Pesquisar neste blog

Desplugado: A Vida Fora do Script - texto sobre a importância de ficar algum tempo longe da tela de computadores e celulares

sábado, 2 de março de 2024


"A vida real precisa de você fora desta telinha. 💻 Tem seu pai que sempre chega cansado 😊❤️ Tá! Quase sempre ele é um resmungão! 😠 Mas, até ele sente sua falta! 😊❤️ E ele nem sabe mais se você está vivo! 😠 Ou se está, ele pode pensar 'como ele é?' 😠 'O que pensa pro futuro?' 😠 'Quer se tornar um resmungão como eu?' 😠 Ele é o inverso do homem que a telinha lhe dá acesso em qualquer segundo! 😠 Da imagem paterna dos cartões digitais! 😠 E não tem o perfume das celebridades! 😠 Tem sua mãe sempre cansada e atarefada. 😊❤️ Com mãos grossas e desarrumada! 😠 Com dor de cabeça, de barriga, reclamando das contas! 😠 Tá! Ela é diferente das influencers, das modelos, cantoras e atrizes mais lindas! 😠 Diferente das suas bonecas! 😠 Diferente dos outdoors! Dos comerciais! 😠 Da mulher que a telinha dá acesso em qualquer segundo! 😠 Mas, qual deles já lhe visitou no hospital? 😠 Qual deles você pode tocar? 😠 Até seus animais sentem falta do seu carinho! O gato vira-lata que num faz nada de especial! 😠 O cachorro que nem no Youtube chama atenção! 😠 Até os ratos da sua casa perceberam sua ausência! 😠 Você não consegue ouvir mais ninguém!? 😠 Agora, não consegue nem mais sentir? 😠 NÃO SENTE? 😠"

(Jackson Angelo, em 20/10/2008)

"Desplugado: A Vida Fora do Script" é um convite para refletir sobre a importância de nos distanciarmos ocasionalmente / intencionalmente / desesperdamente das telas dos computadores e celulares. O título sugere uma pausa deliberada do constante bombardeio de informações e interações digitais, permitindo-nos viver experiências que não são predeterminadas pelo roteiro dos algoritmos e feeds de notícias.

O conceito de "vida fora do script" remete à ideia de autenticidade e espontaneidade, vivendo momentos que não podem ser curados ou editados como um post nas redes sociais. Afastar-se das telas pode levar a um aumento da consciência do momento presente, melhora da saúde mental e física, e fortalecimento das conexões pessoais. Sem as interrupções e distrações das notificações constantes, pode-se dedicar tempo ininterrupto a hobbies, natureza, e interações face a face, que são fundamentais para o bem-estar humano.

Em um mundo cada vez mais digital, "Desplugado" serve como um lembrete da necessidade de equilibrar o tempo online com o tempo offline, incentivando as pessoas a redescobrirem os prazeres simples da vida cotidiana e a reavaliarem a maneira como interagem com a tecnologia. Ao fazer escolhas conscientes sobre quando e como usar dispositivos digitais, as pessoas podem recuperar o controle sobre seu tempo e atenção, vivendo uma vida mais rica e plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos