Pesquisar neste blog

Estou sem forma e vazio

sexta-feira, 1 de julho de 2022



Saudações. O que vou escrever rápida e despretensiosamente aqui já estava no meu coração há uns meses. Espero que encontre pelo menos uma morada e que seja uma boa morada. 

Já se sentiu sem forma e vazio? Sem saber direito como se definir, como descrever seu estado emocional, sua fé, seu amor, sua personalidade? A Terra também estava sem forma e vazia no momento da criação.

"No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia" (Gênesis 1.1-2a). SEM FORMA E VAZIA. Esse é o primeiro versículo, do primeiro capítulo, do primeiro livro da Bíblia. O momento inicial da criação, sem levar em conta claro que já estava no coração de Deus também, contudo chegou o tempo por Ele determinado. Este foi o momento ideal para Deus começar a dar forma e substituir este vazio. 

O vazio, em certo contexto de pensamento, também indica um bom momento para preenchimento da coisa, do ser, do objeto. Se ele estiver cheio dará muito mais trabalho esvaziá-lo e há muitas substâncias nocivas, tóxicas, venenosas, maléficas que podem ocupar o espaço preenchido e retirá-los exige um empenho que pode levar horas, dias, meses, anos: piche, sujeiras, ferrugem, óleos, poluição dos rios, cânceres etc. são alguns exemplos. 

Note que os balões podem possuir muitas formas, mas tem que ter algo dentro deles, no caso o ar, para que eles tomem forma e consigam de algum modo sustentar e dar possibilidade de movimento a esta forma. De outro modo também, lembre-se que formações florestais se encheram de mato com o passar dos anos e séculos, devido fatores como vento, ação de animais polinizadores como as abelhas, chuvas e outros fenômenos que foram enchendo os terrenos com as matas como são conhecidas, apesar de toda atividade destrutiva, especialmente do homem.

Esqueça tudo. Tem um momento em que a gente precisa realmente se esvaziar de muita sujeira no espaço interno, no coração. Ao analisar ligeiramente meu viver, posso dizer que todo dia. A convivência com os seres humanos pode ser ainda mais dificultada pois há muita poluição emocional, agressão psicológica estruturada, falta de empatia mesmo e até principalmente entre os que mais prometeram amor, amizade e fidelidade. Já percebeu que tem roupas em que basta água e a sujeira sai; outras exigem mais sabão, um tempo especial em soluções de limpeza; outros, algum alvejante e muito esfregado com as mãos. E até estes ingredientes devem ser bem medidos pois podemos colocar a roupa a perder com excesso de alvejante que desbotam os tecidos e podem enfraquecê-los de tal modo que se rasgam com o toque das mãos.

Então, se você se sente sem forma e vazio, por que não pensar que é um bom momento para Deus te dar forma preenchendo este vazio assim como fez no princípio com a Terra? Ideias e atitudes novas, novas expectativas, novas necessidades do coração pelo novo conhecimento que Ele pode te fazer descobrir, enxergar, nova visão da vida, das pessoas, de si mesmo.

"Pai, hoje, estou me sentindo tão sem forma e tão vazio. Mas o Senhor que pegou a Terra sem forma e vazia criou toda uma biblioteca de vidas e histórias no interior dela. O Senhor é o Deus que pode preencher e pode esvaziar. O Senhor pode me dar forma. Uma nova forma, um novo preenchimento. E se eu estiver cheio das coisas que te incomodam me ajuda a ver e me esvaziar delas". (Jackson Angelo, em 01/07/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos