Pesquisar neste blog

Cuide bem do seu blog

sábado, 13 de junho de 2009

Uma palavra me fez blogar até hoje: cuide bem do seu blog.
Na verdade, o blog é como uma pessoa mesmo que a gente vai com todo cuidado zelando, vendo, alimentando, fazendo crescer, mas principalmente exercitando liberdade, imaginação, comunicação e respeito.
Eu "blogo" desde 2003, quando os blogs ainda eram chamados weblogs. Meu trabalho de conclusão de curso (TCC) foi sobre os blogs como ferramenta jornalística. Naquele época, o descrédito da grande mídia e de vários jornalistas a respeito dos blogs era muito grande. O único portal que parecia ver nos blogs uma importante ferramenta de comunicação era o IG.
Infelizmente, o meu blog de 2003 era hospedado no Blogger da Globo e foi deletado após algum tempo sem qualquer aviso. Então, em 2005, voltei a blogar no Blogspot do Google, por algum tipo de solidão (essa solidão é que, na época, ninguém na minha cidade gostava de falar sobre o que eu falava nem gostava de ver e ouvir o que eu via e ouvia).
Tinha também vontade de expor minhas idéias textos, reflexões e poesias.
Entre 2007 e 2008 comecei a compartilhar gráficos. É que adoro imagens bem-feitas, que fazem pensar, repensar, que mexem com a imaginação, que dão fascínio! As imagens conseguem muitas vezes convencer melhor que as palavras. Em vários momentos, podemos reconhecer que imagem e texto formam uma dupla imbatível! Meu objetivo, assim, foi criar e casar textos e imagens, como uma forma de comunicação conjunta.
Hoje, esse humilde blog até que tem alguma receptividade. Essa semana passei dos quatro mil visitantes únicos por dia, com quase 14 mil acessos diários. Foi meu recorde. Assim, até aqui, mês após mês, o número de pessoas que acessam esse blog tem crescido. Mas, não sei até que ponto vou conseguir manter esse ritmo. Pra mim, tudo bem, se só tivesse uma única pessoa, minha motivação seria a mesma.
O que tenho notado é que começaram a surgir muitos blogs parecidos com o meu, que tentam equilibrar essas duas coisas: download (lado prático de quem procura algo no Google) e mensagem (necessidade espiritual ou de conhecimento). Notei que até alguns dos meus leitores e usuários têm seguido os mesmos passos e do mesmo jeito que eu: fazer textos, bem subjetivos com mensagens espirituais e molduras, é uma fórmula. Até encontrei textos meus publicados noutros blogs sem crédito algum. Eu não ligo, a cultura brasileira é muito piratóide. Poucos são motivados a criar, transformar. Por exemplo, até na televisão brasileira, tudo o que pensei ser original é cópia e muito mal-feita; por exemplo, os programas da Globo e SBT. Soube disso após assinar TV e ter acesso pela net a TVs de outros países.
Por que molduras? As molduras podem decorar os desktops, serem impressas, aproveitadas em calendários, álbuns, capas de DVDs, CDs, cartões digitais e impressos, projetos gráficos os mais variados. Também estou criando scraps, mas ainda não tou compartilhando. Isso só daqui a alguns meses. Novamente, deixo bem claro que nem todas as que compartilho são minhas. Na verdade, praticamente todas da net são gratuitas, pois os autores, com exceção dos de scrap, são, em sua maioria, amadores.
O projeto de tutoriais está em andamento e devagarzinho vou começar a soltar.
Não pretendo ficar só nisso. Adoro tipografia e pretendo passar um pouco do meu limitado conhecimento no blog. Tava até pensando em fazer outro blog, mas receio que seria melhor em língua inglesa, pois o interesse dos brasileiros nessa área é desmotivante. Pra o leitor que ainda não sabe, tipografia é um conjunto de técnicas e conhecimentos referentes ao ato de fazer e usar letras; mais modernamente, as nossas conhecidas fontes de computador. Antes disso, na Idade Média, os livros eram escritos à mão com caligrafias espetaculares, que se combinavam com texto e imagens. Muitas letras eram formadas com agrupamento de imagens até. Era e é uma arte única e impressionante.
Faço fontes de computador também, bem como escaneio letras feitas por mim pra enfeitar textos, daqui a pouco mostro como vai ser.
Mas, não sei se vai haver espaço no blog pra isso. Tou pensando em ter um domínio próprio. Não é caro e Deus vai me ajudar.

Tava pensando em comercializar DVDs, mas, sem pressa, vou ver como faço!
Queria dizer isso, mas não dou certeza se vai ser do jeito que tou falando. Como sempre tou revendo muito do pouco que tenho em minha vida.
O mais importante de tudo é a liberdade. Ame sua liberdade e valorize sua fé!

Montagem com fusca (nada fiz; só pra brincar; PNG)

Para baixar clique na imagem!

Nada fiz de mais, só queria brincar um pouco.Claro que o espaço transparente é a frente do fusca.
 

Seguidores do blog

Mais lidos