Pesquisar neste blog

Deviantart - como cadastrar, baixar, procurar e compartilhar seus arquivos

sábado, 17 de outubro de 2009

I - O que é a Deviantart?

A Deviantart.com é um serviço online que oferece ao público da internet uma coleção gigantesca de recursos gráficos para utilizar com diversos programas. São, até aqui, mais de oitenta milhões de arquivos, continuamente crescendo. Há arquivos desde muito profissionais até uns bem amadores. Contudo, nada disso faz sentido se o usuário não souber utilizar. Vários brasileiros, inclusive eu, possuem contas na Deviantart.
Ao se cadastrar o usuário registrado ganha uma página com espaço muito bom para anunciar, compartilhar e até comercializar seus produtos digitais. A Deviantart por ser muito acessada é uma ótima vitrine pra artistas gráficos.
A maioria dos recursos gráficos disponíveis na Deviantart está em inglês, que é a língua oficial da plataforma, embora seja possível encontrar em nosso idioma, em russo, espanhol enfim, em diversos idiomas.
Para quem procura imagens gratuitas a Deviantart é uma ótima opção. Nas verdade, ela é fundamental.
A página inicial é: www.deviantart.com.
Usuários não-cadastrados são submetidos a algumas limitações. Então, como a Deviantart oferece o cadastro gratuito, recomendo cadastro para ter acesso com mais liberdade aos arquivos. É possível escolher uma conta Premium. Conta Premium em serviços de internet significa que o usuário está pagando por uma conta especial sem limitações de uso.

II - Como se cadastrar na Deviantart?


Para se registrar/cadastro acesse o link onde está escrito JOIN (afiliar-se):
https://www.deviantart.com/join/

Abaixo uma imagem da tela de cadastro com a tradução necessária para preencher os campos (para quem tem dificuldade com língua inglesa; clique na imagem pra ampliar):

Uma vez feito o cadastro, é possível acessar, mesmo com conta gratuita (free) os recursos disponíveis na Deviantart.

III- Como encontrar imagens e recursos gráficos adequados para o meu projeto na Deviantart?

A imagem acima é a caixa de busca da Deviantart. Ela permite encontrar por palavras-chaves os recursos disponíveis em seu sistema. Na caixa onde está escrito search procure a palavra-chave. Por exemplo, se deseja imagens e recursos gráficos que tenham a ver com coração, digite coração. Até esta data não existe nada com a palavra coração na Deviantart. Então, tente em outra língua. A palavra corazon (coração em espanhol) registrou 15155 resultados; a palavra heart (coração em inglês) registrou 2623828 (quase trezentos mil. Impressionante!). Abaixo apenas as primeiras que encontrei neste momento:

Pela maior quantidade de resultados, recomendo sempre iniciar buscando as palavras-chaves com termos de língua inglesa. Tente o tradutor do Google se não souber; ele permite escolher diversos pares de línguas, mais do que suficiente:
Para acessar os resultados obtidos clique nas imagens prévias da página que se abriu. Para navegar entre as páginas, avançando clique next page (próxima página), na parte inferior da página acessada. Para retornar à página anterior clique em previous page, conforme imagem abaixo:
IMPORTANTE - é possível encontrar recursos específicos com as palavras-chaves desejadas. Por exemplo, se quiser uma animação flash que tenha coração, vá na categoria flash e digite na caixa de pesquisa a palavra-chave heart (visto que a palavra coração não tem ainda).
E se, como eu, deseja potencializar seu Photoshop, Gimp, Illustrator, e outros com brushes, actions, shapes, etc., vá na categoria resources e stock images (recursos e banco de imagens); procure a subcategoria application resources (recursos de aplicativos/programas) e pronto lá estarão subcategorias de aplicativos.
Por exemplo brushes (pincéis) de Photoshop com corações. Vá no link de application resources e digite na caixa de pesquisa heart. Vai aparecer quase duas mil brushes que tenham coração:
http://www.deviantart.com/#catpath=resources/applications/psbrushes&order=9&q=heart

Abaixa uma mínima prévia das brushes (pincéis) de coração que encontrei na primeira página de resultados:

Esses recursos são imprescindíveis pra obter resultados e efeitos em montagens e molduras. Mesmo pra um usuário amador como eu ou até um profissional. Na verdade, vários sites de design costumam apontar os melhores recursos gratuitos da internet e os da Deviantart sempre estão incluídos nessas seleções.
Por exemplo se quer fazer um projeto sobre a Pucca e quer encontrar algumas imagens diferentes dela, tente a Deviantart. Na caixa de busca pesquisa Pucca. Se quiser imagens unicamente, vá em digital art. Se quiser recursos de programas vá onde falei anteriormente.
Abaixo uma prévia da primeira página de resultados buscando em todas as categorias:

O que impressiona na Deviantart é a multiplicidade de trabalhos, de pontos de vista, de técnicas. Os fãs de artistas e personagens famosos de desenhos, fimes, etc., costumam contribuir muito com trabalhos bem originais.
Pesquisando em brushes encontrei uma que vem especificado um termo de uso em que o autor quer apenas que lhes sejam dados créditos pelo produto; abaixo incorporei (outro recurso ótimo da Deviantart para blogueiros). A Deviantart permite incorporar cada um de seus recursos, imagens em um blog através da incorporação. Basta procurar por "embeb" (quem edita blog já deve saber o que é isso) copiar o código e colar no código html de sua postagem.

Pucca brushes by ~ilargi-stock on deviantART


Algumas informações úteis sobre termos de uso, copyright, etc.
A Deviantart possui um arsenal de 19 categorias principais de arquivos, das quais depois falo uma por uma, tentando ser o mais simples possível. Por enquanto, vou falar a grsoso modo e só o que é de interesse para montagens digitais.
O que pode ser em comum entre todos os arquivos são os termos de uso de cada uma delas. Creio que para uso pessoal: imprimir pra meu uso, colocar no meu computador como wallpapaer, no meu quarto, numa capa de caderno, mostrar aos meus amigos, colocar numa montagem minha, coisas desse tipo, nenhuma delas oferece restrições.
Algumas imagens apresentam tarja ou marca d'água do artista. Então, em muitos casos são para comércio direto com o autor ou para simples exposição.
Muitas estão disponíveis apenas para comércio (buy print - comprar impressão).
Todavia, em muitos casos, é fácil contactar o autor e perguntar a ele sobre algum possível uso que queria fazer de algum trabalho deles, isto, quando não já vier especificado na própria página do artista.
Infelizmente, a gente muitas vezes quer abraçar toda a internet, (como já fiz e até faço) mas sem uma compreensão adequada de netiqueta e de língua inglesa. Algumas vezes, mesmo com um tradutor online, é preciso ter um conhecimento básico de inglês.
Em termos de imagens mesmo, recomendo buscar imagens na categoria digital art:
Digital Art (arte digital)- como o nome diz, são artes, imagens feitas digitalmente pelos usuários do serviço. A categoria digital art possui 19 subdivisões, que representam diferentes estilos e técnicas digitais: Drawings; Vexel; Mixed Media; Miscellaneous (miscelânea); Photomanipulation (fotomanipulação); 3-Dimensional Art (arte dimensional); Paintings & Airbrushing; Pixel Art; Text Art; Vector e Fractal Art. Depois só para ser mais preciso faço uma postagem/pesquisa básica sobre cada um desses estilos:
Link direto para esta categoria:
http://www.deviantart.com/#catpath=digitalart&order=9
Se os arquivos gráficos estão ali pra serem baixados é porque podemos baixar e fazer uso totalmente pessoal deles, mas não passamos a ter direitos de comércio sobre eles, a não ser que isto seja especificado pelo próprio artista que compartilha o arquivo.
Um tipo de licença de uso muito comum na Deviantart é a Creative Commons, (CC) conforme a imagem abaixo:

A licença CC possui esse círculo com dois Cs maiúsculos juntos. Ela é regida por um conjunto de princípios e já existem tipos bem diferentes dessa licença, mas em comum está a possibilidade de compartilhar e adaptar os recursos. Muitos artistas gráficos da Deviantart já contribuem com arquivos regidos por esse tipo de termo de uso.
Espero ter ajudado a quem está interessado em usar recursos gratuitos da internet em seus trabalhos e orientar como encontrar arquivos nesse universo gráfico que se agiganta a cada segundo: Deviantart.

2 comentários

  1. Eu tinha DeviantArt (JacareBiel era o meu nome de usuário), mas eu não gosto mais, pois descobri que:
    1 - "deviant" em português significa uma coisa muito forte;
    2 - É um site muito perigoso, pois gente do mundo inteiro está lá e nem todo mundo é quem diz que é;
    3 - Me distraía dos estudos, e eu ainda estou em idade escolar.

    Agora eu só posto meus trabalhos aqui: http://carlosgabriel-sempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber como as pessoas deixam um arquivo (.zip por exemplo) para baixar no deviant:
    ex: http://my.deviantart.com/messages/#/d4f2jxc

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos