Pesquisar neste blog

Como baixar álbuns inteiros do Picasa para o computador

segunda-feira, 26 de julho de 2010




O Picasa é um programa super-versátil. Além de ser um excelente visualizador, organizador e editor de imagens, ainda possui recursos muito úteis, que mostram como o Google compreende o comportamento do internauta. Por isso, o Google sempre apresenta novidades que facilitam demais a nossa vida digital.
Um dos melhores recursos do programa Picasa é sua integração com a página do servidor do Picasa. O servidor do Picasa é onde ficam armazenadas as imagens utilizadas nos diferentes serviços do Google, tais como o Blogspot e Orkut..
Especialmente pra quem faz montagens, os álbuns do Picasa são uns dos melhores recursos da net para encontrar facilmente imagens organizadas por categoria.
Se for preciso uma imagem da Turma da Mônica, basta acessar a página do Picasa e procurar por imagens com esse tema.
Então vamos aos passos:

1 - Acesse a página do Picasa no endereço: http://picasaweb.google.com. Se já estiver logado no Google e já tiver ativado o serviço, será direcionado à sua página pessoal do Picasa. Se não estiver logado, basta logar na caixa que pode nome de usuário e senha. Mas para o recurso de baixar álbuns inteiros do Picasa não é necessário estar logado nem possuir conta no Google.
Encontre o link pra download e baixe o programa
Na imagem abaixo estão marcados os locais importantes: endereço, caixa de procura, acesso à conta, criação de conta e o link para o download do programa Picasa.



2 - Baixe o instalador do programa na página inicial do Picasa. Você pode conhecer todas as ferramentas do programa no seguinte link: http://picasa.google.com/support/bin/static.py?page=guide.cs&guide=16027&topic=23911&answer=156359.
Se não está contente com o visualizador nativo do Windows, pode configurar o programa para abrir os seus principais formatos de arquivos de imagem.
Abaixo uma imagem em que estão marcados a escolha da pasta onde vão ser salvos os arquivos e outras configurações especiais. Se quiser deixar tudo como o programa pré-configura ok.


3 - Após a instalação já estará disponível no menu de controle dos álbuns do Picasa o recurso de fazer download do álbum inteiro para o seu computador. Os álbuns baixados ficam armazenados na pasta minhas imagens, em uma subpasta chamada "Downloaded Albums".
Para treinar um pouco, destaco uma pasta recheada de arquivos ótimos para montagens e trabalhos com desenhos e artesanato em geral: http://picasaweb.google.com/axelim6. Nessa galeria do Picasa há 85 álbuns todos muito bons: imagens de Pucca, Moranguinho, revistas, moldes, Dora, Backyardigans, entre outros.
Bem, antes do Picasa era preciso salvar imagem por imagem de cada álbum, o que tornava a tarefa muito cansativa. Agora, basta um clique no menu superior da página do álbum onde está escrito "Fazer download" (clique na imagem e veja em tamanho maior). A primeira opção desse menu é "Fazer download para o Picasa".
Pronto, o Picasa automatiza todo o download, antes se abre uma caixa prévia mostrando o que vai ser baixado. Apenas clique em download. Se não quiser clique em cancelar.

Ainda nesse menu há ainda três recursos utilíssimos. O primeiro é o de impressão, com níveis muito sofisticados de configuração, facilitando bastante a tarefa.
O segundo é o de colagem. Colagem é uma técnica de fotografia muito utilizada em sites de montagem online. Ela consiste em espalhar as fotos de modo que fiquem umas sobre as outras, criando um efeito muito legal de fotos sobrepostas.
O Picasa automatiza essa tarefa também, tanto com as imagens dos álbuns existentes na plataforma quanto no computador do usuário.
O terceiro recurso é o de criação de filmes. No próximo tutorial ensino como fazer uma apresentação de slides de modo muito fácil com o Picasa e uma colagem bem legal pra fazer portfólio das molduras do site, por exemplo.
A apresentação de slides pode ser muito útil em uma festa, por exemplo, de aniversário. Daí, são escolhidas fotos especiais para a ocasião e por aí vai. Neste recurso do Picasa, ainda podem ser adicionados efeitos de transição, configuração das letras, inserção de música, etc.
Espero que seja útil pra você tudo o que escrevi aqui. Um abraço!

Tutorial de Jackson Angelo

Como conseguir texturas e elementos jeans para montagens

Existem diferentes modos de conseguir imagens de jeans para serem utilizadas em montagens e scrap.
As imagens de jeans podem, basicamente, ser de dois tipos: transparente, para ser utilizadas como elemento individual, por exemplo, bolsos, riatas de calças; "achatadas', não-transparente, do tipo textura, bacoground, geralmente no formato jpg.

As formas mais comuns de conseguir esse tipo de imagem são:

1 - Através de patterns (padrões) de editores gráficos, principalmente Photoshop e programas similares. Abaixo um tutorial em vídeo sobre como usar patterns (padrões) no Photoshop.



Esse segundo tutorial é do excelente site http://www.etutoriais.net/. Aproveite e veja todos os tutoriais desse canal no Youtube:





2 - Através do escaneamento de imagem. Ponha a parte desejada do jeans para ser escaneada. Transfira a imagem escaneada pra o editor gráfico e faça as alterações necessárias: balanço, brilho, contraste, cor; apagar partes indesejadas, etc.
No link abaixo eu ensino um pouco sobre alguns passos e técnicas para escanear imagens no Photoshop:
3 - Através de tutoriais da internet. Selecionei alguns em português e na língua inglesa:
- http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/08/tutorial-como-criar-uma-textura-jeans-1.html;
- http://9tutorials.com/2007/11/06/realistic-denim-jean-texture-from-scratch.html;
- http://www.insidegraphics.com/textures/photoshop_textures_tones.as;
- http://www.graphicrating.com/2009/05/11/tutorial-realistic-jeans-texture-in-photoshop/;

4 - Através dos vídeos do Youtube, basta procurar por 'textura jeans Photoshop'. Selecionei os vídeos abaixo com tutoriais a respeito. O primeiro está em inglês, o segundo em português.





5 - Através de uma boa fotografia. Munido de uma câmera semi-profissional fotografe a parte do jeans desejada para ser elemento isolado, transparente ou para usar como textura, background. Recorte a parte necessária com o Photoshop e salve no fromato necessário.

Dicas e texto: Jackson Angelo
 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe