Pesquisar neste blog

SOBRE O FORMATO PNG UTILIZADO EM MONTAGENS

quinta-feira, 19 de março de 2009

AS DUAS IMAGENS ABAIXO REPRESENTAM O FORMATO PNG EM COMPARAÇÃO COM O FORMATO JPEG. AMBAS FORAM RETIRADAS DA WIKIPEDIA. A PRIMEIRA REPRESENTA O FORMATO PNG, COMO SE PERCEBE, APENAS AS IMAGENS DO DADO POSSUEM PIXELS. ASSIM AS ÁREAS AO REDOR NÃO CONTÊM PIXELS, ISTO SIGNIFICA QUE AO SER POSTA SOBRE QUALQUER OUTRA IMAGEM, VAI APARECER APAENAS A ÁREA VISÍVEL DOS DADOS. POR ISSO, QUE AS MOLDURAS POSTADAS NO SITE SÃO SEMPRE NO FORMATO PNG, COM RARAS EXCEÇÕES. E A FOTO DEVE SER POSTA NAQULA ÁREA QUADRADA, COM O AUXÍLIO DE UM EDITOR GRÁFICO. SÓ USO O PHOTOSHOP. NO WORD DO OFFICE É POSSÍVEL O MESMO TIPO DE MANIPULAÇÃO COM IM,AGENS NESSE FORMATO. A SEGUNDA IMAGEM REPRESENTA O FORMATRO JPEG. AS ÁREAS BRANCAS CONTÊM PIXELS, ASSIM, AO SER POSTA SOBRE OUTRA IMAGEM ELA VAI COBRIR ESSA IMAGEM, E POR ISSO NÃO VAI APARECER APENAS OS DADOS, MAS TODAS ÁREA QUADRADA DA IMAGEM QUE CONTÉM OS DADOS,

Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao fato de este último incluir algoritmos patenteados.Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras interessantes características.Além disso o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens como o Macromedia Fireworks (proprietário) e o GIMP (livre).

História e desenvolvimento

A motivação para criar o formato PNG surgiu do início de 1995 quando veio a público que o algoritmo de compressão de dados LZW, utilizado no GIF havia sido patenteado pela Unisys. Haviam também outros problemas com a GIF que tornaram substituição desejável, como, por exemplo, a sua limitação a 256 cores num momento em que computadores com capacidade para exibir uma gama maior de cores tornavam-se comuns. Embora o GIF permita animações, foi decidido que o PNG deveria ser um formato estático de imagem. Um formato "companheiro" chamado MNG foi definido para animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos