Pesquisar neste blog

Equilíbrio e cooperação - uma importante lição

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Há anos atrás assisti esse curta na internet. Trata-se de Balance (Equilíbrio). Lançado em 1989, na época ganhou o Oscar de melhor filme na categoria.
Balance é uma produção genial, de mensagem eternamente viva. Ele fala sobre a importância da cooperação entre os indivíduos e o desastre da ganância e do egoísmo. Os personagens são cinco indivíduos, todos iguais um ao outro. Eles vivem em uma pequena plataforma no espaço. 
A dinâmica que garante sua sobrevivência é a coordenação harmônica entre todos, o que gera um ambiente em que cada um sabe que precisa do outro para sobreviver e continuar equilibrado naquele espaço.

   

Assim, sempre que um deles se move, os outros devem fazê-lo, para assegurar que a plataforma não caia, e naturalmente evitar que todos morram. A tensão, o conflito se inicia quando um deles traz uma caixa para a plataforma. Todos ficam curiosos quanto ao seu conteúdo. E mais do que isso: desejosos pela caixa. Assim, a cooperação passa a ser abalada por conta do individualismo e do egoísmo. O objetivo é se apossar da caixa. Ela até poderia ser, de algum modo, posta na plataforma sem prejudicar o equilíbrio. Mas a caixa passa a simbolizar algo que fará um ou outro superior pelo simples fato de tê-la, fazendo com que o interesse vital pelo equilíbrio se perca e prepondere o egoísmo. Esse egoísmo leva cada um a querer se desfazer do outro, de modo que o outro seja eliminado. Assim, cada um deles vai sendo posto para fora da plataforma, por conta do desequilíbrio causado pelos movimentos de cada um. Eles já não agem para se manter vivos em cooperação, mas para se destruírem reciprocamente. Até que resta apenas um sobre a plataforma, só que a caixa está do seu lado oposto, o que faz com que este não possa mais se movimentar ou despencará do alto como os demais.
 

Seguidores do blog

Mais lidos