Pesquisar neste blog

É lícito o crente possuir a riqueza, mas não a riqueza possuir o crente

quinta-feira, 23 de março de 2006


Texto Áureo: Lucas 12.15b. Verdade Prática: É lícito o crente possuir a riqueza, mas não a riqueza possuir o crente. Época do Evento: 28 d.c. Local: Caminho da Galiléia para Jerusalém Texto Bíblico Base: Mateus 19.16-30; Marcos 10.17-22; Lucas 18.18-23. LIÇÃO 3 INTRODUÇÃO - Esta passagem aparece na sua íntegra nos três evangelhos sinóticos. Isto mostra que se trata de um assunto que requer atençaõ especial. Esta narrativa causou grande perplexidade na Igreja primitiva por duas razões principais: 1) na concepção judaica, a riqueza era sinal de benção de Deus; 2) a entrada do rico no reino de Deus ficou muito remota. I. PROCURANDO A PESSOA CERTA 1. A ansiedade da alma humana: O jovem era rico. Lucas diz que era "um homem de posição" (Lc 18.18). Mas havia nele um vazio na alma, aquela lacuna que nem mesmo a sua riqueza preenchia, senão Jesus. Ele se dirigiu à pessoa certa, na hora exata e fez a pergunta autêntica, sobre a salvação: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" (Mc 10.17). Cristo respondeu: "Por quer me chamas bom? (Mt 19.16,17). O Mestre não se recusou ser chamado de bom. O título de "bom" não era dado a qualquer pessoa, nem mesmo aos reverendos rabinos. Era uma proibição expressa no Talmude. Podemos parafrasear a pergunta de Jesus da seguinte forma: "Crês que há algo além de humano em mim, e julgas que me pertence o título de "bom", e isto só é atinente ao Senhor? Somente Deus é bom, e Jesus também. Logo Ele é Deus. Esta grande verdade está explícita em toda Bíblia (Is 9.6; Jo 1.1; 10.30; 20.28; Cl 2.9; 1 Jo 5.20). 2. Guardando os mandamentos: Estes mandamentos (Mt 19.19,20) são uma referência ao Decálogo (Ex 20.2-17; Dt 5.6-21). Os rabinos dividiram-se em dois grupos distintos: os que tratam do relacionamento do homem com Deus, os três primeiros; e os sociais, que se referem ao relacionamento do homem com o seu próximo, os citados por Jesus (Mt 19.18,19). O sábado pertencia a qualquer um destes grupos. Os três primeiros mandamentos estão omissos nesta listagem (Ex 20.2-7), mas eles estão embutidos no versículo 17, e o sábado ficou de fora (Cl 2.14-16). 3.O convite para seguir a Jesus: Ainda faltava uma coisa para o jovem rico (Mt 19.20,21). Ele guardava os mandamentos, mas a lei não justifica o pecador; antes o condena (Cl 2.14). Por seu intermédio, vem o conhecimento do pecado, e ela não pode salvar o pecador (Rm 3.19,20). O Talmude afirma que é possível o homem guardar os dez mandamentos. Mas a Bíblia diz que basta violar um deles, para que alguém seja culpado de todos (Tg 2.11). Não é o fato de se guardar as ordenanças que se tem direito de obter a vida eterna. Ela consiste em se conhecer a Jesus (Jo 17.3), e crer em sua morte expiátoria (Rm 3.21-25). A salvação é pela fé (Ef 2.8-10; Tt 3.5). Estas coisas só são possíveis quando seguimos Cristo. Mas a idéia de renunciar a riqueza, para conquistar um tesouro no Céu, entristeceu o jovem rico, e, por isso, se retirou. A vida eterna vale mais que todo o ouro do mundo (Mt 6.20; 16.26; Lc 9.25). A atitude daquele mancebo revelou ser ele um prisioneiro dos bens materiais, tanto como muitos ricos de hoje ( 1Tm 6.10-17). Fonte: Revista Lições Bíblicas. Editora: Casa Publicadora das Assembléias de Deus - CPAD. Edição: 3º Trimestre de 1994 Tema Central: Evangelhos Sinóticos: A perfeita Harmonia. Comentarista: Esequias Soares da Silva Páginas: 12-16.
Créditos: John Carlos Vasconcelos Fernandes
http://br.groups.yahoo.com/group/Assembleia-de-Deus-no-Brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos