Pesquisar neste blog

Cuidado com a autoinfernização

quarta-feira, 6 de abril de 2022



Cuidado com a autoinfernização
As batalhas do mundo interior podem ser muito mais intensas do que alguém consiga imaginar. (pare aqui ou vá para o próximo parágrafo ou leia: supor, prever, criar, inventar, intuir, crer, formular, tentar dominar com a limitação do seu pensamento, entendimento, ignorância e ego).
Contudo, há situações específicas em que os pensamentos são todos uma única força audodestrutiva. As vozes do interior autoinfernizam a alma, sugando qualquer possibilidade de ternura, esperança, paz, alegria. Alguém, até mesmo eu ou até um "você qualquer" pode embarcar neste diálogo, vendo, enxergando, redescobrindo, interpretando e demasiadamente sentindo a própria vida, as experimentações e vazios do viver como uma completa tristeza, uma mesa farta de faltas, um calabouço cheio de várias pessoas prisioneiras as quais todas são quem você tentou ser em diferentes épocas de sua existência.,
Nesta autoinfernização, os julgamentos, a forma de ver, de compreender a situação, de relacionar os elementos, pessoas, fatos, crises, decepções e angústias da própria vida, os insucessos, os caminhos abandonados ou nunca encontrados, tudo se refere a si mesmo, a sua vida como algo ruim, dominado pelo mal, sem troféus, sem algo que tenha valido a pena, enfim, tudo tem dores insuportáveis.
Nessa forma de ver (ou "cegar-se"?), a primeira coisa que some é a verdade. As afirmações e negações são contundentemente absolutas. É uma forma de pensar que penitencia, agride, faz sangrar, martiriza, amargura, violenta o ser. Quem vive este tipo de situação, pode estar no jardim mais gracioso do mundo, sob o canto dos pássaros e frescor do vento, sem bombas, sem tiroteios, sem sangue, sem marginalidade ou agressão ao redor, mas por dentro, seu diálogo só escuta coisas ruins, afirmações destrutivas, toda memória é canalizada para o dissabor, para a dor: "meu pai não me deu valor", "minha mãe me odiava", "meu irmão cometeu tais e tais erros", "todos só querem se aproveitar de mim", "sou amaldiçoado", "não tenho sorte", "minha oração não tem valor nenhum", "nem Deus me entendeu nem Ele me ajudou", "todos me abandonaram quando mais precisei", e assim vai. A lista pode ser gigantesca.
Então, não há necessidade de inimigos externos, esse tipo de pensamento pode ser recorrente. Ele pode voltar. Simplesmente, as coisas boas e doces da vida são esquecidas, as muitas bençãos que a vida trouxe, os livramentos, as curas, a comida, a roupa, o trabalho, o ir e vir, o estar vivo, o respirar, os sentidos, o ouvir a própria voz, o cantar, o ainda conseguir ver o mundo, as cores, perceber o brilho, as muitas sensações que ainda são possíveis, o ato de escolha, os muitos amores, as desilusões necessárias, as risadas que lhe fizeram até chorar, o que antes era sonho e foi conquistado, os momentos bons compartilhados, aqueles docinhos e salgadinhos que tanto animaram a tarde, as caminhadas soltas na praia, os peidos que ninguém suportou.... Ficou tudo pra um plano que não existe, tudo se resume nisto: eu não vivo, ninguém me ama, foi tudo ruim, nada prestou, Você só vai crer nisto se quiser, se aceitar, porque há muitas mentiras e falsas associações de ideias nesta autoinfernização.
Digo autoinfernização baseado na ideia de que o inferno é um lugar de torturas eternas e sofrimentos impagáveis e incessantes. Este tipo de pensamento traz mesmo isto para a cabeça, para o coração: faz deles um inferno.
Lute contra este tipo de pensamento, se acaso vier. Trata-se de uma força contrária e má que pode ir ficando cada dia mais forte conquanto você acredite nela e vá nutrindo e deixando e aceitando.
Certo que viver não é um conto de fadas. E desde quando foi. Tem seu lado ruim, na verdade até o que há de melhor na vida tem lados que podem trazer dor e aborrecimento. Tem gente que sonha ser pai, mãe e ao sê-lo descobre as muitas raivas, momentos de incerteza, fraqueza e decepção que pode viver, mas também tem os lados bons. Mas que vá ter só coisas boas e ter um final feliz sempre, só Deus sabe. Mas isso não impede ninguém de acreditar.

Resumindo, só queria dizer: concentre seu pensamento no que é bom e edifique, no que pode lhe trazer cura e não adoecer, aborrecer, perturbar ainda mais. Não tenho uma boa cabana pra lhe dizer nada, não tenho um rolls royce, nem posso me apontar ou recomendar como exemplo da nada. Mas tenho uma força que me faz continuar mesmo quando quero desistir de tudo e já desisti diversas vezes e no outro dia vejo-me andando outra vez, Ah. Esta força! Pra mim é Jesus. Que a força lhe acompanhe. Seja ela qual for em sua vida, seja que nome for dado, importa neste momento de luta que ela seja suficiente pra fazer você experimentar paz, refúgio, esperança em si mesmo e neste curto período que é viver a própria vida encontrar coisas boas no seu caminho. Digamos, uma "autocelestialização" de pensamentos, de atitudes e formas de ver a vida (a grosso modo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos