Pesquisar neste blog

Serviços online para identificar fontes

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A fonte (ou tipo) vista nos filmes, marcas famosas, nos livros, cartões, logotipos, revistas, etc., é claramente uma das coisas que mais personalizam o produto. Isso ocorre de tal modo que a associação de uma fonte com uma marca, por exemplo, pode ser imediata.
É comum que alguém ao ver uma fonte específica possa perguntar: que fonte é essa? É possível identificar uma fonte a partir de uma imagem?

No mundo do design é, muitas vezes, necessário descobrir qual a fonte utilizada em determinado produto (filme, cartão, logotipo, etc.) para se fazer algum trabalho.
Por exemplo, se é preciso fazer um convite com o tema de Homem-Aranha, então nada mais significativo do que utilizar a fonte oficial da marca.

Para atender essa necessidade, existem alguns sites que disponibilizam serviços gratuitos para identificação de fontes, seja a partir de imagens ou a partir de critérios diversos da fonte: publicador, nome da fonte, do designer, etc.

Entre esses serviços destaco:

1 - http://new.myfonts.com/WhatTheFont/ - eficiente serviço de identificação de fonte a partir de uma imagem enviada pelo usuário. Essa imagem obviamente deve conter alguma palavra escrita com a fonte a ser identificada. Quanto mais caracteres da fonte estiverem contidos na imagem melhores serão os resultados.
Acesse o site. Clique onde está escrito "upload a file" (envie o arquivo) e navegue até o arquivo de imagem com a fonte. Testei os formatos de arquivos suportados e o formato jpeg/jpg foi melhor aceito.

Após isso, abre-se uma página pedindo para identificar cada carácter da palavra enviada. As que estiverem corretas deixe como está. As que estiverem erradas corrija e siga adiante. O site irá mostrar as fontes que mais se aproximam do formato da fonte contida na imagem.
Se o sistema não permitir uma identificação exata da fonte, ainda há o fórum de debates, em que se envia a foto e a sua identificação pode ser feita por especialistas.
Pode ser que a fonte procurada já esteja discutida no fórum, porque já existem mais de 35 mil debates. Então, antes de pedir, digite na caixa de pesquisa do fórum o nome da fonte.
Observação: algumas fontes após a pesquisa são identificadas como não-fontes. Ocorre que é possível que uma empresa tenha encomendado um logotipo, e o designer não recorreu a nenhuma fonte existente, tendo ele mesmo criado caracteres ou modificado de alguma fonte.

2 - http://www.identifont.com/identify.html - serviço que permite identificar uma fonte através das opções: nome da fonte, nome do designer, nome do publicador, por similaridade, ou através de um questionário com perguntas sobre a fonte pesquisada. O serviço é útil quando se conhece o nome da fonte, do designer, mas não se sabe como é o seu formato.


3 - http://www.typophile.com/forum/29 - serviço que permite também identificação de fontes de acordo com critérios diversos. Também possui um fórum onde os usuários e especialistas analisam as fontes contidas nas imagens enviadas. Há várias IDs de fontes resolvidas nesse site, por isso é aconselhável buscar no fórum antes de perguntar sobre alguma fonte.


Existem outros serviços gratuitos na internet para identificação de fontes, entre eles, podem ainda ser destacados os seguintes:
http://typenav.fontshop.com/
http://www.bowfinprintworks.com/SerifGuide/serifsearch.php
http://www.flickr.com/groups/fonts-in-use/

Contudo esses três apontados aqui são muito eficientes. Os outros funcionam de modo mais ou menos idêntico.
 

Seguidores do blog

Mais lidos