro que pesquise e tire suas próprias conclusões. POR FAVOR, NÃO ME COBRE COISAS DO TIPO: O SITE TÁ EM INGLÊS; O SITE NÃO TÁ FUNCIONANDO; MEU PC NÃO CONSEGUE CONECTAR NO SITE; COMO FAÇO PRA BAIXAR? QUAL DELES É O MELHOR? QUAL DELES TEM A IMAGEM MAIOR COM MELHOR RESOLUÇÃO? ETC. NÃO VOU RESPONDER ISSO. ACREDITO NA SUA CAPACIDADE.
O excelente site de tutoriais do Photoshop (em inglês) disponibilizou uma lista massiva de sites com recursos de imagens gratuitas e muito boas na página: http://pstutorialsblog.com/44/free-stock-photos/. Todos os que testei estavam online. Se não souber inglês, lembre-se do tradutor online.

Stock Exchange (altamente recomendado)
Morguefile (altamente recomendado)
Image After
Free Photos Bank
OpenPhoto
BigFoto
NASA
NOAA
NPS
Earth from Space
FWS1
FWS2
Picture Station
Geek Philosopher
Free Images
Pixel Perfect Digital
FreeFoto
Image Base
Cepolina
Amazing Textures
Texture Warehouse
PDPhoto
Image Blowout
Piotrpix
Mandragora
Fotogenica
Mayang
Free Photo Station
Cromavista
Afflict
Creativity 103
The Photo Repository
Aarin Free Photo
Stockvault
Designpacks
Unprofound
Four Bees
Insect Images
Free media Goo
Burning Well
A digital Dreamer
Freestockphotos.com
Lightmatter
Majestic Imagery
Triparalbum
Demny Onink
Twice Pix
AboutPixel
Woophy
Pixelquelle
Litetek
PIX
tOfz
Fontplay
Orangetrash
ArtFavor
ImageTemple
LogoDesignweb
Fotodatebank
Bajstock
NWYH Stock Images (Thanks Richard)
NPS Digital Image Index (Thanks Jersu)
Gimp-Savy (Thanks Jared)

O site catswhocode na página http://www.catswhocode.com/blog/50-sites-to-find-free-stock-images disponibilizou outra listinha (com algumas repetições). Obs.: em 09/2010 testei os links desta lsita e deletei os inativos.

FreeFoto.com : muitas imagens, organizadas em diferentes categorias.
Kavewall : imagens e texturas.
Digital Dreamers : diferentes galerias.
StockVault : Soite bem conhecido com muitos recursos.
FreePhotosBank : uma boa escolha.

FreeDigitalPhotos : um monte de fotos.
Cepolina : Algums imagens dividias em diferentes categorias.
TurboPhoto : Simples e eficiente!

DeviantArt : um dos melhores da internet, possui imagens e recursos gratuitos e comerciais também.

DreamsTime : Possui uma boa galeria de imagens gratuitas de alta-resolução, embora seja um banco de imagens comercial.
Unprofound : Muitas imagens!
VintagePixel : Imagens ao estilo "Old-School".
ImageAfter : Imagens e texturas.
FreePhotosIndex : Bom site, mas duro de navegar.
EveryStockPhoto : Bonito site com ótimo conteúdo.
Photocase : bom conteúdo ♥
Stock.xchg : Simplesmente demais!.

MorgueFile : Sie que não pode faltar nos favoritos!
Flickr : Um dos melhores, muito conhecido mundialmente ♥
PixelPerfectDigital : para quem gosta de fotografia digital.
FreeRange : Outro bem-conhecido site de imagens.

Woophy : Encontre fotos do mundo. Muito legal mesmo!
MayangFreeTextures : Muitas texturas gratuitas pra download.

FromOldBooks : Imagens de livros e páginas da idade média, com letras do tipo manuscrito. Muito bom mesmo.

TextureWarehouse : Apenas textura com muita qualidade de ponta. Excelente para artistas 3d.
FreeStockPhotos : O site não mé tão bonito, mas as imagens são muito legais.
BurningWell : Outra boa opção de imagens.

ZurbPhotos : Download imagens de Bryan Zmijewski.
AmazingTextures : O nome diz tudo . Exige cadastro apra baixar com alta-resolução.
ImageBase : milhares de todos adoráveis.
DiwieDesign : imagens gratuitas, mas incentivam a fazer doação.

Tofz : fotografia grátis tipo "stock" com temas urbanos.

LightMatter : Baixe imagens de Aaron Logan.
InsectImages : apenas imagens de insetos.

FreeImages : Outro site muito bom.
CreatingOnline : Boa fonte de recursos.
GeekPhilosopher : Imagens de GeekPhilosopher.
Creativity103 : Muitas imagens.

FreeMediaGoo : Recursos muito completos.

O site specboys destacou na página: http://speckyboy.com/2008/05/23/top-25-free-stock-image-resource-sites/ os 25 melhores sites para baixar e usar imagens gratuitas.

Agora uma lista de listas, extraída do site www.catswhocode.com:
  1. DigiZen: Un blogfesor aprendiendo » Cincuenta sitios para encontrar imágenes gratuitas
  2. WordPress Theme Customization | ThemeGrrl
  3. AskWiki: Internet
  4. Imágenes Stock - Mas de 50 sitios de descarga | Incubaweb
  5. links for 2009-01-23 | Links | WereWP
  6. pligg.com
  7. 50 sitios para descargar im
  8. 43 sitios con imágenes gratuitas para tus proyectos | Blogs Bazaar
  9. Stock Images gratis | Isopixel
  10. links for 2009-01-23 « POPMODERNE
  11. thaysa.com » 50 sites com imagens free!
  12. Daily Links | AndySowards.com :: Professional Web Design, Development, Programming, Hacks, Downloads, Math and being a Web 2.0 Hipster?
  13. Student Geeks - 50 sites to find free stock images
  14. Stock Images gratis | dominios, diseño web, ecommerce - Mantis Technology Solutions Blog
  15. Imagini, imagini, imagini | CNET.ro
  16. Matt’s Cuppa Diigo Post 01/25/2009 | Matt's Cuppa
  17. Matt’s Daily Diigo Post 01/25/2009 « Matt’s Cuppa
  18. Bookmarks (weekly) « Daisylinbluez’s Weblog
  19. » 50 sitios para encontrar fotografías gratuitas Tecnología, Emprendimientos y Experiencias de Vida por Federico de los Santos
  20. Bookmark::090125 « Kuu2’s Blog
  21. Mine seneste bookmarks (19.01.09 - 25.01.09) | Morten Gade
  22. 50 Siti in cui Trovare Foto per Uso Commerciale! « Fedeweb
  23. The List of Lists « The Beginning Designer
  24. 50 stron z darmowymi obrazkami
  25. FreebiesLinkShare.Com
  26. Random Acts of Linkage #98 : Subversive Influence
  27. Besser bloggen - Teil 2 Archiv | blog-O-rama
  28. Besser bloggen - Teil 2 | blog-O-rama
  29. Site-uri cu imagini « My Blog
  30. Besser bloggen - Teil 3 | blog-O-rama
  31. 50 sitios web donde encontrar imagenes gratuitas «
  32. 50 Quellen für Stockbilder » Gif-Grafiken.de
  33. Website Feedback « Johnhendley’s Blog
AGORA SE QUER IMAGENS PAGAS TENHO ALGUMAS SUGESTÕES:

http://www.shutterstock.com/ - a mais badalada no momento. Dividida por categorias, tem versão em língua portuguesa. Para os padrões brasileiros parece sair caro, mas a qualidade é indiscutível, embora a de muitos sites acima não deixem nada a desejar. Ela tem opções de comprar créditos e utilizar os créditos na compra de diferentes imagens, ou afiliação com direito de baixar.

http://www.dreamstime.com/
- excelente e com preços "populares".

http://www.istockphoto.com - excelente e com opções bem acessíveis de compra de imagem.

http://www.fotosearch.com/ - Excelente. Agrega diferentes empresas do tipo image banks. Aquelas imagens compradas pelo New Yor times, Life, entre outras.

Quanto a imagens sobre o Brasil, isto é, que retratem o Brasil, nenhum banco de imagens estrangeiro tem excelência; todas deixam a desejar e apenas concentram suas imagens em estereótipos do nosso país. Assim, sugiro que se deseja ou precisa de imagens do Brasil, escolha um banco de imagens brasileiro. Além disso, convenhamos, o Brasil tem excelentes fotógrafos. Aqui listo alguns banco de imagens brasileiros

1. http://www.stockbrazil.com.br/ - As imagens são agrupadas de diferentes modos. Há venda de CD's por categoria, que saem por menos de mil reais. Obviamente, uma empresa séria há que admitir que esse valor se torna pequeno diante do trabalho. As imagens podem ser usadas á vontade, dentro do termos de uso existentes.
2. http://www.reflexo.com.br/banco/ - arquivo ainda pequeno. O site merecia, na minha opinião, um visual melhor, já que vende imagens.

Estarei atualizando os links a cada quatro meses (em média). Qualquer sugestão, por favor, avise!

Alguns skyscapes (paisagens de nuvens; wallpapers; jpeg)

Skyscapes - pra quem não sabe são paisagens ou fotos em que se objetivam fotografar as nuvens, ou isoladamente ou em contato com outras partes da paisagem natural/artificial.

Para baixar clique nas imagens de paisagens de nuvens abaixo.

Изображение Изображение Изображение Изображение Изображение Изображение Изображение Изображение Изображение Изображение Изображение Изображение
Изображение Изображение

Wallpapers da vida marinha 1 (jpeg)

Para baixar clique nas imagens!

Изображение Изображение Изображение Изображение Изображение
Изображение Изображение Изображение Изображение
Изображение Изображение
Изображение Изображение Изображение
Изображение Изображение Изображение
Изображение
Изображение Изображение Изображение Изображение


 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe