Pesquisar neste blog

Aprendi - 11 de maio Dia da Integração do Telégrafo no Brasil

domingo, 10 de maio de 2009

Via: http://www.significado.sabetudo.net/11-de-maio-integracao-do-telegrafo-no-brasil/

Do telégrafo restou-nos a forte lembrança por conta da nossa amada "Empresa de Correios e Telégrafos do Brasil". O nome telégrafo é comum por conta da ECTB, mas dele não nos restou muito pra contar, nossa geração é marcada pelo computador, pelos comunicadores instantâneos e pela telefonia móvel, com uma explosão consumista de celulares.
11 de maio Integração do Telégrafo no Brasil

11 de maio Integração do Telégrafo no Brasil No Brasil, o telégrafo foi inaugurado em 11 de maio de 1852, visando, além da modernização do Brasil, à facilitação da comunicação entre o Palácio Imperial, e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro. Segundo o Alencar (2005) as primeiras linhas telegráficas instaladas no Brasil relacionaram-se com necessidades políticas. Alencar afirma que As primeiras linhas telegráficas do País datam de 1852, poucos anos após a introdução do telégrafo nos Estados Unidos por Samuel Morse. A instalação dessas linhas foi devida aos esforços do então Ministro da Justiça, Eusébio de Queiroz Coutinho Mattoso Câmara, com o auxílio de um proficiente e dedicado professor de física da Escola Central, Dr. Guilherme Schuch de Capanema (Alencar, 2001a). (ALENCAR, 2005, p.2) No ano seguinte, fortalecida a necessidade de integração política, o sistema telegráfico foi ampliado, passando a constituir uma pequena rede, incluindo o quartel-general, o morro do Castelo, o quartel de permanentes e os arsenais de Guerra e da Marinha. Assim, o Telégrafo, criado por Morse, adaptado e aprimorado por diferentes outros pesquisadores, chega ao Brasil na segunda metade do século XIX, alcançando uma maior difusão por volta de fins deste mesmo século, pela ação de Candido Mariano da Silva Rondon, considerado patrono das comunicações no Brasil. Ainda segundo a análise de Galdino e Alencar (2005), pode-se destacar como fase importante para a história do telégrafo no Brasil, bem como para a conjuntura política nacional, o uso deste meio de comunicação durante a Guerra entre Brasil e Paraguai que se desenrolou entre os anos de 1864-69.

Via: http://pt.wikipedia.org/wiki/Telégrafo

Telégrafo

A telegrafia foi inventada por Samuel Finley Breese Morse, nascido em 27 de abril de 1791, em Charlestown, Massachusetts, Estados Unidos.

Estudou no Yale College, onde se interessou por eletricidade. Em 1832, durante uma viagem de navio, participou de uma conversa sobre o eletroímã, dispositivo ainda pouco conhecido. Em 1835 construiu finalmente seu primeiro protótipo funcional de um telégrafo, pesquisando-o até 1837, quando finalmente passou a dedicar-se inteiramente ao seu invento. Em meados de 1838 finalmente estava com um código de sinais realmente funcional chamado Código Morse.

Conseguindo em 1843 recursos financeiros para seu invento através do Congresso norte-americano, em 1844 foi terminada a primeira linha telegráfica ligando Baltimore a Washington, DC, quando se deu a primeira transmissão oficial cuja mensagem foi: "What hath God wrought!" (Que obra fez Deus!)

A telegrafia foi muito utilizada pelas corporações militares. A partir da Segunda Guerra Mundial perdeu força com a utilização do Single Side Band, sendo completamente extinta das corporações com o invento do rádio pacote.

Samuel Morse faleceu em 2 de abril de 1872, em Nova York.

Ainda hoje o Código Morse é utilizado no mundo inteiro pelo radioamadorismo.

A página em inglês da Wikipédia sobre telégrafo é imbatível: http://en.wikipedia.org/wiki/Telegraphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos