Pesquisar neste blog

Carregando...

Conselho: aprenda como abrir vetores no Photoshop

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Este tutorial explica o básico de como abrir e trabalhar arquivos no formayo vetorial (vetores) com o Photoshop em algum projeto gráfico a ser realizado.
Primeiro, vamos baixar os arquivos de convites feitos com vetores. Com arquivos vetoriais baixados do site http://www.vectorjungle.com, foi possível fazer os quatro modelos simples de convites abaixo. Eles estão no formato PNG, com espaço para foto e mensagem, 300 DPI, tamanho 15,20x10,20 cm.

Para baixar clique nas imagens. Servidor: 4shared.


Agora o tutorial.

É muito legal trabalhar com vetores no Photoshop. Os vetores são formatos gráficos de arquivos de imagem que podem ser, digamos, redimensionados para uma medida a maior possível sem que percam a resolução original.
Fiz uma postagem com sites muito legais que compartilham vetores gratuitos aqui:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/11/excelentes-sites-com-vetores-gratuitos.html

Os vetores são ótimos recursos para adicionar efeitos e ornamentos muito bons às montagens, convites, enfim todo tipo de projeto gráfico.
Para trabalhar com vetores no Photoshop é necessário saber a finalidade deles na máscara, moldura, cartaz, enfim no arquivo que está sendo trabalhado.

Os principais formatos de vetor atualmente são: eps e ai. Ambos podem ser abertos com o Photoshop. Digo principais por serem os mais populares na internet, mas existem ainda o cdr e o svg, entre outros.

Etapas para trabalhar vetores no Photoshop.

1 - Para efeitos de demonstração, vá no site vectorjungle e baixe o conjunto de vetores de animais. Com eles vamos criar cartões bem simples para aniversário ou outros tipos de festa.

Se quiser, como imagem de fundo baixe o arquivo de floresta também no mesmo site.

Dica: tente sempre encontrar arquivos pelo Google ou Google Imagens. Dê preferência a termos em língua inglesa. Se não souber inglês utilize o Google Translator. Por exemplo, para imagens vetoriais de animais utilize o argumento: "free animal vector".

2 - Uma vez tendo baixo o arquivo de vetor, descompacte os arquivos zipados.

3 - Abra o Photoshop. Quando terminar de abrir, abra o arquivo vetorial com o Photoshop, normalmente.

4 - Vai aparecer uma caixa de diálogo, solicitando informações, conforme imagem abaixo:


Esse processo de abertura se chama rasterização.
Em seguida, configure os valores e padrões do arquivo vetorial

4.1 - Tamanho da imagem - esse tamanho deve variar conforme o tamanho necessário para o projeto. Se o convite, por exemplo, tiver 10x15 cm, então tente fazer com que o arquivo vetorial fique com um tamanho próximo desse. Se o projeto tem, digamos, 100x90 cm e o arquivo vetorial medir 20x23 cm (for menor), pode aumentar sem receio o tamanho do vetor a ser rasterizado. Aumente até uma proporção compatível com o tamanho do seu projeto.
Nota: Nas versões do programa Photoshop anteriores à versão CS5 (por exemplo, na versão CS4) o arquivo vetorial é aberto em uma arquivo separado. Arraste e solte o arquivo vetorial ou parte dele com a ferramenta de mover (atalho letra V) para o arquivo do projeto. Basta olhar a barra de arquivos. Quando digo parte do arquivo vetorial já rasterizado é porque às vezes só precisamos de uma parte dele. Então, essa parte é selecionada com as ferramentas de seleção e ou é arrastada ou é copiada e colada no arquivo do projeto.
4.2 - Resolução - normalmente, muitos trabalhos são feitos com 300 DPI de resolução, o que garante um melhor padrão de impressão. Então, na caixa de resolução coloque a resolução de acordo com a resolução do projeto. Se tiver 72 DPI, escolha 72 DPI. Se tiver 150 DPI coloque 150 DPI na caixa de diálogo.
4.3 - Padrão de cores - o padrão de cores da maioria dos vetores encontrados é CMYK. Isto se explica porque o padrão CMYK mostra a cor real que será obtida no processo de impressão da imagem. O padrão RGB é mais utilizado em monitores, e nem todas as cores nesse padrão são conseguidas na impressão. Assim, se deseja ter uma noção exata da cor que será obtida na impressão do gráfico utilize o padrão CMYK. Mas se for para exposição na web utilize o padrão RGB.

5. Pronto! O arquivo depois disto estará em conformidade com o projeto. Ele, uma vez arrastado ou copiado em outro arquivo, virará uma nova camada, na qual podem ser aplicados efeitos, estilos, etc.




1 - Como montar foto e moldura com Photoshop:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/03/tutorial-como-colocar-fotos-na-moldura.html
2- Como montar foto e moldura com o Gimp:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/11/tutorial-como-juntar-foto-e-moldura-no.html
3 - Como montar foto e moldura com o Artweaver:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/11/como-montar-foto-com-moldura-com-o.html
4 - Dicas de impressão e revelação (se pretende imprimir leia):
http://jacksonangelo.blogspot.com/search/label/impressao
5 - Como montar com o programa gratuito Paint.net
http://jacksonangelo.blogspot.com/2011/02/tutorial-como-montar-foto-e-moldura-com.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe