Pesquisar neste blog

Interpretação pessoal de uma imagem de Christopher Gilbert

quinta-feira, 19 de março de 2009

A imagem acima é de Christophe Gilbert, artista belga, especializado em manipulação visual A mensagem passada por ela é de um negro, representando uma classe quer historicamente sempre sofreu perseguições e preconceitos. Universalmente, pode ser interpretada como representante das classes dominadas, ou que estão sob domínio de classes sociais ainda que contra suas próprias vontades.
O ouvido dele representa o modo como os discursos são apreendidos historicamente por eles. Eles ouvem palavras de brancos (os dominadores), raciocínios, conceitos e mentalidades de brancos. De tal modo, que sua orelha natural foi cortada. Sua orelha em uso foi implantada à força, foi costurada em seu corpo, para que ele ficasse nesse estado de conforto e relaxamento, aceitando verdades que não são suas, ou sequer sejam verdades. Principalmente quando essas verdades são impostas à custa do desfazimento de suas origens, de sua própria naturalidade e personalidade.
Sua percepção, assim, se ajusta aos interesses desta classe. E, ao invés da luta por igualdade, por justiça, por direitos humanos, encontra-se um estado de satisfação ou conformismo com a ordem imposta.
Foi o que essa imagem conseguiu me fazer pensar.
Mais imagens de Gilbert em http://www.christophegilbert.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos