Pesquisar neste blog

Estação de Ciências, Cultura e Artes em João Pessoa (PB)

segunda-feira, 13 de abril de 2009


A Estação Ciência, Cultura e Artes é um conjunto projetado por Oscar Niemeyer, cuja obra ainda está em conclusão, apesar de já estar aberta ao público. Sua inauguração se deu em julho de 2008. Digo que ainda está em conclusão porque eu fui lá e a cobertura dessa imponente obra ainda está sendo concluída. Por sinal, vai dar pra tirar cada foto linda lá de cima. A vista é belíssima e quando o sol cai cria-se uma atmosfera muito agradável. Ela é tanto uma tanto uma instituição educacional e cultural, bem como um marco nacional, pois foi dos seus últimos projetos de Oscar Niemeyer.
Localizada no Altiplano Cabo Branco, antigamente ela era uma pista de bicicross e abrigava o Bosque dos Sonhos. Apesar dos protestos contra sua construção, pois afirmavam que ela causaria a degradação da falésia, a obra foi edificada e seguramente é um dos cartões postais da cidade. No meu ver, achei o mais bonito projeto arquitetônico de João Pessoa. Acreditem, a sede da Igreja Universal do Reino de Deus era a obra mais bonita por dentro e por fora. Afinal, beleza é dinheiro. Lamento não por ser uma instituição religiosa, mas por que antes dela nada na cidade dá gosto de ver em termos de projeto arquitetônico. Em termos naturais, sim, há muita coisa. As praias do litoral paraibano são muito lindas e a água uma delícia pra tomar banho, além de não terem muita poluição. é frequente, por exemplo, em Cabedelo, alguém dizer: "te agradeço, meu Deus, por estar nesse paraíso."
Não gostei muito das atrações expostas dentro da Estação de Ciências, Cultura e Artes. Sinceramente, deixaram muito a desejar. Como ela é popularmente conhecida aqui como Estação Ciências, a expectativa que existe antes de adentrar o conjunto é de que você vai encontrar muitas obras científicas, muita coisa que vai fazer jus ao prédio. Negativo. Talvez, eu não seja um expert em arte, em cultura, mas quase todos com quem conversei sobre o que viram na torre, por exemplo, não mostraram muito entusiasmo. Resumindo, as obras lá contidas não criam diálogo, não criam reflexões, não excitam a imaginação tanto quanto talvez se desejasse. É uma opinião pessoal e não a imponho como universal.
Senti falta de alguém que com sensibilidade explicasse o significado de cada coisa. Havia gente lá pra informar, mas não parecerem interessados em se aproximar. Ora, quem tem boca vai à Roma, por que eu não perguntei nada?
As obras que retratavam objetos do passado expostas no museu continham apenas denominações do que eram, mas não havia nenhum texto contextualizando os objetos historicamente.
Seria tão bom um site da própria Estação de Ciências, Cultura e Artes explicando o significado, o artista, o contexto de tudo o que está lá exposto.
O prédio é limpíssimo, tem uma equipe de profissionais muito simpática cuidando da limpeza. A entrada é gratuita.
A página http://www.bomguia.com.br/estacao-cabo-branco-joao-pessoa.html explica quase tudo sobre o conjunto arquitetônico, sua estrutura, área de construção, eventos. É o principal ponto de referência sobre informações da Estação de Ciências, Cultura e Artes que achei.
Mas, a praia do ponto mais oriental das Américas é linda; vejam aí:

Abaixo está o farol do Cabo Branco, bem próximo à Estação de Ciências, Cultura e Artes, dá pra ir andando tranquilamente.


As duas fotos acima representam partes do painel “O reinado do Sol”, criado pelo artista plástico Flávio Tavares. Ele procura mostrar a história da conquista da Paraíba. O painel é muito bonito, possui 9m X 3m, e fica logo na entrada do auditório. Gente, quando eu saí, uma funcionária me chamou atenção pra eu não pisar na grama. Ela está certa!


Eu tava com o cabelo grande e feio. Não! Por que eu pus essa foto?!

Esse texto é todo feito a mão com linha de costurar, se não me engano!!!

Como eu tava de férias, fiquei muito gordo. Mas meu projeto é emagrecer 80 dias em um mês.

A obra acima procurou demonstrar com pedras o espaço sideral???


Enquanto isso, do outro lado da cidade, na área central da capital paraibana, o famoso cartão da Lagoa do Parque Solon de Lucena está em vias de ter alguma plástica que corrija décadas de abandono e completo desprezo. Eu nunca a vi bonita. Ela é como um mar sem vida, que só cheira a esgoto e podridão. Ela é bem ali perto do povão, pois lá estacionam carros, bicicletas e ônibus de todos os bairros, sejam ricos ou pobres. Não sei por qual razão, tanta coisa que é feita por Niemeyer, a começar por Brasília, tem essa marca de ficar tão distante do povão!

Como deletar conta do hotmail, msn

Assim como no Google, o MSN inclui um grupo de serviços acessíveis com uma única senha: Live, skydrive, Spaces, o Hotmail, etc. Contudo, diferente do Google, onde é possível excluir serviço por serviço (acho que é isso), no MSN você exclui todos os serviços.

Para fazer login na conta geral dos serviços do MSN o site é:
Se já estiver conectado, acesse a página geral da conta do MSN pelo link:
https://account.live.com/

Será exibida uma página assim após logar ou se já estiver logado:

Preste atenção que lá embaixo da imagem tem a opção fechar conta. Clique nessa opção. Aí aparece a seguinte mensagem:

Importante: para excluir as informações pessoais fornecidas ao Windows Live, a outros serviços da Microsoft ou a qualquer outro site acessado com esse nome, entre nos respectivos sites e exclua as informações antes de fechar a conta. Você não poderá mais acessar esses sites depois que sua conta for fechada.

"Quando sua conta for fechada:

  • Suas credenciais (endereço de email e senha) serão excluídas permanentemente.
  • Suas informações registradas no Windows Live serão excluídas permanentemente. Exibir as informações registradas
  • Você não poderá mais entrar no Windows Live, em outros serviços da Microsoft ou em qualquer outro site que seja acessado com esse nome.
  • Algumas informações que você pode ter fornecido à Microsoft não serão excluídas automaticamente. Para saber como ter acesso às informações pessoais, consulte a Declaração de Privacidade da Microsoft.
  • Você perderá o acesso aos seus contatos no Windows Live Messenger e no email da Microsoft (Windows Live Hotmail).
  • Se tiver contas de filhos associadas, qualquer permissão concedida às contas deles serão revogadas e você não poderá mais gerenciar tais contas.
  • Você deixará de receber boletins informativos, notícias atualizadas e outras assinaturas gratuitas associadas a esse endereço de email."
embaixo da página tem uma caixa com o e-mail da conta e pede novamente a senha. Ponha a senha, esteja certo de que quer realmente isso e clique sim. Não faça confusão com o link abaixo em azul: "esqueceu sua senha?". Se concentre no sim e no não. Escolha sim.
A página fica parada um pouco porque o MSN está gravando sua opção de fechamento de conta. Demora alguns segundinhos.
Vai aparecer uma mensagem dizendo que não pode encerrar sua conta do MSN porque existe uma conta de hotmail associada a ela (se tiver e-mail). Vai aparecer agora um link em azul:
Fechar sua conta da Microsoft.
Clique nesse link (se tá começando a ler aqui, leia do início)
Depois, aparece outra mensagem com a seguinte explicação:

"Encerrar sua Conta


Para desativar sua conta do Windows Live Hotmail, clique em Encerrar Conta. Todas as mensagens armazenadas serão permanentemente excluídas e os emails recebidos serão recusados.

Seu endereço de email está reservado por 270 dia(s) após o fechamento de sua conta. Após esse período, ele poderá se tornar disponível para uso por outras pessoas.

Para reativar sua conta depois de fechá-la, entre nela dentro de 270 dia(s).

."

Pronto! Clique em encerrar conta!

Depois aparece outra mensagem:

Sua conta de email está encerrada agora

Suas mensagens armazenadas e sua lista de contatos serão permanentemente excluídas dentro de alguns dias. "

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Deve existir um jeito mais fácil, mas foi assim que excluí uma que eu tinha. Obs.: a data 1969 não é real. Obviamente, joguei uma data quando fiz essa conta. Um abraço!

Carta de Despedida do trema…

Encontrei esse post sobre a despedida do trema no blog de Aleksey: esculambado.blogspot.com. Ele posta de tudo um pouco, quem quiser conferir. Tem muito texto interessante. Mas, tem muita coisa chocante e irreverente também. Espero que ele tenha fôlego!

"Como outros já fizeram, quero também me despedir do trema, cuja morte foi anunciada por decreto a partir de 1º de janeiro.

Não uma, mas cinqüenta e cinco vezes quero me despedir desta acentuação antiqüíssima e usada com tanta freqüência. Fomos argüídos a respeito? Claro que não! A ambigüidade que tínhamos para decidir se queríamos usar o trema ou não numa frase nos foi seqüestrada para sempre. Afinal, a ubiqüidade do trema nunca nos foi exigida.
Quem deve se beneficiar com esta tão inconseqüente medida? Creio que tão somente os alcagüetes, os delinqüentes e os sangüinários, justamente aqueles que não estão eqüidistantes, como nós, dos valores eqüiláteros da Sociedade.

Vocês já se argüiram sobre as conseqüências do fim do trema para os pingüins, os sagüis e os eqüestres? Estes perderão uma identidade conquistada desde a antigüidade. E o que dizer do nosso herói Anhangüera, que vivia tranqüilo com o seu nome indígena? Com a liqüidação do trema, a pronúncia do seu nome não será mais exeqüível.
Os nossos papos de chopp nunca mais serão os mesmos, pois a tão freqüente lingüicinha acebolada vai desagüar num sangüíneo esquecimento. O que vai acontecer com o grão de bico com gergilim, agora sem o liqüidificador para prepará-lo? Ah, meu Deus! Tenha piedade de nós! Nunca mais poderemos escrever que “a última enxagüada é a que fica”! Não sei se vou agüentar a perda da eloqüência, em termos de estilo literário, que o trema trazia à Última Flor do Lácio. É preciso que averigüemos se haverá seqüelas futuras! E para onde vai a grandiloqüência dos lingüistas? Haja ungüento para suportar tamanha dor! O que podemos esperar em seqüência? Será que não se poderia esperar mais um qüinqüênio para que fossem melhor avaliados os líqüidos benefícios desta mudança?
Portanto, pela qüinqüagésima vez, a minha voz exangüe se une à dos bilíngües e trilíngües como eu, cuja consangüinidade lingüística e contigüidade sintática se revolta ante tamanha iniqüidade. Pedir que nos apazigüemos, para mim é inexeqüível, pois falta-nos tranqüilidade diante de tamanha delinqüência gramatical.
Portanto é com dor no coração que lhe dou este meu adeus desmilingüido, mas pelo menos uma coisa me apazigüa, pois quando a saudade bater, sei que vou poder revê-lo quando estiver lendo alguma coisa em alemão.

Adeus, meu trema querido!"

18 de abril - Dia do Amigo (divulgação)

Recebi as informações abaixo por e-mail e resolvi publicá-las no blog. Elas tratam da data oficial do dia do amigo no Brasil, comemorada em 18 de abril de 2008. Esse assunto já foi debatido por mim na postagem contida neste link, em que falei sobre a confusão existente entre as datas reais divulgadas na internet ou mesmo vistas em diários, agendas, cadernos sobre o dia do amigo e dia da amizade.
Após o texto, farei umas pequenas ressalvas, expressando minha opinião a respeito.

Agora transcrevo o comentário do senhor Ilbert

"Dia do Amigo - 18 de abril.

Ajudem a divulgar o Dia do Amigo para que o mesmo seja comemorado na sua data correta: 18 de abril.
Retransmita este comentário.
Visite o site: www.diadoamigo.com
ou pesquise no orkut o perfil: Dia do Amigo - 18 de abril

--------------------------------------------------------

Dia do Amigo -18 de abril.
Quem é amigo, comemora!
Expresse sua amizade: Dê uma palavra, uma flor ou um presente a quem você gosta.

--------------------------------------------------------

Dia do Amigo - 18 de abril: Informações.

De vez em quando, aparece alguém com o contra-argumento de que Dia do Amigo devem ser todos os dias do ano.
Sabemos disto.
Mas a realidade é que não dispomos de todos os dias do ano para nos dedicarmos e nos reunirmos com os que nos são caros ou para buscarmos novos amigos.
Por isto, a importância de conferir uma data especial para que nos seja oportuno este encontro com aqueles que consideramos amigos.
O Dia do Amigo (18 de abril) foi originalmente criado e patenteado por uma médica baiana, a Dra. Kleyde Lopes.
O objetivo de patentear o Dia do Amigo foi para que o mesmo não fosse confundido com o Dia da Amizade em sua data de comemoração.
Patente sob processo n° 821860615.
O Dia da Amizade foi criado em Buenos Aires, com o Decreto nº 235/79, inspirado pela chegada dos norte-americanos à lua, sendo que foi gradualmente divulgado em outras partes do mundo e comemorado no dia 20 de julho. Foi adotado principalmente nos Estados Unidos com objetivos ideológicos mais relacionados a arrecadações financeiras para entidades filantrópicas.
O Dia do Amigo não possui qualquer tipo de objetivo voltado para arrecadações financeiras, mas sim, o de acúmulo de sentimentos humanos benevolentes, de paz e de fraternidade entre as pessoas.
É uma idéia que deseja atingir o objetivo de resgatar a reverência ao ser amigo, em nível nacional e internacional, para assim, estar potencialmente universalizando esta data e iniciativa.
De certa forma, confundir o Dia do Amigo com o Dia da Amizade chega a ser uma falha de interpretação conceitual e, até, de compreensão gramatical.
Seria o mesmo que confundir o Dia das Mães com o Dia da Maternidade, o Dia dos Pais com o Dia da Paternidade, o Dia da Criança com o Dia da Criancice, o Dia da Raça com o Dia do Racismo, ou, ainda, o Dia da Mentira com o Dia do Mentiroso.
Em primeira instância o termo “amizade” pode até assemelhar-se ao termo “amigo”.
Todavia, conceitualmente, são distintos, pois, a amizade, trata de um tipo específico de sentimento entre as pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual.
É muito mais marcante comemorar o AMIGO do que a amizade. Pelo AMIGO, pode-se sentir não só amizade, mas, também, afeto, amor, carinho, saudade, etc.
Dá valor a você e ao outro como indivíduo AMIGO e não apenas ao sentimento geral de amizade.
É válido comemorar, em julho, o Dia da Amizade dos norte-americanos, mas, deveríamos comemorar, também, o Dia do Amigo em 18 de abril.
O Dia do Amigo é uma idéia originalmente brasileira que deve ser defendida inicialmente por nós, para assim ganhar o devido espaço no mundo.
A cada ano este projeto vem se estabelecendo definitivamente como data comemorativa.
Da Bahia para o mundo, o Dia do Amigo vem ganhando cada vez mais força e reconhecimento pela sociedade, por instituições e por órgãos governamentais.

Vou ser o mais friamente sincero na minha opinião, sem querer denegrir a mensagem acima, apenas quero me colocar na mente de outras pessoas que podem ler a mensagem e encontrar algum ponto que considerem vulneráveis e, assim, não tomar a informação como verdadeira. Principalmente porque na internet há tanto spam, tanta desinformação, tanta falsa informação. Ao meu ver, um recurso (extremo, acho!) muito eficiente para dizimar as possíveis dúvidas, uma vez que é possível sentir uma divulgação muito reduzida na mídia, seria apresentar imagens ou mesmo cópias dos documentos que comprovam essa patente sob processo n° 821860615. Apesar de que exista o documento oficial divulgado pelo governo federal sobre o dia 18 de abril como sendo o dia do amigo.
O site www.diadoamigo.com.br realmente existe, é bem pensado e funcional, baseado em flash, contudo, parece pouco atualizado. Ele fala sobre no menu "Eventos" sobre o Prêmio Grande Amigo, segundo o site:

"A partir da morte de Dr. Ewerton Visco (que foi um dos primeiros e principais colaboradores do projeto) que abriu as portas do Iguatemi para as diversas comemorações anuais do Dia do Amigo em 1995, foi instituído o prêmio O Grande Amigo, que se constitui em uma placa de metal (50 cm x 40 cm) com dizeres de homenagem alusivos ao Dia do Amigo, a qual é entregue pela Dr. Kleyde Lopes em reconhecimento a personalidades, a pessoas ou a órgãos que se destacaram pela maneira especial como abraçaram esta causa e pela forma como colaboraram para difundir e consolidar o Projeto Dia do Amigo. O objetivo é o de eternizar esses importantes colaboradores nos anuais do Projeto Dia do Amigo."

A página linkada é a mais básica possível: fundo branco, letras bem pequenas, e só está atualizada até 2005. Não se sabe se o prêmio ainda existe. Ainda no menu eventos, na opção fotos, não é possível ver foto alguma.
Sobre o senhor Ilbert Lopes Ramos, a net aponta sites com boas referências sociais com o seu nome.
Quanto à Dª Kleyde Mendes Lopes Ramos (devem ser parentes!) há referência a ela no Google e poucas no Orkut. Bem, não identifiquei nenhum perfil dela no Orkut. Ela também é escritora e já lançou, pelo menos conforme vi no site da Estante Virtual, três livros: A arte de amar-te, Doce Sertão e Vivendo. A melhor descrição que pessoalmente vi sobre ela está no site do Golfinho, que é o portal de PNL no Brasil, especificamente, na página sobre os palestrantes do V Congresso Latino-Americano de Programação Neurolinguística, do qual ela foi uma palestrante. Atenção:

"Médica, bióloga, sexóloga e geneticista, pesquisadora do relacionamento humano, com formação em Análise Transacional e Master Practitioner em PNL. É presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise e Cultura. Poeta e escritora. Criadora do Dia do Amigo – 18 de abril como parte de seu projeto de divulgação do amor como agente de transformação da humanidade. Recebeu diversos prêmios e homenagens de importantes instituições internacionais, como o International Peace Prize em 2004 nos EUA."

É mole??!!

No Orkut, há duas comunidades sobre o dia do amigo - 18 de abril (até hoje):

1 - Uma criada em 11 de abril de 2009, muito recente, possui dois membros. Infelizmente, não parecem seres humanos, são representações: uma se chama o próprio "dia do amigo" e o outro se "chama aquele". Não são perfis de seres humanos evidentes, espero que me entendam. Também não sei se é uma comunidade oficial do dia do amigo. Hoje em dia, existe uma "comunidade oficial" pra quase tudo. O link para essa comu é: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=86304881.

2 - Uma criada em 18 de abril de 2006, possui até aqui 47 membros. Sim, sim, Encontramos perfis mais humanizados, realmente pessoas que se identificam de verdade. Talvez, seja essa a comunidade oficial. Isso não tem importância. Link: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=11973329.

É valido dizer aqui que há muitas comunidades sobre o dia do amigo, mas a maioria aponta 20 de julho como o dia do amigo. E todas elas possuem muito mais membros.
Ora, divulga-se em vários sites de boa reputação que 20 de julho é o dia internacional do amigo, não é apenas o dia internacional da amizade, conforme o próprio documento do governo federal. Qual seria a diferença, então, entre essas datas, considerando-se serem ambas as datas 18 de abril e 20 de julho como dia do amigo (uma de cunho nacional, em 18 de abril; e outra, internacional, 20 de julho)? Eu não tenho certeza absoluta ainda se o documento do governo federal está totalmente correto. Mas, há outras datas em que existe essa difeenciação entre o dia nacional e o dia internacional do amigo (ok! não confundir com dia da amizade!).

Quem procurar no Yahoo Respostas vai se decepcionar, pois lá é unânime apontar 20 de julho como dia da amizade. Ver aqui.

Quem procurar na wikipedia sobre o dia 18 de abril como sendo dia do amigo vai se decepcionar. Até na página de datas comemorativas do Brasil, a wikipedia só aponta 20 de julho como dia do amigo, como sendo criado por um argentino, e o dia internacional da amizade, comemorado no primeiro domingo de agosto nos Estados Unidos.

Acho que uma divulgação maior na mídia seria de grande ajuda. Pelo menos, no Youtube, por exemplo, um vídeo da própria Kleyde falando sobre o dia do amigo. O Youtube é um bom referencial para vários tipos de informação. Sobre do dia do amigo não há nenhuma informação que possa ser utilizada no sentido de eliminar dúvidas.

É isso! Eu acredito na informação, porque até o site da Câmara dos Deputados, conforme falei na postagem sobre o dia do amigo, em 2006, divulga um documento oficial com as datas comemorativas do Brasil. Sua última atualização foi em 2003. O documento diz claramente que 18 de abril é o dia do amigo, subentende-se claramente que é uma comoração de nível nacional; porque ele aponta dia 20 de julho como Dia Internacional do Amigo e Dia Internacional da Amizade. Ambas as datas são classificadas como costumeiras/populares. O link para o documento em formato pdf se encontrava aqui.
Atualizado: não sei a razão, mas o documento oficial do governo mudou de link, talvez pelo fato de terem sido adicionadas mais 20 (VINTE) datas comemorativas.
É possível ainda encontrar esse documento no site do Deputado Federal Marcelo Guimarães, no seguinte link: http://www.marceloguimaraesfilho.com.br/legislacao.php.
Aproveitem e baixem os 18 arquivos de legislação federal do site, são essenciais.

Espero ter ajudado a quem, de algum modo, tiver dúvidas sobre o dia do amigo. E espero não ter sido duro demais. Sou um ser humano e posso errar. De quebra, alguns links com mensagens, cartões e coisas para oferecer a seus amigos:

Mensagens de Amizade
http://www.sabedoriadosmestres.com/s/amizade

Slides PPts sobre Amizade
http://www.clickloco.com.br/s/slides/amizade

Vídeos Exclusivos de Amizade
http://www.mensagensmania.com/s/videos/amizade

Cartões Flash exclusivos para o Dia do Amigo
http://www.zipcards.com.br/s/cartoes/dia-do-amigo

Cartões Flash sobre Amizade
http://www.zipcards.com.br/s/cartoes/amizade

Vídeos YouTube sobre Amizade
http://www.sabedoriadosmestres.com/s/amizade---videos

Gifs e Imagens de amizade para Orkut e Hi5
http://www.clickmensagens.com.br/s/gifs-e-imagens/amizade/

PowerGifs de Amizade - Personalize um cartão para seus amigos
http://clickmensagens.com.br/pg.php?o=listar&n=2

Gifs e Imagens de ABRAÇOS para Orkut e Hi5
http://www.clickmensagens.com.br/s/gifs-e-imagens/abracos/

Gifs e Imagens de ADORO VOCÊ para Orkut e Hi5
http://www.clickmensagens.com.br/s/gifs-e-imagens/adoro/

Personalize em ABRAÇO e envie aos amigos
http://clickmensagens.com.br/pg.php?o=listar&n=16

Cartões Flash de Beijos e Abraços
http://www.zipcards.com.br/s/cartoes/beijos-e-abracos
 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe