Pesquisar neste blog

Como não ser enganado na webcam e não ter os vídeos das suas conversas compartilhados na internet

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como não ser enganado na webcam e não ter os vídeos das suas conversas compartilhados na internet

Este é um assunto muito sério, então sugiro que leia o texto na íntegra, mas se quer logo saber como se precaver contra a prática da gravação via webcam vá para as linhas numeradas logo mais abaixo.
Fiz este texto numa tentativa de ajudar pessoas que são vítimas de armação neste sentido ou atyé esclarecer para outras como a exposição via webcam co0m desconhecidos pode ser perigosa.
Esta é uma das práticas mais comuns hoje em dia na internet: a comunicação por vídeo através de MSN, Facebook e sites diversos que oferecem a possibilidade de encontrar novas pessoas e ter conversas com elas por vídeo.
Ocorre que a comunicação dependendo dos interesses das partes pode ser levada para a prática da exibição das partes sensuais e até mesmo para o chamado sexo virtual.
Talvez, acho eu, por conta da quantidade de pessoas sedentas por ter este tipo de encontro, muitas vezes com a alma alimentada por um crescente universo de fantasias eróticas, muitas pessoas acabam encontrando no sexo virtual um escape para um contato mais íntimo com outra pessoa. Esse contato pode lhe oferecer vantagens muito significativas, acho eu, porque o sexo virtual, a exibição erótica cara a cara com um desconhecido, não traz os perigos da vigilância da sociedade, não tem o risco de disseminar doenças venéreas, oferece ainda a possibilidade de exclusão do contato, se este não for mais necessário. Este outro alguém com quem eu, você pode se comunicar pode estar longe vivendo até noutro país, com uma realidade que aparentemente foge ao seu universo, não oferecendo muitas vezes qualquer chance de aproximação ou gerar desconfianças de traição, se a pessoa for casada, por exemplo.
Salas de papo específicas para qualquer assunto, sites como Omegle, Chatroulette e similares oferecem a possibilidade de encontrar um desconhecido de qualquer lugar do mundo e com ele conversar, matar o tempo, etc. Mas a motivação de muitos usuários desses serviços é bem conhecida: o exercício das fantasias eróticas e se possível o sexo virtual. Isto sem citar os diversos tipos de golpes financeiros que muitos tentam aplicar.
A procura por experiências virtuais assim é tanta que existe até o que posso chamar de prostituição virtual: pessoas se vendem por uma quantia em dinheiro para fazer strip-tease na webcam ou outras tipos de peripécias eróticas. Há até sites que possibilitam isso oferecendo acesso a câmeras exclusivas com strippers profissionais que cobram de acordo com o que o usuário desejar.
Não sou contra a interação virtual e se alguém que praticar sexo virtual deve ser respeitada sua liberdade de escolha, a pessoa faz o que acha melhor, contudo acho importante que ela conheça os riscos e esteja ciente de que há consequências. Sobretudo, o que se deve temer é o uso ilícito, injusto, fraudulento e vil que pode ser feito por esses mecanismos. Para ser mais exato, é a gravação de tudo o que você fizer na webcam e a consequente publicação na internet de todo conteúdo desse vídeo.
Uma das pragas virtuais, neste contexto, que tem se alastrado é a gravação do vídeo que é transmitido enquanto se conversa pelos diversos dispositivos e sites virtuais.
Não vou entrar no mérito das câmeras escondidas que muitos utilizam para gravar vídeos para ou fazer uso pessoal deles sem o conhecimento da pessoa. Ou ainda que o outro tenha conhecimento, alguém grava o vídeo e o espalha na rede nos diversos sites de compartilhamento de vídeos especificamente eróticos, que, com algumas exceções, adotam a terminação “tube” em seus nomes de domínio.
Então, se for tem algum tipo de contato que envolva principalmente vídeo, sendo pessoas conhecidas ou desconhecidas, lembre-se de que está depositando sua confiança no outro e que existe a possibilidade de ter a conversa gravada em vídeo, som e texto. E lembre-se de que o mundo está cheio de pessoas mal-intencionadas cuja consciência faz com que acreditem que não estejam fazendo nada de tão grave assim.

Então como não ser enganado(a) numa comunicação via webcam? Como reconhecer que estou sendo gravado(a)? Sugiro que siga os seguintes conselhos:

1 - Primeiramente, esteja ciente de que existem programas que simulam qualquer vídeo na webcam de modo que pareça real, mas não é. Trata-se de um vídeo falso transmitido por meio de um programa que simula uma webcam. Esse tipo de vídeo e de perfil se chama fake (falso, em inglês). Geralmente, o internauta vilão escolhe pessoas atraentes para esse perfil falso e com vídeos longos que podem trazer cenas variadas, caso alguém peça algo em específico.
2 - Hipótese: a pessoa lhe adicionou no msn, facebook, etc. Você conhece essa pessoa de algum lugar? Se não, comece a desconfiar. Se tem algum interesse em conhecer a pessoa veja se ela tem algum amigo e comum, tente conversar com esses amigos em comum e tentar ver quem ela é. Nunca caia no argumento: "Ah! Não conheço a pessoa, mas ela me adicionou e teclou comigo na webcam, ela é real!"
2 - O desconhecido que lhe adicionou parece ser brasileiro ou mais ou menos da sua região? Se não parece familiar desconfie inteiramente.
3 - Se mesmo assim você adicionar o desconhecido, em nenhum momento dê seu número de celular para ela ou qualquer outro número de telefone. Peça o da pessoa e se der ligue sem id.
4 - Caso extremo: você ignorou tudo isso e aceitou teclar com o desconhecido. Aí este desconhecido pede logo pra ligar a webcam ou você mesmo fica curioso e pedindo pra ver esta pessoa pela webcam, a pessoa dá uma de tímida, algo assim. Enfim, mesmo que ela não aceite ligar a webcam e aos poucos vá cedendo, continue desconfiando. Aí finalmente você ou ela aceitou. Você pensa "Puxa! A pessoa é muito interessante e até inteligente ou até parece burra, ingênua, sem maldade!". Mesmo assim, nunca largue a desconfiança.
5 - Não acredite em palavras tecladas apenas, peça para se comunicar por microfone pelo MSN ou outro dispositivo. A pessoa diz que não possui esse recurso. Se mesmo assim você ou ela insiste em continuar a comunicação, acho infalível que você peça para ela escrever um nome específico em um papel. Se ela não quiser REJEITE INTEIRAMENTE continuar a conversa ou se expor de modo erótico, se for o caso.
6 - Desconfie quando a pessoa ficar brava, chateada com sua conduta de desconfiança. Exija que a pessoa mostre de verdade que é real, porque existem vídeos falsos como já falei que podem simular várias coisas que você pedir. Mas fazer a pessoa desconhecida escrever um nome ou uma frase num papel e lhe mostrar pela webcam não é nada de mais se ela quiser ganhar sua confiança.

Observação: existem outras táticas usadas pelos fakes, como fazer uma pessoa de verdade ficar com você em uma webcam e ganhar sua confiança. Porque alguns ganham até dinheiro com a publicação de vídeos assim. No caso de pessoas reais fica muito difícil saber se a pessoa tem o objetivo de gravar o vídeo do que vocês fizerem em uma webcam ou até mesmo compartilhá-la no Orkut, Facebook, compartilhadores de vídeos, etc. Então reflita, avalie se está preparado para arcar com a exposição do seu corpo sem o seu consentimento.

Isso tudo acontece porque, penso eu, falta na sociedade um preparo adequado para que as pessoas usem a internet com segurança. As pessoas aderiram a internet, o governo batalha para torná-la cada dia mais popular e acessível, mas os riscos deste meio de comunicação e interação não foram suficientemente debatidos. Assim, os golpes virtuais pululam até mesmo entre pessoas famosas, pessoas estudadas e formadas em diversos níveis, mas que não têm o conhecimento necessário e o devido cuidado para que suas atividades na internet não terminem por prejudicá-los de algum modo.
Acredito até por conta disso que deveria existir uma iniciativa maior por parte do governo e das instituições privadas a fim de preparar as pessoas para não caírem em golpes virtuais ou ficarem expostas a algum tipo de constrangimento com sua imagem por conta do uso da internet.
É preciso entender ainda que uma vez conectado à internet sempre existe algum tipo de risco, considerando que os navegadores de internet (Firefox, Chrome, Internet Explorer, entre outros) e os próprios sistemas operacionais estão em constante fase de aprimoramento e investigando possíveis brechas e falhas de seguranças em sua própria composição. Veja por exemplo as atualizações do Windows Update,  elas quase sempre procuram corrigir vulnerabilidades de segurança, algumas consideradas importantes e outras críticas. Então, todo cuidado é pouco.

Como fazer fotos ficarem com formas de letras






Com o Photoshop é possível preencher fontes (letras) de computador com uma única imagem ou imagens variadas à nossa escolha. Nesse caso, as imagens escolhidas foram as imagens de uma criança. Especificamente, é meu lindo primo, o Lucas.

Esse efeito é bem legal pra colocar em cartões, convites, e montagens em geral.

Para esse efeito escolhi a fonte LMS School Girl Crush (http://www.dafont.com/lms-school-girl-cru.font):




Passo a Passo:

1 - Escolha a fonte para o efeito. Como vai ser posta uma imagem dentro de cada letra (ou de conjunto de letras), escolhe-se uma fonte larga, que possibilite uma maior visualização das imagens escolhidas. Não precisa ser a que escolhi, mas uma que seja robusta ou larga.

2 - Selecione as imagens que serão utilizadas como fundo para as letras. Se o nome é composto de, por exemplo, cinco letras, como foi o nome Lucas, escohem-se cinco imagens.
Obs.: A parte da imagem que será posta como fundo, preferencialmente, deve corresponder à área do rosto do mesmo. Neste caso, deve-se dimensionar proporcionalmente a imagem para ficar em um tamanho que dê uma boa visualização do rosto.

3 - Abra o Photoshop
. Escolha Arquivo>Novo ou clique em Ctrl+N. Para testes, eu escolhi o tamanho de foto 15X10 cm, 200 DPI. Escolhi 200 DPI porque as fotos/imagens de câmera digital comum geralmente têm 72 DPI e quando colocadas dentro do novo documento há um choque significativo no tamanho.

4 - Agora clique na ferramenta de texto (ícone letra T; atalho letra T). Escolha a fonte desejada para a montagem. Escreva o nome desejado, no caso, o da pessoa a ser retratada.


5 - Utilize o comando Ctrl+T. Esse comando vai dimensionar o tamanho do texto de acordo com o que for visualmente melhor pro usuário.No caso, fiz o texto com tamanho de 80 pontos.


6 - Agora vá no painel de camadas (atalho F7) e com a camada selecionada, clique com o lado direito em cima do texto e escolha rasterize o texto (rasterize type). Lembrando que não é para clicar em cima do olho mas clicar com o lado direito do mouse no meio do nome da camada.


Rasterizar significa transformar a camada de texto numa camada plenamente editável pelo Photoshop. Isso é importante porque existem ações e efeitos do Photoshop que exigem que o texto (imagem escalável) seja transformado numa camada com características, por exemplo, de jpeg.

7 - Agora abra as imagens escolhidas para a montagem. Para o nome Lucas escolhi cinco fotos dele que valorizassem o seu rosto.
Obs.: Você pode puxar a camada de cada foto para dentro do arquivo com o nome rasterizado de Lucas (do exemplo) ou uma de cada vez e aplicando os efeitos necessários, ou antes de aplicar qualquer efeito. Eu escolhi puxar aos poucos: puxava cada imagem em separado para dentro da montagem com o nome e dava a forma da letra.

8 - Uma vez rasterizado o texto, vamos trabalhar agora a principal parte: fazer com que as imagens fiquem com a forma das letras escolhidas.

Selecione a letra L (por exemplo) e com a ferramenta de seleção retangular selecione apenas a letra. Veja na imagem abaixo a ferramenta de seleção retangular selecionada. Essa ferramenta deve isolar a primeira letra.



Uma vez isolada essa letra, vá em Layer>New layer via cut (camada>nova camada>camada via recorte). Isso fará com que essa letra seja transformada numa nova camada e ao mesmo tempo recortada do nome completo. O ideal é que cada letra seja transformada em uma nova camada.

9 - Agora vá na camada da fotografia que foi arrastada para dentro da montagem e a coloque/encaixe com a seta de movimento (atalho letra V) na letra, de tal modo que fique uma boa visualização do rosto que se deseja retratar. Posicione a letra na parte desejada. Agora, trabalhando com a camada da letra, vá em Select>Load Selection (Seleção; Carregar seleção). Isso fará com que uma área de seleção na forma da letra fique selecionada. Atenção: só funciona se na aba de camadas a camada da letra estiver ativa e visível.


Agora, ative a camada da imagem/foto e vá em Selec>Invert selection (Seleção>Inverter seleção), isso inverterá a área de seleção. Pressione a tecla del para deletar, apagar essa região selecionada. Após deletar a área de seleção a camada da imagem deverá ficar no formato da letra.


Repita esse procedimento com todas as letras até completar o nome escolhido. Podem ser aplicados efeitos nas camadas ainda de sombreamento, textura e relevo e conseguir uma imagem mais diferenciada:



Espero que este simples tutorial ajude a quem possa interessar. Qualquer dúvida basta perguntar por e-mail ou comentário.



Tutorial de: Jackson Angelo
 

Seguidores do blog

Mais lidos