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O que é glamour e fotografia de glamour

sábado, 23 de maio de 2009

Foto-resumo da primeira página de busca no Google imagens com as palavras-chave: glamour photography.

Parece-me que é cada vez mais comum nos dias a pessoa comum se defrontar com termos como fotografia de glamour, glamour model, etc., justamente, pois estamos na sociedade da informação e da ditadura da imagem. A imagem parece se sobrepor ao conteúdo.
Na Wikipedia da língua portuguesa há sempre tanta falta de informação, apesar dos heróicos doutores e pesquisadores que contribuem com tanta informação útil. Pelo menos, nenhuma revista de moda que me chegou às mãos falou sobre esse tipo de fotografia. Mas é comum ver um artigo, um fotógrafo até do interior do Irã falar sobre glamour.
Mas, vejam nos anúncios para modelos publicados nos jornais: procura-se modelo glamour. Ou até alguns artistas fotógrafos que se dizem especializados em fotografia de glamour. O conceito, muitas vezes, é até confundido com fashion. Afinal, o que é fashion também? Fashion e moda parece que se dissociaram no significado (deixo isso para os experts em moda, não tou me referindo aqui a estilistas de lojas que ficam sentados orientando o melhor vestido pra certo tipo de tecido e ocasião, etc., etc., me refiro ao que é essencialmente fashion, e do fashion ao que se convencionou chamar de fashionista deve haver todo um contexto, acho que é possível que em muito do que se chama contexto há muito de invenção).

Tá bom! Quala diferença entre elas?
Diferença entre fotografia de glamour e fotografia fashion/de moda - essas duas técnicas de fotografia não são tão semelhantes, conforme leitura em alguns sites de língua inglesa, a fotografia de moda enfatiza a roupa, a moda, o produto; a fotografia de glamour, por sua vez, enfatiza, a/o modelo. Nas fotografias de glamour pode haver nudez, como é o caso da famosa revista Playboy. Se bem que, a fotografia de moda incorporou muito da fotografia de glamour, porque várias vezes o conceito de estar quase vestido e estar quase nu é o mesmo. É o que os olhos afirmam ao verem pela TV ou pela net alguns desfiles de moda.

Queria só alfinetar um pouco. As fotografias comercialmente praticadas e expostas ao público são até mais fantasiosas e "mentirosas" do que as ilustrações e desenhos infantis, não me canso de dizer. Não me refiro a essa revista propriamente, pois confesso que não vejo revistas desse tipo, mas de modo geral, pois as revistas e jornais apresentam alguém que passou por vários especialistas de imagem externa e, por fim, pela ditadura do Photoshop, o grande mágico da atualidade. Os atores e atrizes estão munificados, se arrastando e nas revistas e fotos promocionais o que vemos são seres com aparência de "faery" (fada: quer coisa mais afinada do que a fada Sininho?).

Então, o que vou fazer aqui é o básico, traduzir livremente as informações contidas nas duas versões da Wikipedia para as línguas inglesa e espanhola. Claro que tenho algum conhecimento, mas um dicionário online e um Longman digital ajudam tremendamente. APROVEITO E AFIRMO AINDA, que me centrei na wikipedia, não porque nesses temas ela seja o mehore referencial, mas por apresentar textos mais curtos, pois o assunto é tremendamente vasto, mas na língua portuguesa há pouca coisa.
Nas estantes virtuais americanas e européias há um rico acervo sobre esses temas.

O que é glamour - o termo glamour é de origem francesa, logo, é um anglicismo. Ele designa um tipo de beleza elegante e sofisticado, o que era característico de algumas estrelas femininas de Hollywood nos anos 1930, 1940 e 1950. O glamour é o resultado de uma equipe de profissionais altamente qualificados: maquiadores profissionais, cabeleireiros, costureiros da alta-costura, entre outros. Claro que hoje, há pra cada parte do corpo/alma/psique/etc., parece existir hoje um especialista: há ainda o personal styler (profissional que cuida da aparência exterior, do tipo vestuário, etiqueta, comportamento, etc, pra ser bem rasteiro), o personal trainer, que, segundo o site da Sociedade Brasileira de Personal Trainer:
"o profissional habilitado a desenvolver e aplicar programas de atividade física de forma individualizada, oferecendo o produto personal training. Essa atuação profissional continua a crescer e se torna cada vez mais acessível a mais pessoas, principalmente pela eficiência dos profissionais ao conquistar os objetivos desejados pelos clientes."
Há também o cirurgião plástico, e há tanta coisa que se pode injetar na gente para criar algum tipo de ilusão ou "acerto" estético, nem sempre com resultados coerentes, diga-se de passagem.

O glamour tem a ver com fascínio, por conta do efeito que quer provocar, dos significados envolvidos na pessoa e objeto fotografado, do ambiente, das roupas, do modo como se fotografou, criando um aura de mistério, de coisa meio divina, cuja aparição causa uma sensação melhor do que a realidade. O sentido de glamour tem razões históricas: era o nome dado ao feitiço que as bruxas lançavam sobre alguém ou sobre um objeto fazendo com que ele fosse visto de modo encantador, que prendesse a atenção, fosse visto melhor do que na realidade ele é. É isso o que faz a fotografia de glamour.
O glamour dado às estrelas de Hollywood era pensado em todos os seus aspectos. Os atores e atrizes tinham que ser fascinantes e, hoje, esses métodos continuam em vigor. Por exemplo, as fotos eram ambientadas em quartos pintados para lisonjear o tom de pele dos atores e atrizes, especialmente, e foi dada francal atenção a cabelos e roupas.
Durante a segunda GM, o que prevaleceu foi um primeiro conceito de Pin Up (ver o link indicado na palavra). As possibilidades, a liberdade de glamourizar o ser humano obedecia convenções sociais. A fotografia de glamour foi evoluindo conforme foi havendo maior aceitação e abertura social.
Pin Up (imagem da Wikipedia)

A primeira revista de glamour foi a Playboy, e a primeira personalidade fotografada para tal foi Marylim Monroe. Esse nome, quer queiram ou não, fez e faz história. Até hoje movimenta bilhões só nos Estados Unidos (vi isso em alguma reportagem do Fantástico - faz tempo!).
Então, naturalmente, há uma indústria fortíssima que ampara e precisa de fotógrafos e profissionais altamente gabaritados, os mais variados para o desenvolvimento desse rico setor comercial.
Marylin Monroe

Espero ter me ajudado a compreender melhor sobre isso. Acho que me clareou um pouco a mente. E se você, leitor virtual, compreendeu alguma coisa, melhor ainda.

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