Pesquisar neste blog

Pensando na alegria 1

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Gostaria de pedir mais um pouquinho da paciência de vocês. Eu mesmo tenho falado com meus amigos e minha mãe: estou blogando tão pouco!
Tem dias que tenho tanta coisa pra falar e compartilhar e falta tempo. Há períodos em que quase nada sai da cabeça. Ou ela se direciona para coisas que estão lhe retendo mais profundamente a atenção.
Hoje, fiquei lendo e meditando sobre várias idéias e pontos de vista nos blogs que acompanho.
Isso me deu vontade de mexer um pouco nos meus dedos e escrever algo que seja edificante para alguém.
Ultimamente, tenho notado e vivido alguns dos meus desencontros, e tenho desaprovado algumas coisas que fiz. Estou consciente de que preciso melhorar e acho que posso e devo fazer dessa consciência uma força motivadora para continuar me aperfeiçoando.

Indo pros "finalmentes"...

...quero aqui compartilhar um pouco do que aprendi em um episódio de Bob Esponja. É sério! Apesar de tudo que se fale a respeito dele, alguns dos seus episódios oferecem lições muito úteis.
O episódio basicamente mostra Bob Esponja com um simples cartão (ou bilhete, algo assim) de papel e mostra o materialista, perfeccionista e correto Lula Molusco incomodado com a felicidade, alegria que Bob Esponja tem com uma coisa aparentemente sem valor (na sua visão).
Bob Esponja não só é feliz com aquele "cartão " como consegue fazer mil e uma proezas com ele. Todo dia inventa uma nova forma de usar o cartão e extrai dele um modo de se divertir, assim, não há monotonia, a alegria do cartão é renovada. Com muito bom humor, Bob Esponja segue reinventando o seu dia com aquele simples cartão.
O cartão vai pra cima, vai pra baixo, é utilizado na cozinha, em novas brincadeiras, para coçar o corpo, enfim, parece que tudo é possível com aquele cartão.
Toda essa possibilidade e alegria de Bob Esponja ofuscou a visão de Lula Molusco, que viu realimentado e agigantado o desejo de ter a mesma alegria. Para isso Lula Molusco chegaria a oferecer tudo o que tinha pra ficar com aquele cartão.
Bob Esponja, desinteressado de verdade (quem assiste o desenho sabe como ele é), concedeu o seu simples cartão a Lula Molusco.
Com o cartão em mãos, Lula Molusco não soube o que fazer. Ele tinha tudo o que fazia o outro tão invejavelmente feliz, mas não sabia comno extrair daquele objeto tanta alegria.
Na verdade, ele queria estar alegre, e via no objeto a ponte para a alegria desejada. Mas não sentiu o mesmo. Não conseguia fazer o mesmo.

Algumas reflexões creio que podem ser feitas a partir desse episódio!

1 - Muitas vezes desejamos a mesma alegria que outra pessoa tem e imaginamos que essa alegria se origina no que ela possui. Creio eu que não é assim. O que está em nosso coração, o modo positivo ou negativo como vemos o mundo, as coisas, as pessoas, as situações é que podem resultar em alegria ou não no coração;
2 - As coisas mais simples podem nos alegrar, depende do modo como nos relacionamos com essas coisas simples, do valor que damos a ela de verdade;
3 - É preciso aprender o que realmente queremos pra nós mesmos, sem tomar como referência apenas uma única voz do discurso, daquele que parece irradiar alegria. Aquilo que ele possui não nos fará felizes apenas pelo fato de que o faz feliz;
4 - É preciso ser criativo para procurar situações que nos alegrem e para dar alegria ao que temos ao nosso alcance.
5 - Lula Molusco trocou suas coisas mais preciosas por um objeto que, na sua avaliação, lhe traria alegria também. É preciso tomar cuidado com as coisas que desejamos. Muitas vezes, essas coisas não nos trarão a alegria necessária/prometida, e poderão nos empobrecer tanto materialmente quanto espiritualmente. Esse desejo pode cegar a pessoa para aquilo que realmente é importante para sua vida.

Foram estas algumas pequenas conclusões a que cheguei. Tenham todos uma ótima semana.
 

Seguidores do blog

Mais lidos