Pesquisar neste blog

Carregando...

Como salvar todas camadas do arquivo PSD em arquivos individuais

sábado, 23 de junho de 2012

Neste tutorial vou explicar como salvar todas camadas do arquivo PSD em arquivos individuais. O arquivo PSD é um arquivo multipáginas, isto é, ele tem na sua composição várias informações, a maioria delas imagens. 
O método que vou explicar dispensa o uso de Photoshop ou outro editor gráfico e se aplica a vários tipos de arquivos multipáginas. O programa a ser utilizado para isso é o Xnview, que além de ser gratuito considero como um dos melhores visualizadores de imagens disponíveis, superando até alguns programas comerciais.
O Xnview tem um mecanismo que separa com eficiência todas as camadas do arquivo PSD. O Photoshop possui um scritp que exporta/extrai todas as camadas do arquivo PSD para arquivos individuais, só que ocorre perda de resolução, pois na exportação nativa do Photoshop a resolução é diminuída para 72 DPI. Não sei se no CS6 (versão atual) é assim.
Se quer fazer no Photoshop, abra o arquivo PSD, vá em Arquivo - Scripts - Exportar camadas para arquivos (Export layers to files). Então aparece outra caixa em que se pode escolher o formato desejado para exportação e a pasta de destino onde as camadas serão salvas individualmente. Se quer que as camadas se mantenham transparentes, então escolha PSD ou PNG. Lembrando que nesse método a resolução padrão é 72 DPI. Deixe marcadas as opções Transparency (Transparência) e Trim layers (Aparar camadas, isto significa cortar a imagem de modo que os pixels transparentes desnecessários sejam cortados). Veja as imagens abaixo (para ver em tamanho maior clique sobre elas).



Se quer salvar/extrair todas as camadas do arquivo PSD em arquivos individuais mas com resolução natural do arquivo original utilize o programa gratuito Xnview. Ele pode ser baixado neste site: http://www.xnview.com/en/download.html. O Xnview possui suporte para língua portuguesa.
Por que falo resolução original? Porque há arquivos PSD com outras resoluções abaixo de 300 DPI, então o Xnview extrai cada camada na reolução original.
Para isso, abra o arquivo PSD com o Xnview. Vá em Ferramentas - Multipáginas - Extrair tudo para (Figura 1). Aí aparece uma caixinha com opções para pasta de destino e formato de arquivo. Acho que ou é mais ou é próximo de cinquenta formatos de arquivos. Os cinco principais formatos estão em evidêcnia logo no início. Se quer preservar a transparência das camadas escolha PNG.
Veja as imagens abaixo.

Figura 1

Figura2

A extração de camadas do arquivo PSD para arquivos individuais com o Xnview é um processo rápido e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe