Pesquisar neste blog

Matança de baleias e golfinhos nas Ilhas Faroe, Dinamarca

domingo, 21 de dezembro de 2008



Baleias são animais sensíveis, sociais com sistemas nervosos altamente desenvolvidos. Eles têm uma capacidade profunda para sofrer angústia, terror e dor. Cada ano, os habitantes das ilhas Faroe matam baleias piloto e outros cetáceos pequenos.
A matança se realiza assim: em cima de lanchas, os insulanos de Faroe dirigem as baleias primeiro a uma baía. A perseguição pode ser prolongada. As baleias exaustas, apavoradas e confusas são dirigidas eventualmente na superfície. Aqui o banho de sangue começa. Os insulanos de Faroe martelam 2.2 kg de ganchos de metal repetidamente na carne viva de cada baleia até o cabo de ganchos. Então, uma faca com 15 cm faca é usada para cortar pela gordura e descarnar até a coluna vertebral. Logo os vasos sanguíneos principais são cortados. A baía fica toda manchada de sangue, em uma cena horrível com baleias agonizantes e mutiladas.
A chacina é celebrada em uma carnavalesca atmosfera de entretenimento. Doutrinadas desde cedo, as crianças são liberadas um dia fora da escola para assistir a diversão. Elas correm até a baía e trepam em cima das carcaças de baleias mortas.
Todo ano, cerca de 2.000 baleias são ndirigidas à praia e cruelmente mortas nas Ilhas Faroe, a meio caminho entre as Ilhas de Shetland e Islândia. Durante séculos, os Insulanos de Faroe tem caçado baleias piloto. Embora as Ilhas sejam um protetorado da Dinamarca, ela tem o seu próprio Governo e regulamentos que governam a caça de baleias piloto ou "grind" (moer) como é conhecido.
Os habitantes das Ilhas Faroe não têm na carne de baleia nenhuma necessidade de subsistência, e muito da carne é partido para apodrecer e ser esvaziada; não pode ser exportada, pois é poluída com metais pesados e outras toxinas e então não pode satisfazer os padrões de saúde da EU para comida humana.
De acordo com legislação das ilhas Faroe, é permitido também caçar certas espécies de cetáceos pequenos diferente das baleias piloto, entre elas: Golfinho Bottlenose e toninhas de Harbour (também há regulamentos específicos para esta caça). As toninhas são mortas com espingardas.

O texto acima é uma tradução livre minha, da petição online para pôr fim a esta matança. Tentei resumir e colocar o que achei mais importante. Colabore e assine também.
Link da petição:
http://www.thepetitionsite.com/1/end-whale-dolphin-slaughter-in-the-faroe-islands
Álbum do Picasa com fotos e explicações sobre a matança:
http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/colaborandocomanatureza/albumid/5270058639809281665?alt=rss&kind=photo&hl=pt_BR
 

Seguidores do blog

Mais lidos