Pesquisar neste blog

Páginas rasgadas

sábado, 21 de outubro de 2006

Houve um dia em que deixei de ir a um enterro de alguém a quem nunca mais veria e eu sempre saberei o quanto ela era especial pra mim. Houve um dia em que resolvi me vingar de um amigo querido por algum erro; em outro um dia gritei minha mãe, gritei meu pai, censurei os meus avós no meu coração, no meu pensamento. Houve um instante em que cogitei minha própria morte, mesmo tendo certeza QUE ESTA NÃO ERA MINHA VONTADE. Também escondi meus erros por capricho e orgulho, no mesmo instante em que falava sobre coragem e sinceridade. Achando-me hipócrita, em algum outro dia resolvi ser eu mesmo totalmente e em nenhum instante consegui me ver ou me notar. Talvez, nem eu mesmo soubesse como ser eu mesmo ou o que eu estava me propondo ser. Já dei muitas desculpas. E em algumas delas muito de invenção e mentira. Houve um dia em que não atendi ao convite de um casamento, e o próprio noivo veio atrás da minha presença. Contudo nem isto me motivou, e ele certamente se entristeceu. Ficou a mancha de não ter compartilhado com ele um momento tão único e importante. Recordo ainda que não aproveitei quando pude abraçar algumas pessoas quando vieram se alegrar comigo, vieram me cumprimentar ou parabenizar por uma vitória. Sei que também fui egoísta quando não correspondi alguns sorrisos. Minha cara ficou um tijolo seco e sombrio. Houve um dia em que o sol brilhou e eu não dei a ele o valor de uma vela. Preferi a escuridão. Dias em que me senti mísero... E não foi há muito tempo, foi há pouco, mesmo quando decidi que não rasgaria mais página alguma da minha vida. E passei as mãos sobre o rosto, não olhei pra cima, não procurei reagir, quando o único impedimento era minha própria vontade. Existiu sempre a possibilidade de escolher. A escolha não vem dela mesmo, vem de dentro de cada um. Houve um dia em que lamentei não ter corrido ao lado dos meus amigos que me chamaram pra correr um caminho, percorrer uma trilha. Dias em que a música retumbava altissonantemente e eu não quis dançar. Dias em que a paixão olhou pra mim, me cercou e eu não me deixei aquecer. Há tantas páginas rasgadas. Momentos que poderiam ter sido inesquecíveis, momentos que continuam desconhecidos, por medo, timidez, costume até. Rasgadas as páginas, foi rasgado também meu livro. O livro da minha existência. Eu poderia ter ficado calado e ter permanecido ao lado de vários amigos até o dia de hoje. Eu poderia ter compreendido o cansaço e a debilidade dos meus avós. Compreendido o zelo do meu pai, a expectativa, a esperança da minha mãe. Eu poderia ter acreditado em Deus, no milagre, no amor. Eu poderia ter visto tantas vezes o nascer e o pôr do sol e ser queimado pelo seu calor. Eu poderia ter dado a mim tantas chances de escrever nas páginas do livro, de colocar imagens novas, de colocar meus sentimentos, experimentar-me, experimentar o viver, o sim, o não, a glória, o fracasso, o desconhecido, o temido, o conhecido. Assim, tendo as páginas rasgadas, nem posso dizer que me conheço. Nem posso dizer que existo. E são essas páginas que me cobram o empenho dos meus dedos e do meu coração em escrevê-las, porque são a seiva que alimentariam minhas raízes. Por isto sinto que estou definhando.

Eu tenho que ir atrás destas páginas, ir atrás das letras que apaguei, das palavras que de propósito esqueci e omiti. Ir atrás das personagens que minha brutalidade afligiu. Ir atrás das lições que estão pra ser aprendidas. Cuidar melhor do meu livro, de cada página, reconhecendo o que as mancha e corrompe.

Na capa, meu rosto. Páginas escritas, páginas vividas! Páginas que enfrentei, cultivei, pensei, chorei, lamentei, alegraram e trouxeram surpresas.

Conselho final: não rasgue as páginas de sua vida, não deixe de viver o que a vida pode lhe proporcionar e se já não tem lhe exigido. Tenha coragem e se conheça de verdade. Conheça o que é viver, o que é atravessar os montes, suportar os desertos, o que é crer e ter esperança.

9 comentários

  1. Anônimo11:24 AM

    Afinal o que é a vida?
    - Um livro de páginas em branco que vamos escrevendo...

    O tempo passa, a vida esmorece, mas…

    No compasso lento das horas
    Numa corrida contra o tempo
    Marco presença mesmo
    Que seja só para desejar
    BOM FIM DE SEMANA!!!

    Beijos
    Nadir

    ResponderExcluir
  2. Jackson,

    Gosto muito das tuas visitas e dos teus comentários ...!

    Nunca deixes de visitar A Minha Matilde, conto contigo e por isso vou citar-te um grande amigo:

    "Não rasgue as páginas de sua vida, não deixe de viver o que a vida pode lhe proporcionar e se já não tem te exigido. Tenha coragem e se conheça de verdade. Conheça o que é viver, o que é atravessar os montes, suportar os desertos, o que é crer e ter esperança ...!"

    Um grande abraço,
    Miguel

    Bjks da Matilde e do Martim!

    ResponderExcluir
  3. Ando sem tempo e a fugir
    Mas vim desejar-te
    Um dia a sorrir...

    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:08 PM

    _____BOM__FIM DE__SEMANA!
    _____LET__THE__SUN__SHINE
    ______IN___YOUR___SMILE___
    ____8888888888888888888888
    _____88888888888888888888
    _______8888888888888888
    _________888888888888
    ______________**
    ____####______**______####
    ___#######____**____#######
    ____#######___**___#######
    _____######__**__######
    ________#####_**_#####
    __________####**####
    ___________###**###
    ____________##**##
    _____________#**#___________

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6:56 PM

    ….(`“•.¸(`“•.¸ ¸.•“´) ¸.•“´)
    ….(¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)
    ......d88888bd888b.
    .....d8888888888888B.
    .....888888P`Y8888P.
    .....Y888888.....( , \_.
    ....,_Y88(.................)....*Passo para te ler...
    ....Y888888b.......__\..
    .....“8“888P........(_.... para saber como estás...
    .............|.....----“..
    ...........~;~~\~..... * Para te deixar um beijo
    ............=......\....
    ..........(_._).....\.....
    ...........|=|........\...
    ....._.../|..|..........\....
    ..../_\/..|..|..........|.
    ...,.-“---/_/--------“---.....
    ...`-.,_________,.--“..
    ..........|......|.|........
    ..........|___|.|...
    ..........|___|.|............ e desejo boa semana!!!!
    (`“•.¸(`“•.¸ ¸.•“´) ¸.•“´)
    «`“•.¸.♥ Nadir ♥ ¸.•“´»
    (¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:57 PM

    ............♥
    ...........***
    ..........*****
    .........*Bom*
    ........***Fim***
    ......*****De*****
    .....***Semana***
    ....****************
    ...******************
    ..********************
    ..........****
    ..........****
    ..........****
    ....(`“•.¸ ¸.•“´)
    .....♥ Nadir ♥ .
    ....(¸.•“´ `“•.¸)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3:03 PM

    Que o sorriso brilhe como uma estrela de felicidade no teu rosto, hoje, amanhã e sempre…

    ..................*
    ................**,**
    .............*****,*****
    ...........*******,*******
    ....*********,,,,,,,,,,,*********
    ..********,,,Feliz Natal,,,********
    ....*********,,,,,,,,,,,*********
    ...........********,*******
    .............*****,*****
    ................**,**
    ..................*

    Que a Amizade, o amor, a saúde, a felicidade, esteja sempre presente no brilho do olhar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1:42 PM

    .....{*.\.....(*~*~*).../}
    ....{.~.*\....////^^\../~}
    ....{*....\..(((/.6.6./.*}
    ....{..*.~.\.)))c..=.)*..}
    .....{*...*.////_/~`.~.}
    ......{~.*.((((.`.`\.*}
    .......`{.~.)))`\.\))_.-:*
    ..........`{.(()..`\_.-`.`:
    ............`)/.`..|
    .............(....\ \
    ..............\....\ .\
    ........_ .__\...| /
    ........|` `...``Y;
    ........|./``-../../
    ........`......|./
    ................/.`-._
    Tenho um anjinho que tem um martelinho
    E em cada martelada distribui um carinho
    Espero que em 2007 te dê uma valente sova!
    Mas…
    Hoje este anjinho anda a distribuir um beijinho
    Com votos de um Feliz 2007

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:32 AM

    ______0___o__o__o0_0__o_o__0
    _____0___o__o_o__0_0__o___o__0
    ____0_o___o___o__0_0___o___o__0
    ____00o0000o00o0o0_0o00o00oo0oo0
    ___o00o0o00000o000_00o0o00o0o00o0
    ___00000o000o000o0_000o000o0000o0
    ___0o00oo00o0o00o0__0000o0o0o00o00
    ___0o0o00000o00o0___000o0o0o0o0o00
    ____0o0o0000o0o0_____000o0o00o00o0
    _____0000o0000________ 00o000o000
    ______0000000___________0000000
    ________00__________________00
    _______00____________________00
    ______00______________________00
    _____00_______TIM_TIM__________00
    ____00___FELIZ 2007______ _____ ___00
    _000000________________________000000


    BEIJINHOS E DIVERTE-TE NA PASSAGEM DO ANO :)

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos