Pesquisar neste blog

Algumas dicas para fazer molduras - parte 1

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Vou iniciar uma série de postagens sobre como fazer molduras bem simples para fotos. Mas, primeiramente, queria demarcar o básico que precisa ser feito antes de compartilhar algum conehcimento a respeito.

No meu caso, o que geralmente levo em conta, primeiramente, é a dimensão da fotografia//projeto, que vai ser utilizada. Nos marcadores padrões e impressão é possível ter uma noção quanto  à resolução e tamanho das fotografias/imagens.
Mas, se deseja fazer uma capa de DVD, um calendário com tamanho A4 ou com outros tamanhos, não precisa se ater apenas aos tamanhos padrões de fotografia.
Ontem mesmo, fiz um calendário apra minha sobrinha com um tamanho totalmente fora do padrão, e imprimi em uma folha de papel fotográfico fosco, tamanho A4.
As gráficas profissionais também oferecem várias possibilidades de tamanho e papel para impressão dos, vamos chamar assim, projetos gráficos.
A resolução ideal para impressão é 300 DPI. Abaixo disso?? Já imprimi com 200, 150 DPI e não ficou tão assuatadoramente ruim. 
Recomendo para a edição os programas:
1 - Gratuitos: Gimp, Artweaver e Paint.net
2 - Comerciais: PhotoImpact, PhotoPaint, Photoshop (principalmente); entre outros.
OBSERVAÇÃO: O programa Photoscape não é editor, APENAS auxilia nas montagens de quem já pega a moldura e junta com a imagem escolhida.
Então escolhi e sei o tamanho, escolhi a resolução, já sei os princípios básicos das ferramentas do programa que vou utilizar .
Agora qual a finalidade da moldura/projeto? Aniversário, infantil, bodas de ouro, casamento, viagem, Moranguinho ou algum outro personagem??? Então devo saber qual a  finalidade, definir o tema e escolher cores e elementos que estejam de acordo com a finalidade.
O conjunto de cores ou esquema de cores é muito importante, pois permite uma definição precisa das cores. As cores têm significados também e todo mundo tem uma preferência por cores. Fiz uma postagem sobre escolha de esquema de cores, indicando também sites e serviços gratuitos para fazer um esquema de cores.

O momento talvez mais trabalhoso seja o de escolher os elementos a ser utilizados nas molduras. Os elementos são imagens transparentes e/ou imagens de fundo que são juntados (montados) de acordo com a finalidade, esquema de cores e tamanho definidos.
Essa explicação só se aplica a molduras montadas com diversos elementos transparentes. No caso de serem feitas a partir de wallpapers, o trabalho maior é arranjar/encontrar/fazer os espaços transparentes na imagem e adequar esse wallpaper quanto ao tamanho e resolução (se for para impressão). Se não for para impressão mais caprichada ou profissional, se for apenas para Orkut, exibição na web, impressão simples sem ser perfceccionista, de 72 DPI pra cima não há muito problema, e o tamanho também não vai importar muito.
Então, quando são encontrados elementos transparentes já na net que permitem esse uso caseiro, é mais fácil, porque não vai ter necessidade de extrair os elementos de fotografias ou wallpapers (papéis de parede).
A extração de elementos é necessária quando não são encontradas imagens transparentes que se adequem às montagens. Então, se for para uso estritamente pessoal, sem ser comercial há muitos recursos disponíveis na internet que permitem esse tipo de uso; mas se for para uso comercial é importante ler os termos de uso de quem fez as imagens. O problema dos sites de wallpapers, por exemplo, é que geralmente eles não têm um termo de uso muito claro.
Outro tipo de imagem muito utilizada e extremamente útil é a imagem vetorial, ou vetores. Os formatos mais comuns de vetores são: .eps e .ai. O Photoshop trabalha com esse tipo de imagem, mas ele transforma em uma imagme não-vetorial.
Os arquvios vetoriais existem aos montes na internet. Já indiquei alguns sites com imagens vetoriais gratuitas no seguinte link:

 
Há muitos sites na internet que permitem readaptação das imagens e seu compartilhamento, principalmente quando são imagens com licença do tipo Creative Commons. Mas nem todas com Creative Commons permitem readaptação,então é preciso clicar no link da licença indicado na imagem e verifficar as condições de uso e compartilhamento. Nos sites da Deviantart e Flickr há imagens que permitem esse tipo de uso readaptado.
Para encontrar esse tipo de imagem Creative Commons no Flickr, acesse o site do serviço a página de pesquisa avançada, e marque a opção "", como na imagem abaixo:


Na caixa de pesquisa, onde se colocam as palavras-chaves da pesquisa, digite os termos desejados e navegue nso resultados até encontrar a imagem que se adeque ao projeto.


Se possui uma boa câmera fotográfica e sabe extrair os elementos com as ferramentas dos editores gráficos, optaria por tirar a foto do elementos desejado e extrair com o editor. Já fiz isso, mas infelizmente, ainda não tenho a câmera ideal.
Depois coloco mais dicas básicas, antes de começar a fazer os tutoriais básicos de molduras.

Templates para um homem charmoso e elegante (PNG)

Use sua imaginaação, ponha a parte do rosto da  foto no local apropriado, ponha uma imagem de fundo bem "maneira" e voila!!! torne-se um homem charmoso e elegante.

Para baixar clique nas imagens!

 
 
 

02 imagens transparentes: Template de Cinderela e carruagem dourada

Para baixar clique nas imagens (4shared)!

Imagens transparentes de Princesas Disney Baby

Para baixar clique nas imagens!

 
 
 

Sobre questões e pedidos feitos no CBOX

Amigos do blog, tudo blz?? Queria expor mus pensamentos sobre o CBOX. Já fiz isso antes, mas acho válido relembrar.
1 - Ele não é um meio gratuito de comunicação, por isso é limitado a poucos caracteres. Então, não consigo responder certos questionamentos no espaço limitado do CBOX. Por exemplo, se alguém perguntar: "o que ocasiona as tsunamis?" A pergunta é muito curta e a resposta seria muito grande. Então, alguns tipos de perguntas que são feitas no CBOX são muito curtas, e o espaço é inadequado. Uma forma de contato é o e-mail. Vou fazer um e-mail ou comunidade apenas para isso, depois divulgo.

2 - Essa versão gratuita só lista 150 recados. Então, a medida que novos recados  são enviados, os mais anteriores vão sendo deletados pelo sistema, por isso não tenho como recuperar as informações. Se alguém põe um pedido, pergunta ali naquele espaço miúdo e temporário, eu não tenho como garantir que terei como reler o que foi escrito e por isso se fizer cobranças de algo pelo menos relembre o que foi escrito lá. Minha cabeça é muito limitada pra reter e nem sempre tenho paciência pra ficar anotando tudo o que escrevem lá

3 - Eu havia feito uma parte do blog para pedidos,  mas não dei conta, por isso decidi não atender mais pedidos. Então, se fizerem pedido saibam que não tenho como obrigatório atender. O que atendo, faço por respeito e amizade, dependendo de como a pessoa pede, e se for uma pessoa que não agradece não acho que seja válido atender novamente. E gosto de muita calma, muita, muita, muita calma.
 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe