Pesquisar neste blog

PALHAÇOS

sábado, 9 de abril de 2005

Ouço músicas maravilhosas e...nenhum alívio. Abro a geladeira e nenhum alívio. Televisão, internet, jornal, nada. Sou o único palhaço em casa, no momento, minha platéia sou eu.
Minha mãe eu eu somos grandes palhaços, até a brabeza dela me anima, porque me lembra que não estou num cemitério. O cemitério, sim, é para os mortos. É preciso fazer algum barulho. Mas, ela saiu. E há tanta coisa que não podemos compartilhar. Uma coisa não me deixa dúvidas: ela me ama. Isto (o amar) não se aprende na escola. Poderia até ser. Bem, comigo não foi assim. Seu nível de escolaridade, do qual ela constantemente se lamenta, é muito precário, já em seu caráter procura ser leal e verdadeira. Tudo o que ela diz é real, ainda que com falhas. Às vezes, ela fala coisas horríveis quando está perturbada, e sei que ela já está arrependida. É melhor não dizer nível: formação educacional, ampliação das armas de pensamento, reflexão. Eu a acho um gênio. Ela tem lutado até hoje e isto me serve de exemplo. Nunca teve nojo das minhas fezes e, até aqui, se for necessário, ela limparia meu vômito, fezes, ceras, suores, só não limpa meu caráter, porque convém a mim escolher minhas ações e caminhos.Sempre temos a chance de escolher, ainda que as alternativas não sejam as mais desejáveis. A vida nos leva por caminhos tão estranhos, quando achamos que estamos no controle, as tsunamis derrubam tudo. Quando estamos nos sentindo perdidos, os dinossauros da fé aparecem. E aí, uma escolha ainda pode ser feita: acreditar contra todas as impossibilidades. Neste caso, a fé é necessariamente cega. Difícil é estar sem condição alguma de escolha, como é o caso da inevitabilidade da morte, a inevitabilidade dos condicionantes naturais da existência humana, ou, em casos extremos, quando alguém escolhe por nós (movido por amor ou vil injustiça), quando alguém se acha enclausurado em um estado de coma total e, então, se fala em eutanásia. Diga a um gato para ele ser cachorro. Tente amestrá-lo deste modo. Ensine uma formiga a ser uma vaca, e uma vaca a ser abelha. Ora, quem ensina sabe o que É SER uma formiga, uma vaca ou mesmo uma abelha? Sabe o que É NÃO SER uma formiga, uma vaca ou mesmo uma abelha? Esta coma total, creio, não se realiza apenas fisicamente. A inoperância das virtudes do coração, a falta ou desprezo pelo aperfeiçoamento espiritual, enfim, enclausuram muitas pessoas numa coma espiritual ainda mais tenebrosa. É possível que já estejam mortos e nem tenham noção.
Eu vou acordar. Vou empurrar este monte de pedras e cascalhos que caem sobre minha cabeça. Eu sempre consegui me acordar. Não vou morrer agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos