Pesquisar neste blog

Notação correta de horas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

É importante na edição de convites, cartões e documentos escritos em geral tomar cuidado para não cometer erros de língua portuguesa. Eu sei que erro, mas existem erros que podem ser minimizados e até evitados. E o que é melhor: o modo correto pode ser aprendido.
Esse tipo de preocupação deve existir, sim, quando confeccionamos algum arquivo gráfico, ou por encomenda ou para exposição na internet, etc.
Um tipo de erro muito comum é a notação de horas. Para responder a isso, a gente (principalmente eu) tem que recorrer a especialistas. Escolhi a resposta do Dr. Cláudio Moreno, na postagem sobre grafia de horas e grafia de siglas.
Conforme sua explicação, a notação correta de horas é feita com uso do "h" minúsculo sem ponto e sem "s". Assim para registrar um evento que irá acontecer às "4 horas," escreve-se 4h (insisto: sem ponto e sem "s").
Se o registro tiver unidades de minutos, escreve-se assim: 4h30min (tudo junto, com ambas as unidades de horas e minutos sem "s" e minúsculas).
Ainda conforme Dr. Cláudio Moreno, a forma, por exemplo, 4:30 é reservada à escrita informal (aquela que utilizamos quando não é exigida qualquer formalidade, convenção por parte dos envolvidos no processo de comunicação).
 

Seguidores do blog

Mais lidos