Pesquisar neste blog

Metades (Teônia Maria)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Metades (Teônia Maria)
Site: http://mpoesia.zip.net/

Metade de mim é o que sou,

Metade de mim é o que gostaria de ser,
Metade de mim é amor constante,
Metade é confusão preocupante,
Metade de mim é poesia,
Metade é pé no chão,
Metade é alegria,
Metade é lamentação,
Metade é tão forte,
Metade é igual bolha de sabão,
Metade de mim é seriedade,
Metade é diversão,
Metade de mim é um sonho,
Metade realidade,
SÓ TU SENHOR,
Faz-me inteira diante de tantas metades!

Dica para calendários: blog da Eliz Digital

Ela é minha parceira do blog e diariamente compartilha seus trabalhos gratuitamente na net: são montagens, dicas variadas, calendários, etc. Hoje, ela postou o calendário do Internacional em PNG. Dá uma passada lá, tem muito material. Não esqueça de agradecer e comentar as suas postagens, é o mínimo né?!
Tem calendário da Copa do Mundo, Moranguinho, HotWheels, Era do Gelo, Hello Kitty e muito mais. Procure o marcador calendários.

Para baixar clique na imagem!

Quantas cores o olho humano pode enxergar?

Esse olho é do meu primo

F
onte: Yahoo Respostas

Autor da resposta: Apolo
Fonte indicada pelo autor: http://www.fazendovideo.com.br/vtluz5.htm (testei o link, nomomento tá off, ie, não funciona).

"No escuro, nenhuma!
No claro: um monte.

Dentro do espectro de comprimentos de onda da LUZ, apenas uma pequena faixa é visível ao olho humano, a faixa que vai de 400 nm (nanômetros, onde 1 nanômetro é 1 milímetro dividido por 1 milhão) a 700 nm. Estas dimensões correspondem a mais de uma centena de vezes menos do que o diâmetro de um fio de cabelo. Dentro dessa faixa, diferentes comprimentos de onda correspondem às diferentes cores do arco-íris: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta, onde o comprimento de 400 nm corresponde ao violeta e o de 700 nm ao vermelho.

De todas as cores do arco-íris no entanto, o olho humano só é na realidade sensível a três delas: vermelho, verde e azul, componentes básicas do modelo de cor RGB . Isto porque no interior do olho existem estruturas minúsculas, dispostas como pastilhas aleatoriamente espalhadas em um mosaico, à semelhança dos pixels que formam a imagem vista pela câmera. Estas estruturas, na verdade células fotosensíveis espalhadas no fundo do olho (na retina), dividem-se em dois tipos: as sensíveis à luminosidade (denominadas bastonetes, cerca de 125 milhões delas em cada olho) e as sensíveis às cores (denominadas cones, com cerca de 7 milhões em cada olho). E existem somente 3 tipos de cones quanto à sensibilidade a cores: os que são sensibilizados pela cor vermelha, os que o são pela verde e os que o são pela azul. Todas as demais cores e tonalidades são enxergadas pelo olho como combinação em diferentes proporções destas 3 cores ou , em outras palavras, como combinação de sensibilização destes 3 tipos de estruturas do olho humano. Por este motivo estas 3 cores são denominadas cores primárias.

O que o olho humano pode ver
Fonte: http://www.sac.org.br/APR_FOH.htm

O QUE O OLHO HUMANO É CAPAZ DE VER
Embora nós possamos contar com nossos olhos para nos trazer a maior parte das informações do mundo externo, eles não são capazes de revelar tudo. Nós podemos ver apenas objetos que emitam ou sejam iluminados por ondas de luz em nosso alcance de percepção, que representa somente 1/70 de todo o espectro eletromagnético.
O olho humano enxerga radiações luminosas entre 4 mil e 8 mil angströns, unidade de comprimento de onda. Homem e macaco são os únicos mamíferos capazes de enxergar cores.
A SUBJETIVIDADE DAS CORES
Toda cor é uma interpretação que o cérebro faz dos sinais luminosos. Por isso, nunca se saberá ao certo se duas pessoas enxergam uma cor exatamente da mesma maneira. Às vezes, a percepção de uma cor pode ser afetada pelo efeito de contraste.

Esquema de cores - sites e geradores de esquemas/paletas de cores

Há muitos sites que podem ajudar em muito a quem faz ou quer se aventurar nesse atividade divertida de elaborar projetos gráficos, mesmo caseiros, e ainda não estão familiarizados com a questão de paleta de cores ( ou esquema de cores).
Eu digo caseiros para ninguém pensar que me dirijo a profissionais. Falo para pessoas que como eu querem se divertir fazendo gráficos.
Há pessoas que gostam de dar um toque pessoal ao que vestem, ao que fazem, enfim, isso é muito natural do ser humano. Tem exceções? Sim. Tem gente que tem muita dúvida pra tomar qualquer tipo de decisão e muitas vezes se acostuma a ser totalmente dependente de outro.
O primeiro conceito que a gente tem que se familiarizar é a famosa paleta de cores. Ela obedece critérios de combinação de cores e suas, vamos dizer, matizes, variação de cor, cores complementares etc.
Assim, se quero fazer algo para bebezinhos do sexo feminino, devo escolher cores que combinem com essa faixa etária, e também elementos (imagens) que façam parte deste universo,. Por exemplo, no caso dado: vestido, boneca, chupeta, quartinho, enfeites de quarto, etc. Isso se pode chamar de universo de significação: o universo de significação representa tudo o que se relaciona direta e indiretamente com o tema proposto.
Resumindo: a paleta de cores provê cores que se harmonizam entre si e que se relacionam com o tema proposto.
Essa paleta (ou esquema) é muito utilizada pelos designers e o termo paleta se popularizou com o crescimento do scrapbooking digital. É uma técnica que nasceu antes do scrapbooking.
Pra confirmar isso, vou recomendar dois sites para os quais podem ser enviadas imagens e a partir delas se fazer uma paleta de cores:


Escolhi a fotografia abaixo, que mostra a Lagoa do Parque Solon de Lucena, localizada no centro de João Pessoa, capital da Paraíba,

Acessei o site, cliquei em upload an image (enviar uma imagem), abriu uma caixa abaixo; nesse menu escolhi enviar arquivo; navegue até a imagem desejada e clique em image e depois em upload image (ainda na caixa que se abriu abaixo da primeira). Depois é só conferir o resultado. A paleta resultante dessa imagem foi:

Cada foto que você enviar gera um link com a paleta e uma miniatura da imagem enviada. Esse é o endereço da paleta dessa foto:

Abaixo de cada cor é possível ver o código da cor. Esse código pode ser copiado e colocado em qualquer editor gráfico que ofereça essa possibilidade no campo específico de cor. Ou salve essa paleta de cores.
No caso, o site não oferece a possibilidade de salvar a paleta como arquivo. Então, use o recurso print screen (no teclado procure por essa tecla: ela fica na parte superior do teclado próximo de scroll lock). O print screen salva, captura como imagem a imagem que você vê na sua tela. Depois é só abrir o editor gráfico, escolher novo documento e clicar em colar. Mesmo no Word dá pra fazer isso.
Se sabe utilizar o recurso cortar (crop), corte a imagem, deixando apenas o local desejado, no caso o da paleta de cores.
Outro site que oferece um serviço muito bom para fazer paleta de cores é o http://kuler.adobe.com. Esse site oferece um caminho de personalização da paleta mais profissional.

2 - http://www.degraeve.com/color-palette. Com procedimento semelhante ao colorhunter: envia a imagem (upload), e se vê a paleta resultante.

3 - kuler.adobe.com - esse é extremamente profissional. Ele não exige cadastro para ser utilizado, mas para salvar o esquema de cores é preciso o registro, que é gratuito.

Depois faço um tutorial para o Kuler Adobe, mas indico dois tutoriais muito bons, que não deixam dúvidas para utilização do serviço:

http://video-aulas.x-br.com/?p=40
http://www.diretodoforno.com.br/mbv08-como-criar-uma-paleta-de-cores/
 

Seguidores do blog

Mais lidos