Pesquisar neste blog

Como numerar uma monografia no Word

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Para quem não sabe também trabalho com formatação e revisão textual de monografias,  isto é, não faço a monografia, apenas a formato de modo que fique conforme as normas da ABNT. E também elaboro apresentações de slides para trabalhos acadêmicos. Pelo que, por muitas outras razões, estou planejando um blog na área de educação já para março.
Essa foi uma dificuldade que a maior parte das pessoas que conheço e até eu mesmo no início sofri: numerar o TCC sem ter que salvar o arquivo em duas partes.
Este tutorial se baseia no Word 2007. Nele vou ensinar como inserir a numeração em uma monografia a partir da introdução sem deixar a parte pré-textual com numeração. Geralmente, muitos pessoas que estão redigindo o seu TCC (Trabalho de conclusão de curso) ou mesmo outros tipos de trabalhos acadêmicos sentem dificuldade neste tipo de formatação. Por isso, muitos deles fazem assim: salvam o arquivo do TCC em duas partes: uma para ser numerada, que é a parte que vai da introdução até o final; e outra para não ser numerada, que corresponde à parte pré-textual. Assim, na hora da impressão conseguem entregar com obediência à norma de numeração da ABNT.
Vale lembrar que conforme normas para trabalhos acadêmicos da ABNT, a monografia ou TCC são numerados a partir da introdução.
O método é simples:
1 - Posicione o mouse na frente da palavra introdução, que é o título do capítulo;
2 - Vá no menu de layout e escolha quebra > quebras de seção > próxima página
Observação: para facilitar a visualização da formatação do documento, clique no controle de parágrafo (mostrar tudo), atalho Ctrl + shift + * (asterisco - símbolo acima do 8);
3 - Vá no menu inserir > número de página > Formatar número de páginas. Na caixa que abrir escolha, procure por numeração de página > iniciar em: escolha 0 (zero); este valor é escolhido porque a primeira folha da mono não é contada como sequência da numeração da monografia;
4 - Vá com o mouse para a primeira folha da monografia. Dê dois cliques na parte do cabeçalho. Esta parte é acima da primeira linha de qualquer página. Agora clique em inserir > número de página> início de página. Escolha a que o número estiver no canto superior direito.
5 - Agora volte para onde está o início da palavra introdução no capítulo introdução, onde foi introduzida a quebra de sesão. Dê dois cliques na área do cabeçalho. Vai aparecer a informação: "mesmo que a seção anterior". Vai aparecer no menu Design a opção marcada "vincular ao Anterior". Desmarque essa opção apenas clicando sobre ela.
6 - Agora vá no início da monografia onde está o número 0 (zero) da primeira seção, na capa da monografia e delete o número zero. Basta selecionar o zero e deletar. Lembrando que para trabalhar, formatar a numeração é preciso sempre clicar duas vezes rapidamente na área de cabeçalho.
Pronto! O trabalho já está com a numeração formatada de acordo com as normas da ABNT. Daí não precisa salvar o arquivo em duas partes.
Pelo desculpas pelo vídeo sem narração, mas não gosto muito do modo que narro, então apelo para os textos e legendas. Espero que ele seja útil.


 

Seguidores do blog

Mais lidos