Pesquisar neste blog

Instituto de Previdência de Cabedelo recebe certificação máxima de Boas Práticas de Governança Pública

quarta-feira, 30 de março de 2022


O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc) conquistou o o certificado em Nível III Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró Gestão RPPS.

O reconhecimento comprova a excelência na gestão do Instituto e confere a certificação profissional de “Boas práticas de governança pública”.

A implementação do Pró-Gestão RPPS garante segurança em relação às políticas previdenciárias praticadas, além de demonstrar comprometimento com práticas sustentáveis ou estabelecer um sistema de governança capaz de mostrar que em meio a todas as dificuldades o serviço público pode ser diferente.

Em 2021, o Ipsemc passou por rigorosa auditoria,. que contemplou todos os pilares da governança, ou seja: Gestão de Benefícios (concessão de aposentadorias e pensões); Gestão de folha de pagamento; Gestão de Investimentos; Gestão Atuarial; Gestão Contábil; Gestão Financeira; Gestão de RH; Ouvidoria: Atendimento; dentre outros.

“Conseguimos, podemos dizer que a duras penas, conforme Termo de Certificação, o tão sonhado Nível III, o maior prêmio do  momento, pois este era o objetivo, a meta para 2021, embora entendamos que temos que melhorar a cada dia. A certificação como a do Pró-Gestão RPPS consisti em desenvolver práticas que proporcionam maior proteção à governança previdenciária, ou seja, o programa nos levou a realizar ações que a cada momento promovem melhorias contínuas em todas as dimensões, principalmente em relação à gestão previdenciária municipal, à reputação da Autarquia, colocando-a em um lugar de destaque no cenário nacional, muito embora nosso objetivo seja aproveitar a oportunidade e levar este órgão público a um patamar desejável de excelência, reduzir desperdícios, otimizar recursos e, consequentemente, gerar baixo custo para o serviço utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis”, destacou a presidente do Ipsemc, Léa Praxedes.

A certificação do Pró-Gestão proporciona melhores práticas na gestão previdenciária, contribuindo para o atendimento das exigências legais, além de fundamental importância para a sustentabilidade e continuidade administrativa do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.

“Outro fator relevante é a parceria com nossa Prefeitura, mesmo porque o Governo Municipal tem desenvolvido uma Gestão de Excelência em todos os âmbitos. Com o advento e participação no Pró-Gestão tudo foi redirecionado para o devido enquadramento do IPSEMC no modelo definido, embora tivemos que enfrentar inúmeras dificuldades e gargalhos desde os mais simples aos mais complexos, mas seguimos em frente por entendermos que tudo isto é de vital importância para a sustentabilidade de qualquer sistema, mesmo que travemos batalhas”, finalizou Léa, Presidente do Ipsemc.

Fonte: Ipsemc e Prefeitura Municipal de Cabedelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos