Pesquisar neste blog

Formatos de arquivos gráficos mais comuns, suas extensões e utilidades

quinta-feira, 19 de março de 2009

Tabela de formatos

Observação: alguns formatos de ficheiros, por exemplo o PDF, permite imagens raster (mapa de bits) e vector (desenho vectorial), já que a tecnolgia PostScript do PDF está concebida para gerir ambos os métodos de representação de imagem.


Eis um resumo dos formatos de arquivos gráficos mais comuns :

Extensão Tipo MIME raster / vector Nome próprio Descrição
.ai application
/illustrator
raster / vector Adobe Illustrator Document Formato vectorial do Adobe Illustrator. As primeiras versões suportavam apenas imagens vectoriais. É uma variante do Postscript tal como os formatos PDF, EPS e PS.
.art ? raster ART ART é um formato proprietário do software cliente da America Online. Trata-se de uma única imagem gravada num ficheiro, gravada da internet, em que o programa escolhe o melhor método de compressão.
.art ? ? Another Ray Tracer Formato do pacote de programas VORT para Unix
.blend application/octet-stream raster Blender .blend File Formato nativo do Blender
.bmp image/bmp raster Windows Bitmap Comumente usado pelos programas Microsoft Windows, e o pelo próprio sistema operador do Windows. Compressào sem perdas de informação pode ser especificada, mas alguns programas usam apenas arquivos não-comprimidos.
.cgm image/cgm vector Computer Graphics Metafile Definido pelo padrão ISO 8632. Normalmente usado para desenhos complexos de engenharia, por exemplo, na aviação.
.cin image/cineon raster Cineon Cineon é uma variante do formato DPX dirigido a filmes digitais.
.cpt ? raster Corel Photo-Paint Image Formato padrão do Corel Photo-Paint. Poucos programas suportam este formato.
.dpx image/dpx vector Digital Picture eXchange file format DPX é um padrão ANSI/SMPTE (268M-2004) semelhante ao Cineon mas com cabeçalhos (headers) mais flexíveis e variáveis. Normalmente é usado para filmes, em que um digitalizador de película cinematográfica fornece saída neste formato ou uma máquina de filmar. Este ficheiro não armazena o som.
.dxf image/vnd.dxf vector ASCII Drawing Interchange Ficheiros de texto no padrão ASCII utilizados para armazenar dados de programas CAD.
.eps application
/postscript
raster / vector Encapsulated PostScript Formato com a finalidade de inportar e exportar ficheiros PostScript. Ao invés do formato ".ps" não editável, destinado a saídas em impressoras.
.dwg
vector arquivo nativo do AutoCAD AutoCAD DWG, Ficheiros de texto no padrão ASCII utilizados para armazenar dados de programas CAD.
.eps application
/postscript
raster / vector Encapsulated PostScript Formato com a finalidade de importar e exportar ficheiros PostScript. Ao invés do formato ".ps" não editável, destinado a saídas em impressoras.
.emf ? vector Windows Enhanced Metafile Versão avançada do Windows Metafile.
.exr image/exr raster Extended Dynamic Range Image File Format OpenEXR é um formato Open Source e (HDR) desenvolvido pela Industrial Light & Magic. É destinado à indústria cinematográfica.
.fh ? vector Macromedia Freehand Document Formato nativo do Macromedia Freehand.
.fla ? vector Flash Source File Formato nativo do Macromedia Flash. Ver também o formato ".swf".
.fpx image/vnd.fpx raster Flashpix (1.0.2) Não-comprimido / com perda de informação, 8-bit em tons de cinza & 24-bit em cores. Fornece múltiplas resoluções de cada imagem.
.gif image/gif raster Graphics Interchange Format Usado extensivamente na web, mas por vezes evitado devido a problemas de patente. Suporta imagens animadas. Suporta somente 255 cores por quadro, portanto requer quantização com perdas de informação para fotos full-color (16.7 milhões de cores); usar quadros múltiplos pode melhorar precisão de cores. Usa compressão sem perdas de informação, compressão LZW patenteada. A patente venceu em 2003.
.iff
.ilbm
? raster Interchange file format / Interleave bitmap Formato de arquivo popular no computador Amiga. ILBM é um subtipo do formato IFF, que pode conter mais que apenas imagens.
.jpeg
.jpg
image/jpeg raster Joint Photographic Experts Group Usado extensivamente para fotos na web. Usa compressão com perda de informação; a qualidade pode variar enormemente dependendo das definições de compressão.
.jpg2
.jp2
image/jpeg2000 raster Joint Photographic Experts Group JPEG 2000 é um sucessor do JPEG, permitindo compressão com perda de dados (lossy) e sem (lossless). O suporte deste formato em programas ainda é pequeno.
.mng video/x-mng raster Multiple-image Network Graphics Formato de animação que usa datastreams semelhantes àqueles de PNG e JPEG, originalmente designado para substituir o uso de GIF animado na web. Livre da patente associada ao GIF animado.
.pbm image
/x-portable-bitmap
raster Portable Bitmap Format Um simples formato gráfico em preto de branco. Diferente da maioria de formatos de arquivos gráficos, um arquivo PBM é texto integral e pode ser processado por ferramentas de processamento de texto. É relacionado aos formatos de arquivo gráfico PGM (tons de cinza) e PPM (colorido).
.pcd image/jpcd ?? raster ImagePac Photo CD Formato proprietário da Kodak, com perdas de informação, cores 24-bit.
.pdf application/pdf raster / vector Portable Document Format Versão simplificada do PostScript. É um formato nativo do Adobe Acrobat Reader, Adobe Acrobat Professional e do Adobe eBook Reader. Permite múltiplas páginas e ligações (links). As últimas versões permitem ainda a inclusão de video, 3D, preenchimento de formulários, entre muitas outras opções.
.pgm image
/x-portable-graymap
raster / vector Portable Graymap Format Um simples formato em tons de cinza. Diferente da maioria de formatos de arquivos gráficos, um arquivo PGM é texto integral e pode ser processado por ferramentas de processamento de texto. É relacionado aos formatos de arquivo gráfico PBM (preto e branco) e PPM (colorido).
.pict image/pct ?? raster / vector Picture Formato padrão utilizado para armazenar imagens nos sistemas operativos do Macintosh anteriores à versão OS X.
.png image/png raster Portable Network Graphics Formato de imagem bitmap (mapa de bits) comprimido sem perdas de informação, originalmente designado para substituir o uso de GIF na web. Livre de patente patent, que venceu em 2003, associado a GIF.
.ppm image
/x-portable-pixmap
raster Portable Pixmap Format Um simples formato em tons de cinza. Diferente da maioria de formatos de arquivos gráficos, um arquivo PPM é texto integral e pode ser processado por ferramentas de processamento de texto. É relacionado aos formatos de arquivo gráfico PBM (preto e branco) and PGM (tons de cinza).
.ps application
/postscript
vector PostScript Formato destinado a saídas em impressoras, normalmente impressoras laser que suportem PostScript.
.psd application
/x-photoshop
raster Photoshop Document Formato padrão da Adobe para documentos do Photoshop. Possui muitos recursos extras como image layering. Suportado por muito poucos programas fora o Adobe Photoshop.
.psp ? raster Paint Shop Pro Document Formato nativo do Paint Shop Pro, de forma similar ao .psd do Adobe Photoshop. Suportado por poucos programas.
.svg
.svgz
image/svg+xml vector Scalable Vector Graphics Formato baseado no XML, definido pelo World Wide Web Consortium para ser utilizado em navegadores.
.skp
.skb
application

/skechup

vector SketchUp Format Formato utilizado no programa Sketchup,da Google, que vem surgindo como uma ótima opção para modelagens em 3D nas áreas de Arquitetura, mecânica e até cinema, dentre outras.
.swf application
/x-shockwave-flash
vector Flash Formato nativo e não editável do Macromedia Flash, normalmente criado a partir do formato editável ".fla". Este formato armazena animações para serem visualizadas normalmente em páginas da internet, e pode ser criado em outros programas que o suportem.
.tiff
.tif
image/tiff raster Tagged Image File Format Usado extensivamente para gráficos tradicionais impressos. Compressões com e sem perdas de informação disponíveis (LZW, ZIP e JPEG) assim como outras opções, apesar de muitos programas não suportarem essas opções para além do padrão TIFF.
.wbmp image
/vnd.wap.wbmp
raster Wireless Application Protocol Bitmap Format Utilizado para armazenar imagens em dispositivos sem fios (wireless), normalmente em telemóveis (ou celular no Brasil) com câmara fotográfica.
.wmf image/x-wmf vector Windows Metafile Formato nativo do Microsoft Windows para armazenar imagens.
.xar ? vector Xar Formato nativo do programa Xara X e da sua última versão, o Xara Xtreme.
.xbm image/x-xbitmap raster X BitMap Usado quase que exclusivamente em plataformas UNIX com o Sistema X Window e suportado pela maioria dos navegadores. Um arquivo ASCII que não usa compressão, designado de modo que arquivos estejam em sintaxe C(++) para que imagens possam ser incluídas no código fonte.
.xcf application
/x-gimp-image
raster eXperimental Computing Facility Formato nativo do GIMP. Possui muitos recursos extras como imagem em camadas (layers). Usado principalmente no GIMP, porém também suportado pelo ImageMagick.
.xpm image/x-xpm raster X-Pixmap Usado quase que exclusivamente em plataformas UNIX com o Sistema X Window. Um arquivo ASCII que não usa compressão, designado de modo que arquivos estejam em sintaxe C(++) para que imagens possam ser incluídas no código fonte.

Bibliografia

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos