Pesquisar neste blog

Cartazes de festivais de rock estilo metal - afinal, o que querem dizer?

sábado, 11 de abril de 2009

Tou deixando aqui para fins de uma reflexão sobre os valores que abertamente são defendidos e ostentados nos cartazes de festivais de rock. Esses especificamente são, com raras exceções, realizados na Alemanha, onde o estilo metal possui muitos admiradores, um mercado fortíssimo e bandas reconhecidas internacionalmente em todos os subgêneros. O Wacken Open Air, realizado na Alemanha, por exemplo, é considerado por muitos como o maior festival do mundo de estilo metal. Sobre essa particularidade da Alemanha, recomendo ler:
http://whiplash.net/materias/especial/040577.html
http://www.novometal.com/materias/exibir.php?id=23
Se não é uma expressão religiosa não haveria tanto uso de símbolos universalmente religiosos, em sua maioria pertencentes ao que se convencionou chamar de satanismo: as bestas, os demônios (na forma popular comumente narrada, tão diferente do que diz o texto bíblico), a cabeça de bode, entre outros. Até as letras (elementos tipográficos) utilizadas procuram expressar alguma ligação com o "lado negro da força": muitas das fontes utilizadas na composição dos cartazes pertencem a filmes de terror famosos ou decoradas com chamas possivelmente do quinto dos infernos. Os traços dão uma impressão de confusão, caos, desordem, estado de revolta e inquietação espiritual e psicológica. O nome de muitos desses festivais possui o termo inferno, ou que remonte algo dentro desse macabro universo de significação. Esses fatos demonstram algum conhecimento de elementos revelados no texto bíblico. Porém, aqui a força não vem de Deus, nada que lembre os valores bíblicos se faz presente. Apenas, Satanás e sua trupe, representando talvez um grito de liberdade de uma sociedade descrente, que já não vê verdade principalmente nas instituições religiosas.
Sei que não tou contribuindo em nada pra nenhum tipo de discussão, mas a impressão, a imagem fortíssima que esses cartazes passam é de um culto ao diabo, ainda que seja só pra ironizar a sociedade e seus valores tão mesquinhos e hipócritas. Do mesmo modo como os cartazes de cultos evangélicos ou católicos procuram reunir elementos que demonstrem a supremacia de Deus, esses cartazes defendem e exibem o seu contrário. Claro que muita gente gosta do estilo metal apenas como música, outros o fazem como expressão total de sua personalidade: admiram as músicas, o vestuário que se tipificou com o estilo e o que seus ídolos dizem, fazem pra eles é doutrina. Um certo cantor, o Marilyn Manson, é considerado por muitos de seus admiradores como deus, mestre, imperador. O Orkut está recheado de comunidades destinadas a exaltá-lo. Algumas pessoas ouvem, compram (afinal são indivíduos livres), mesmo conscientes do que as letras de muitas músicas claramente defendem, do que toda simbologia envolvida nesse universo quer dizer, quer afirmar.
Tenho um sobrinho que é um garoto saudável, alegre e super agradável como pessoa, extremamente sociável e simpático. Certo dia, ele tava navegando na internet e conseguiu algumas letras do seu grupo predileto, o Iron Maiden. Ele constatou letras impregnadas de mensagens claramente ofensivas à doutrina cristã, aos bons costumes, a tudo que é justo e correto, etc. e tal. Mesmo assim, afirmou que iria continuar ouvindo porque gostava do som. Na verdade, li bastante o que os jovens que escutam músicas de diferentes grupos do estilo metal escrevem na internet, em fóruns de discussão ou até me dizem em conversas. Eles se acham totalmente convictos que gostam do som, reconhecem o que está escrito nas letras, mas pra eles toda essa simbologia não é nada, a letra não é nada.
Esse é um ponto crucial, porque se os hinos, as músicas influenciam tremendamente o carácter de alguém, por que letras que claramente atacam toda santidade, pureza e verdade de Deus e exaltam o poder e toda maldade de Satanás não influenciariam o carácter e o comportamento de alguém? Quantas vezes alguém louvando a Deus com sinceridade não sentiu sua proximidade? De outro lado, o que se aproximaria de alguém que canta músicas totalmente de acordo com a vontade de Satanás?
Sobre a ligação que se faz entre o satanismo e o estilo metal, o site http://whiplash.net tem uma explicação muito razoável, feita com seriedade. Se alguém se interessar em ler pode tirar suas próprias conclusões: http://whiplash.net/materias/curiosidades/000116-robertjohnson.html.
Jesus!
Os nomes dos festivais estão escritos embaixo das imagens seguintes!


Bang your head 2009

Blackfield Festival 2009

Derrame Rock 2009

Download Festival 2009

East Riding 2009

Ehrlich & Laut Festival 2009

Green Park 2009

Groezrock 2009

Headbangers Open Air 2009

Heavy-Metal.de 2009

Hexentanz Festival

A partir daqui, só as imagens prévias hospedadas no Google, clique e terá a imagem em tamanho real, um pouco maior. Os nomes dos festivais aqui estão em cima das imagens abaixo.

Kings of Metal
Legacy Fest 2009
Kaltenbach 2009Inferno Festival 2009
Hurricane Festival 2009
Obscene Extreme 2009NCN Festival 2009
Metal Inferno 2009
Mera Luna 2009
Maniacs of Rock 2009
Party San Open Air 2009
Sweden Rock Festival 2009
Rock City Open Air 2009
Rock Am Ring 2009
Resist to Exist 2009
Rehvolution Festival 2009
Suffering 2009
St. Gallen Open Air 2009
South Side Festival 2009
Slaughter Fest 2009
Serengeti Festival 2009
Vainstream Rockfest 2009
Sundowm Festival 2009
Summer Breeze 2009
Summerblast 2009
Summer Nights Open Air 2009
Zoon Zonisphere
Zita Rock 2009
Wolfszeit 2009
With Full Force 2009
Wacken Open Air 2009

O importante não é o lugar onde você está, mas como está seu coração.


O importante não é o lugar onde você está, mas como está seu coração. Se tiver alegria, bondade, paz, certamente elas me seguirão onde quer que eu vá. (Jackson Angelo)

Algumas dicas para scraps (sites, fóruns, freebies)

Estas dicas foram ou criadas agora por mim ou recebidas por e-mail entre ontem e hoje. É possível receber uma lista atualizada de scraps gratuitos assinando os grupos do YaHoo:
http://groups.yahoo.com/group/DigitalScraphouse/ e http://groups.yahoo.com/group/pspscraphouse/
Mas, é preciso criar uma conta no Yahoo (o próprio site explica como), após isso fazer login. E se desejar receber uma lista de scraps gratuitos dos próprios designers e de indicações de outros usuários, se associe GRATUITAMENTE aos grupos acima-citados. Essas indicações são recebidas por e-mail diretamente na sua caixa postal.
O problema pode ser o idioma, a maioria está em inglês. Por que? Porque o scrapbooking digital agora é que está se popularizando no Brasil, mas é tremendamente popular nos Estados Unidos. Lá as pessoas costumam valorizar o trabalho dos artistas pagando pelos kits, o que faz com que esses mesmos designers se motivem a compartilhar kits e elementos gratuitos para scrapbooking.
Para isso, navegue, por exemplo, através do google translate: basta digitar o endereço desejado e escolher o par de idioma para tradução.
Os arquivos estão em sua maioria hospedados no 4shared.com, um serviço de armazenamento gratuito de arquivos. Basta clicar no link indicado pelo site dos designer, tá bem destacado o termo download (ou baixar). Vai abrir uma nova página com um contador, de 10 a 45 segundos, depende do tamanho do arquivo. Após a contagem, baixe o arquivo. Praticamente, não há limites chatos para baixar, exceto algumas vezes quando você tentar baixar mais de um arquivo ao mesmo tempo.
Para deixar bem claro o que é scrapbooking digital, consultei a wikipedia e encontrei a seguinte informação (em 11 de abril de 2009):

"Scrapbooking surgiu como um hobby há mais de 100 anos e está cada vez mais presente nos dias de hoje,sendo um método seguro para armazenamento de fotos e guardar nossas lembranças.

De um modo geral Scrapbook ou scrapbooking é a arte de decorar álbuns fotográficos. Porém pode – se usar esta técnica também para fazer convites de aniversários, casamentos, chá de panela..., agendas, marcadores de livro, lembrancinhas e tudo que sua imaginação permitir. O Scrapbooking se divide em duas partes: o artesanal e o digital.

Conhecido também como álbum de memórias ou de retalhos.

O termo “scrapbook” vem de papéis coloridos brilhantes que eram chamados de “scrap” sendo originalmente os recheios dos primeiros álbuns. Tendo início há muitos séculos, através de diários, jornais e livros. A arte de Scrapbook teve origem na Alemanha passando então para Inglaterra. No século XVII havia um tipo de “álbum” chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações; estes diários eram feitos à mão. Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, nesse “álbum” havia pensamentos e recordações, sendo costume na época colecionar cabelos dos amigos como lembrança. Nos Estados Unidos, a arte do Scrapbook chegou há mais de cem anos, desenvolvendo-se principalmente no norte da América, em regiões como Salt Lake City em Utah, onde se concentram muitas famílias da religião Mórmon.

Hoje em dia, a diferença básica entre os primeiros álbuns de scrapbook e os de hoje são as fotos. Por volta de 1880 quando a primeira câmera foi inventada, as fotos de família foram aparecer nos álbuns. Países como Inglaterra, Austrália, mas principalmente nos EUA, scrapbooking é uma arte expressiva que mostra fotos e recordações de uma forma segura e criativa em álbuns.

Os materiais mais utilizados são: papéis acid free, cola acid free, fotos, canetas acid free, linhas, botões, ilhóses,tinta acrílica e tudo o que possa conferir mais beleza e harmonia, guardando assim o momento registrado nas fotos, sem o risco de desbotar, manchar ou se descolar com o tempo."

Sobre o scrapbooking artesanal, há um dicionário bem atualizado no scrapjackie.

No scrapbooking digital, basicamente, existem kits e elementos. Os kits são conjuntos de elementos que podem ser combinados de vários modos, dependendo da criatividade do usuário, para combinar diferentes projetos gráficos: calendário, montagem de páginas super decoradas para colocar fotos (podem ser impressas para álbuns ou decorar livros, etc.), cartões, montagem de fotos digitais pra compartilhar na internet, montagem para colocar como marcadores em diferente objetos, entre outras. Os elementos mais comuns são frames (molduras), doodles (ornamentos meio que desenhados à mão livre), botões (bem tradicional), papers (são background ou imagem de fundo para fazer a montagem desejada e adicionar os elementos), laços (de diferentes tipos), beads (miçangas, pedrinhas, etc.), wordart (palavra com fundo transparente que enfeita a composição pode vir com imagens ou não). O formato mais comum dos elementos em scrapbooking dital é o png.

Sobre o formato PNG, acho que expliquei direitinho aqui:

http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/03/sobre-o-formato-png-utilizado-em.html

Abaixo, indico algumas comunidades do Orkut só pra scrapbooking digital (clique nos nomes e seja direcionado à comunidade indicada):

Digital Scrapbooking;
Scrapbooking Digital;
Amor por Scraps;
Eu Amo Scrapbooking (o artesanal e o digital)
Apaixonadas por Scrapbooking.

Há na net excelentes fóruns sobre scrapbooking, entre os quais destaco:

http://www.scrapworks.com.br/forum/portal.php
http://scrapbook-bytes.com/
http://www.dsmemories.net/

No Google, se desejar basta procurar por fóruns de scrapbooking digital. Vai obter muito bons resultados.

NO YOUTUBE (clique no nome youtube e já está pronta uma busca específica) HÁ DIVERSOS TUTORIAIS SOBRE SCRAPBOOKING, a maior parte em inglês, mas dá pra visualizar como se faz. DESTAQUEI DOIS:

1 - Criando um paper:

2 - Criando um wordart


Abaixo, destaquei só alguns freebies que recebi hoje pelos grupos do Yahoo que indiquei acima. Por favor, agradeça aos artistas que os criaram, pois eles consomem tempo, esforço, energia e criatividade. Não vou postar os links diretos, isso é desrespeito aos seus direitos autorais; portanto, tão aí alguns links. Quem quiser mais, se associe aos grupos citados sem nenhum custo. E escolha os kits e elementos gratuitos que desejar.
Spring Love
available at Simply Beautiful Scraps, Creative Scraps & TKO Scraps



Danielle [DMK Designs]
http://dmkdesigns.blogspot.com/

Neste site tem ótimos e muito bonitos scraps gratuitos (em francês)
http://petitmoineaux.blogspot.com/search/label/Freebies


Easter Egg Hunt
Download here:

I love denim scrap
http://seachellscrapz.blogspot.com/2008/09/i-love-denim-scrap-freebe.html


Country Garden
http://cinnamonscraps.blogspot.com

Summer Dreams Freebie
http://swheatcreations.blogspot.com/






Kit Deep Blue Sea, disponível em:
http://sabresquillandparchment.blogspot.com/


Obs.: Não garanto que os arquivos e links estejam online ou no mesmo endereço, por conta da mobilidade e peculiaridades da própria net.

Assim, espero ter ajudado a quem desejar adquirir scraps gratuitos que, basicamente, não é um dos meus objetivos no momento. Os links e indicações feitos aqui são de grande ajuda. Aconselho navegar nos links indicados pelos próprios blogs e sites, vai encontrar muita cosia boa pra baixar. Uma abraço bem sincero e forte a todos!
 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe