Imagens de crianças com fome no Brasil e no mundo

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A HUMANIDADE ESTÁ FAMINTA: DE MORADIA, DE AMOR, DE ÁGUA, DE JUSTIÇA!

Amigo internauta, não quero criar polêmica nem sensacionalismo, mas sempre que vejo essas imagens, me vem à lembrança que isso acontece diariamente. Isso é fome, é falta do que comer, isso é falta de amor que a humanidade demonstra, isso é prova do que somos também, do que os nossos semelhantes são pra nós. Ainda que não seja diretamente culpa minha ou sua, mas como conjunto, enquanto nação, enquanto cidadão do planeta, cada um tem sua parcela de responsabilidade. Não é só na África, mas em todo o mundo. O mundo precisa de sua/minha ajuda. Lembre disso!
É difícil e duro esse discurso, porque tantas vezes o que ganhamos mal dá pra quitar nossos próprios débitos. Fora que os altos impostos pagos ao governo realmente parecem tirar toda nossa autonomia de ajudar o próximo, pois nos coloca a todos na posição de pessoas que precisam de ajuda, que também são frontalmente assaltadas, principalmente porque não vemos retorno prático de nossas contribuições.
Falo assalto onímodo, multiforme: nossa vida é roubada, nossos sonhos, nossas perspectivas por homens e mulheres que dançam num grande cabaret governamental. Dinheiro que até pra FMI que tanto nos explorou vai e os muitos milhões que morriam de fome no país cerca de oito anos atrás, alguns já morreram, e tantos outros milhares se juntaram a esse exército.
Trabalhamos quase metade de nossa vida pra pagar impostos, e outra metade da vida que nos sobra mal dá pra viver. Formamos um vale de ossos secos mesmo.
Mesmo assim, não deixe o amor se esfriar dentro de você. Procure se informar a respeito de ONGs, de instituições que prestam auxílio, que enviam ajuda com sinceridade, sem espetáculo. Informação pelo menos, depois vou coletar um material com links interessantes onde você pode pesquisar e fazer algo. Mas pense na sua localidade, ame o seu próximo e o seu distante. Se o seu distante é difícil, o que está próximo de você é menos difícil.
Se nada puder fazer, ore. E agradeça a Deus cada instante por ter o que comer, por ter o que vestir, onde repousar a cabeça. A bíblia diz que devemos chorar com os que choram e sorrir com os que sorriem. Assim, se está feliz ótimo, devemos estar felizes pela sua alegria; mas se achar quem necessite de ajuda, entenda sua dor e se for possível faça alguma coisa por alguém.
Nunca tive tanto medo de divulgar fotos pois todas essas devem ter direitos autorais, mas senti vontade de fazer essa lembrança, mesmo sendo desobediente à Lei.
O mar é muito mais extenso e tem muito mais areia.


PAI (Melissa)

Pai, venho eu lhe pedir
Pelo mundo aqui
Pelos meus irmãos
Pai, estamos em oração
Esperando por Ti
Vindo nos buscar


Pai, não demore chegar
Tá difícil aguentar
Ver o irmão chorar
Pai, muitos a perecer
Sem o pão pra comer
Sem ter como viver
Tá difícil, Pai


Pai, estenda a tua mão
Sobre a vida do irmão
Cobre com amor
Pai, sim lute por nós
É difícil vencer
Nos ajude, Pai!
Abaixo uma apresentação em powerpoint, muito difundida sobre o Especial Feridas Abertas da Fome, publicado pelo Jornal do Commercio, Recife, em 05 de setembro de 2008 (www.jc.com.br), que mostra textos e informações sobre a fome no Nordeste, do qual faço parte. Como bem enfatizam Ciara Carvalho e Carol Almeida, autoras do texto: "histórias de crianças, adultos e idosos que aqui ganham voz e rosto, contrariando a sina desse povo acostumado a nascer, viver e morrer calados.
Você tem visto esse povo em algum lugar?

18 comentários

  1. essas imagens sao chocantes .estou espantada!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Jackson Angelo, diante deste desastre humano que é a fome, o que vc. sugere que façamos ?

    ResponderExcluir
  3. Robson, vou só repetir no que já escrevi: "Mesmo assim, não deixe o amor se esfriar dentro de você. Procure se informar a respeito de ONGs, de instituições que prestam auxílio, que enviam ajuda com sinceridade, sem espetáculo. (...) Mas pense na sua localidade, ame o seu próximo e o seu distante. Se o seu distante é difícil, o que está próximo de você é menos difícil.
    Se nada puder fazer, ore. E agradeça a Deus cada instante por ter o que comer, por ter o que vestir, onde repousar a cabeça. A bíblia diz que devemos chorar com os que choram e sorrir com os que sorriem. Assim, se está feliz ótimo, devemos estar felizes pela sua alegria; mas se achar quem necessite de ajuda, entenda sua dor e se for possível faça alguma coisa por alguém."
    Politicamente, devemos ser mais participativos. Nunca nos achar sozinhos. Há fome de justiça em muitas pessoas. Devemos escolher bem nosso governantes, participar ativamente dos processos políticos, a começa pelo nosso próprio município.
    Só um pouquinho disso já pode ajudar futuramente. Obrigado por participar.

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo, somente Deus é quem poderá resolver esta situação, não os governos humanos.

    ResponderExcluir
  5. diz a palavra q no fim dos tempos muitas coisas iriam acontecer inclusive a ganancia de muitos homens, a fome e a morte. nao se escandalizem com tudo isso pois Jesus ja nos advertiu de tudo, apenas mantenham sua fe firme diante de Deus e pratiquem a bondade o todo s pois ele tambem nos ensinou...

    -AMARAS A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO TEU PROXIMO COMO A TI MESMO, PORTANTO, TUDO QUE QUISEREM QUE OS HOMENS VOS FACAM DEVEIS FAZER TAMBEM AO TEU PROXIMO.

    Deus abencoe a todos voces.

    ResponderExcluir
  6. nossa como futura pedagoga fico frustada em ver estas cenas,as vezes tenho vontade de desistir do meu sonho,de educadora,mas a esperança de não mudar o mundo porém de diminuir a tristeza da humanidade;acredito que se cada um de nós amarmos os proximo,fazer tudo que estiver ao meu alcançe;nao sei como muitas pessoas
    podem deitar e dormir sossegados,com tantas tristezas em pessoas passando por tantas dificuldades se veem a beira da morte,parabens por seu trabalho

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo trabalho e pela atitude,pela força e coragem que vc teve em expor não só as fotos mas tbm suas idéias.
    Com certeza irei passar adiante.

    ResponderExcluir
  8. - Reamente é chocante ,eu me sinto invergonhada em ver o quão essas pessoas precisam de nós,Reclamamos tanto de nossas vida,sendo que na verdade elas dariam tudo para poder ter um pouquinho de que temos, !!!!
    é como diz uma certa frase
    ''VOCÊ ODEIA A SUA VIDA,ENQUANTO ALGUMAS PESSOAS SONHAM EM TER A SUA VIDA''

    ResponderExcluir
  9. caraca to chocada... to quase chorando aqui!
    tenho um trabalho de escola para fazer sobre campanhas ajudando essas crianças necessitadas, e o seu site aposto que vai estar lá !

    ResponderExcluir
  10. disse JESUS EM SUA PALVRAS VINDE A' MIM TODOS OS QUE ESTAO CANSADOS E SOBRE CARREGADOS QE EU VOS ALIVIAREI , TOMAI SOBRE MIM O MEU JOGOQUE SUAVE E MEU LARDO E' LEVE E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA VOSSA ALMA ........VEM DEUA E ELE CHEGARA A' VOS ELE QUE SALVA A' TODOS

    ResponderExcluir
  11. NOSSA,Isso o terrivel aqui em são paulo gente desperdiçando comida pra capas e lá na africa por exemplo jente que morreria por um prato de arroz,feijão e um pedação de bife,Que deus os Protejas todos eles.

    ResponderExcluir
  12. Não me conformo com a quantidade de pessoas falando sobre deus.
    O pior cego não é o que não quer enxergar?
    Enquanto estão sentadinhos, na internet, vendo a fome dessas crianças, há também homicídios, violência e intolerância com todos que são ou pensam diferente, tráfico de drogas, morte de policiais, famílias arrasadas por causa de bebidas e de traições, homens bomba, crianças e adolescentes sendo estuprados, pais de família vítimas de latrocínio, mulheres e crianças sendo espancadas, todos os tipos de barbáries que estão ocorrendo e vcs falam em deus????
    Se o bem vence sempre e se deus é o bem, pq o mundo está cada vez pior e ele nada faz?
    Ah, já sei... quem passa por essa situação é pq mereceu, a gente nao sabe o que fizeram para merecer isso, nao é?
    Que bondoso esse deus, estou admirada!
    Ah, tem o livre arbítrio... se ele é onisciente já sabia o que aconteceria e nao faz nada pq? não é onipotente?
    Se é, pq nao acaba com o mal?
    Agora me admira os senhores se acharem tão superior aos seus semelhantes, já que deus deu tanto a vcs e nada a tanta gente. Vcs nao cometem "pecados", nao é?
    Já pararam prá pensar em quantas coisas erradas já fizeram, falaram ou pensaram e nao foram "castigados"?
    Que pai é esse que condena filhos à miséria, à fome, às doenças, ao fogo eterno?
    É esse tipo de amor que os senhores dão aos seus filhos?
    Poupem-me!
    Copiando parte do texto do autor Jackson:
    "A bíblia diz que devemos chorar com os que choram e sorrir com os que sorriem. Assim, se está feliz ótimo, devemos estar felizes pela sua alegria;"
    Já que é assim, SIGAM A BÍBLIA, chorem por essas crianças e por todos que sofrem, pq existem tantos necessitados que um sorriso vindo dos lábios de vcs seria um ultraje!
    NÃO SEJAM EGOCÊNTRICOS, vcs não são melhores que nenhum outro ser vivo. Não fazem nada a mais que essas pessoas para merecerem ter mais. Se o caso é ter fé, eles não tem motivos para isso, foram esquecidos pelo tal deus, são repugnados pela sociedade burguesa, eles só acreditam na dor que possuem!

    ResponderExcluir
  13. Espero que não aprove apenas o que lhe convém, Jackson

    ResponderExcluir
  14. Lya, você realmente queria seu comentário publicado. E agradeço pela sua participação. A questão principal é independente de religião "procurar fazer algo pelo seu próximo". Porque devem exisitir pessoas na sua localidade que também devem precisar de algum tipo de ajuda: carinho, palavras doces, um pratinho de sopa, ajuda financeira, um remédio, uma roupa, uma orientação etc. No dia a dia nos mantemos muito afastados dos necessitados. Mas eles devem estar em algum lugar e não deve ser difícil encontrar. Quanto ao seu questionamento sobre Deus confesso que lhe entendo e que tinha o mesmo pensamento. Até mesmo quando tive meu encontro com Deus eu cobrava e questionava coisas dele neste mesmo sentido. Afinal, nossa mente imagina que este mundo e que alguém com tanto poder pode transformar o mundo de um segundo para outro. E ele pode sim. Porém, este ser por vezes incompreensível (Deus) tem seu caminho na tormenta e mesmo para Ele quando se transfigurou e veio ao mundo sofreu barbaridades, humilhações, privações e provações as mais diversas. Não é fácil para Deus ver este mundo assim. Mas eu não sou como Ele, o pensamento dele e o modo dele agir é diferente do meu. Não posso me queixar da minha vida quanto ao fato de que Ele já me guardou de muitos males, já passei por meningite, assaltos, violências, humilhações insuportáveis, perseguições, três dengues, doenças diversas que me levaram a passar meses internado em hospital à beira da morte etc. Tive vitórias e derrotas também como qualquer ser humano. Deus se preocupa sim e Ele faz alguma coisa mas é que o que prepondera na imagem das pessoas é a quantidade de fatos negativos. Conhecendo a natureza destrutiva de muitos seres humanos, acho que se o planeta ainda existe é porque Deus tem muito a ver com isso, porque se tivesse dependido apenas desta nossa raça e "unida" família humana a situação seria bem, bem, bem pior.

    ResponderExcluir
  15. como faço para chegar até este povo, preciso dar um pão,alguém sabe como chego lá?
    regianes.araujo@hotamail.com

    ResponderExcluir
  16. Jackson, pela primeira vez faço um comentário no seu site. Quero agradecer pela sua iniciativa em se preocupar com o próximo. O amor está se esfriando e eu penso da mesma forma que você... faço o que posso pela meu irmão, mas não podemos mudar o mundo sozinhos, são pessoas como você que nos faz ter mais ânimo quando estamos preces a desistir. Mais uma vez, obrigado pela sua atitude em nos levar mais próximos de um verdadeiro Deus "que é o verdadeiro amor".

    ResponderExcluir
  17. DÓI MAIS É VERDADE:

    REFLEXÃO


    É UM MITO DIZER E NÃO FAZER! EU PENSO QUE DEMONSTRAR A ALGUÉM QUE AMA VAI MUITO ALÉM DE SIMPLESMENTE DIZER QUE AMA ATÉ PORQUE SE TORNANDO UM HABITO DE DIZER TODOS OS DIAS. AINDA QUE POSSA PARECER ESTRANHO ESSA HIPÓTESE,AMAR SÓ COM PALAVRAS ALGUÉM, VERDADEIRAMENTE CONSISTE EM ATITUDES,AÇÕES QUE NÃO SERIAMOS CAPAZES DESSE ATO INDEPENDENTE DE QUEM QUER QUE SEJA , SOMENTE O PRÓXIMO, SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO DE DAR A VIDA PELO OUTRO.DESTA FORMA,COMO O SER HUMANOS EGOÍSTAS E "RACIONAIS QUE SOMOS" MATAMOS NOSS0S SEMELHANTES COM OLHAR, LÍNGUA E PESAMENTOS VENENOSOS E DANÇAMOS COMO HIPÓCRITAS DE BONS SAMARITANOS DEPOIS, SOMOS O QUE SOMOS 99,99% CARNE,ACUMULAMOS PECADOS TODOS OS DIAS, ESCONDIDOS EM NOSSA MENTE . É TRISTE CONHECERMOS A PALAVRA E NÃO CONSEGUIMOS FAZER,PENSAR,E AGIR COMO JESUS CRISTO NOS ENSINOU.É MELHOR ENTÃO QUE DIGAMOS QUE GOSTAMOS DE ALGUÉM. É MAIS VERDADEIRO E NÃO MENTIRMOS PARA DEUS QUE NOS AMA INCONDICIONALMENTE.DEVEMOS PROCURAR FAZER "O BEM SEM OLHAR A QUEM" E PEDIR QUE O AMOR DE DEUS E A MISERICÓRDIA DELE NOS ALCANCE TODOS OS DIAS. amém meus amados.

    ResponderExcluir
  18. Somos guerreiros em busca de ajudar o próximo. www.guerreirosolidario.com
    Parabéns Jackson

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe