Pesquisar neste blog

Esquema de cores - sites e geradores de esquemas/paletas de cores

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Há muitos sites que podem ajudar em muito a quem faz ou quer se aventurar nesse atividade divertida de elaborar projetos gráficos, mesmo caseiros, e ainda não estão familiarizados com a questão de paleta de cores ( ou esquema de cores).
Eu digo caseiros para ninguém pensar que me dirijo a profissionais. Falo para pessoas que como eu querem se divertir fazendo gráficos.
Há pessoas que gostam de dar um toque pessoal ao que vestem, ao que fazem, enfim, isso é muito natural do ser humano. Tem exceções? Sim. Tem gente que tem muita dúvida pra tomar qualquer tipo de decisão e muitas vezes se acostuma a ser totalmente dependente de outro.
O primeiro conceito que a gente tem que se familiarizar é a famosa paleta de cores. Ela obedece critérios de combinação de cores e suas, vamos dizer, matizes, variação de cor, cores complementares etc.
Assim, se quero fazer algo para bebezinhos do sexo feminino, devo escolher cores que combinem com essa faixa etária, e também elementos (imagens) que façam parte deste universo,. Por exemplo, no caso dado: vestido, boneca, chupeta, quartinho, enfeites de quarto, etc. Isso se pode chamar de universo de significação: o universo de significação representa tudo o que se relaciona direta e indiretamente com o tema proposto.
Resumindo: a paleta de cores provê cores que se harmonizam entre si e que se relacionam com o tema proposto.
Essa paleta (ou esquema) é muito utilizada pelos designers e o termo paleta se popularizou com o crescimento do scrapbooking digital. É uma técnica que nasceu antes do scrapbooking.
Pra confirmar isso, vou recomendar dois sites para os quais podem ser enviadas imagens e a partir delas se fazer uma paleta de cores:


Escolhi a fotografia abaixo, que mostra a Lagoa do Parque Solon de Lucena, localizada no centro de João Pessoa, capital da Paraíba,

Acessei o site, cliquei em upload an image (enviar uma imagem), abriu uma caixa abaixo; nesse menu escolhi enviar arquivo; navegue até a imagem desejada e clique em image e depois em upload image (ainda na caixa que se abriu abaixo da primeira). Depois é só conferir o resultado. A paleta resultante dessa imagem foi:

Cada foto que você enviar gera um link com a paleta e uma miniatura da imagem enviada. Esse é o endereço da paleta dessa foto:

Abaixo de cada cor é possível ver o código da cor. Esse código pode ser copiado e colocado em qualquer editor gráfico que ofereça essa possibilidade no campo específico de cor. Ou salve essa paleta de cores.
No caso, o site não oferece a possibilidade de salvar a paleta como arquivo. Então, use o recurso print screen (no teclado procure por essa tecla: ela fica na parte superior do teclado próximo de scroll lock). O print screen salva, captura como imagem a imagem que você vê na sua tela. Depois é só abrir o editor gráfico, escolher novo documento e clicar em colar. Mesmo no Word dá pra fazer isso.
Se sabe utilizar o recurso cortar (crop), corte a imagem, deixando apenas o local desejado, no caso o da paleta de cores.
Outro site que oferece um serviço muito bom para fazer paleta de cores é o http://kuler.adobe.com. Esse site oferece um caminho de personalização da paleta mais profissional.

2 - http://www.degraeve.com/color-palette. Com procedimento semelhante ao colorhunter: envia a imagem (upload), e se vê a paleta resultante.

3 - kuler.adobe.com - esse é extremamente profissional. Ele não exige cadastro para ser utilizado, mas para salvar o esquema de cores é preciso o registro, que é gratuito.

Depois faço um tutorial para o Kuler Adobe, mas indico dois tutoriais muito bons, que não deixam dúvidas para utilização do serviço:

http://video-aulas.x-br.com/?p=40
http://www.diretodoforno.com.br/mbv08-como-criar-uma-paleta-de-cores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos