Pesquisar neste blog

Adobe Exchange Team - vitrine de recursos para programas da Adobe

domingo, 12 de setembro de 2010


A Adobe mantém uma equipe de intercâmbio com designers de todo o mundo, a Adobe Exchange Team.
O objetivo principal é reunir arquivos e recursos comerciais e gratuitos disponíveis na web para os programas comercializados pela Adobe.
O meu preferido é o do Photoshop, claro. Assim que clico no link do Photoshop (não é o do Marketplace, é logo abaixo), há no início da tela uma caixa com o tipo de licença do produto que se deseja encontrar. Geralmente ignoro, procuro por todos e só clico onde está escrito download.
Isso ajuda a conhecer outros recursos também.
É necessário cadastro para baixar os arquivos hospedados no site. O cadastro é gratuito.

Templates gratuitos de envelope, caixas de lembrança, handbag, etc.

O site Cartonus.com oferece um ótimo acervo de arquivos para edição gráfica, muito úteis para profissionais e amantes de trabalhos manuais e artesanato.
Por exemplo, alguém precisa personalizar uma caixa de CD, um envelope, uma bolsa para guardar lembranças, de modo que dê o seu toque pessoal. Ou mesmo de um modelo de embalagem para produção em série. Nesses casos, é bom se recorrer aos arquivos vetoriais.
As imagens vetoriais são caracterizadas pela leveza do seu tamanho, pela praticidade de uso e por não perder a resolução. Uma imagem não-vetorial (por exemplo, jpeg), possui resolução limitada, o que faz com que atingido seu limite, ela se deforme e apresente problemas de nitidez.
O vetor pode ser editado com os programas gratuitos Inkscape (língua portuguesa) e Sodipodi. Ambos exigem o Ghostcript (programa auxiliar para trabalhar especificamente com o formato eps). Também são gratuitos e editam vetores os programas SerifDraw PLus e Creativedocs.net. O Corel Draw e o Illustrator são os programas mais conceituados para edição de imagens vetoriais, com mecanismos muito mais sofisticados, mas são comerciais e custam caro.
Se possui o Photoshop, pode abrir normalmente uma imagem vetorial. OPhotoshop abre a imagem vetorial como se fosse uma imagem única. Explico: os arquivos vetoriais podem ser bem complexos e reunir várias camadas, mas ao ser abertos no Photoshop, eles serão lidos como uma imagem única.
Então, a Cartonus oferece arquivos pagos e gratuitos. De presente, ele dá ao internauta um pacote de vetores gratuitos muito úteis para quem trabalha com edição gráfica, seja caseiro, como eu, seja profissional, como muitos. O pacote está disponível gratuitamente neste link:

http://cartonus.com/download

Abaixo uma prévia dos 15 templates disponíveis nele gratuitamente (os originais não tem o logo):



 

Seguidores do blog

Mais lidos