Pesquisar neste blog

Origem do Bolo de aniversário

sexta-feira, 7 de abril de 2006

Esta é uma explicação encontrada em vários sites sobre a origem dos bolos de aniversário:
"O bolo de aniversário parece ter surgido na Grécia, em homenagem a Artemis, a deusa da caça, reverenciada no dia 6 de cada mês. Dizia-se que as velas representavam o luar. Na Idade Média, esse costume chegou à Alemanha. Os camponeses faziam festas infantis que começavam ao raiar do dia. As velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. Naquele tempo, o número de velinhas não era igual ao número de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais - sinal da luz da vida." No site chuvisco.com.br, há outra versão:
"O bolo de aniversário é relativamente recente. A tradição tem cerca de 200 anos. Bolos preparados com massa de pão adocicada e cobertos com açúcar foram os primeiros bolos de que se tem notícia e são originários da Alemanha.Conta uma lenda que se o bolo de aniversário murchasse no forno, era um sinal de má sorte para o ano seguinte. Moedas, anéis e braceletes eram assados dentro dos bolos e os convidados que recebessem as fatias com tais preciosidades teriam a garantia de riqueza e felicidade no futuro. Já os anéis significavam casamento. Antigamente os povos rezavam sobre as chamas da fogueira. Eles acreditavam que a fumaça levasse seus pedidos e pensamentos até Deus, o que deu origem a tradição da vela acesa. Se você apagar a vela em um só sopro, seus desejos serão atendidos. A tradição continua marcando a data em quase todas as culturas. Para se comemorar o aniversário não é imprescindível um bolo muito elaborado, o que vale mesmo é o simbolismo."
Quanto ao costume de se comemorar o nascimento de alguém, no site www.melodia.com.br há a seguinte explicação, baseada, por sua vez, no Dicionário da Mitologia Latina (Spalding, Tassilo Orpheu. Editora Culturix. São Paulo, 1972 – p. 159)
"Quanto ao costume de comemorar o dia do nascimento de alguém, segundo estudiosos, tal prática teve início em Roma: 'Esta solenidade, que se renovava todos os anos, era festejada sob os auspícios do Gênio que se invocava como a divindade que presidia ao nascimento das pessoas. Costumavam erguer um altar sobre a relva e o cercavam com ervas e plantas sagradas. Junto desses altares as famílias ricas imolavam um cordeiro'. O nosso conhecido bolo de aniversário, por sua, originou-se na antiga Grécia, quando se homenageavam, no sexto dia de cada mês, a deusa Artemis. Tal festa era realizada com um bolo cheio de velas que simbolizavam a claridade da Lua que se espalhava à noite sobre a Terra."
A expressão Feliz Aniversário em alguns idiomas:
Em Alemão - Herzlichen Glückwunsch ou Zum Geburtstag
Em Espanhol - Feliz Cumplaeaños
Em Francês - Joyeux Anniversaire
Em Holandês - Een Gelukkige Verjaardag ou Wel Gefeliciteerd
Em Inglês - Happy Birthday
Em Italiano - Felice Anniversario
No site http://www.sgh.waw.pl, é possível encontrar a expressão "Feliz Aniversário" em diversas idiomas. O site adverte que pode haver erros pois são contribuições de usuários e oferece a possibilidade do envio de correções.

Um comentário

  1. Obrigado pelo desfolhar de mais uma pagina da historia!

    Os votos de um BOM FDS!

    Bjks da Matilde

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos