Pesquisar neste blog

Atualize o navegador de internet

Recomendo enfaticamente a atualização dos navegadores de internet.
Muitos internautas enfrentam sérias dificuldades ao acessar tanto esse blog quanto diversos outros espalhados na internet. Essas dificuldades podem ser tantas que o site pode não carregar completamente ou até não ser acessado.
Inúmeros recursos existentes nos sites podem ficar impedidos de ser executados também se os requisitos necessários para isso não forem igualmente suportados. Um bom exemplo disso são os recursos que exigem atualização frequente do que se chamam plugins.
Entre as diversas causas das dificuldades de acessar um site a que mais se destaca é a falta de atualização do navegador (browser) de internet. O navegador é o programa utilizado para acessar e navegar nos sites.
Os mais conhecidos para desktops são: Cortana (Microsoft), o Firefox (Mozilla) e o Chrome (do Google). Para smartphones que utilizam sistemas iOS e Android, podem ser destacados: Chrome, Safari (específico para iOS), Firefox e Opera. Há diversos outros, recomendo que o usuário leia bastante para se informar e se manter atualizado sobre os programas que usa em seus dispositivos diversos.

Riscos de segurança por falta de atualização dos navegadores

Além das dificuldades de acesso aos sites, existe uma crescente necessidade de tornar a navegação mais segura e de se defender dos riscos de navegação que aumentam a cada dia, porque igualmente aparecem novas falhas de segurança nos navegadores. Estas falhas são exploradas por pessoas mal-intencionadas que inventam vírus, scripts e outros mecanismos e os espalham na internet, fato que coloca a privacidade dos dados do internauta e o controle da sua navegação em sérios riscos.
A cada nova falha de segurança, a cada aumento das tecnologias e recursos necessários para acessar os sites, os navegadores são atualizados pelos seus produtores para que os internautas reduzam os riscos de sua navegação na internet e mantenham-se mais protegidos.
Obviamente que os programas de segurança, como antivírus, anti-spyware, firewall, entre outros, precisam ser igualmente atualizados, mas eles também dependem destas atualizações, tanto do sistema operacional quanto dos navegadores, em se tratando especificamente da navegação na internet.
Por isso, o internauta precisa manter-se atualizado quanto ao programa utilizado para navegar na internet. Os navegadores utilizados atualmente são todos gratuitos. Não conheço versões comerciais destes programas e espero que continuem gratuitos.

Qual o melhor navegador?

Não vou entrar no mérito da questão de explicar qual o melhor navegador de internet existente. Eu particularmente prefiro o Firefox da Mozilla, mas, na prática, quanto a alguns recursos que preciso, só o Internet Explorer atende algumas funcionalidades de alguns sites. Isto no meu caso, não sei explicar especificamente a razão. Por exemplo, para acessar minha conta do Banco do Brasil, os recursos instalados e exigidos pelo aplicativo instalado só funcionaram com o Internet Explorer na versão 9, versão atual desse navegador. (texto antigo, mas deixo aqui como registro pois vi que ainda acontece dessa forma, com as devidas mudanças de versão).
O Firefox e o Chrome possuem recursos que agilizam demais a navegação, pois permitem a instalação e uso de diversos miniaplicativos, os chamados complementos, que dão ao internauta uma experimentação mais inovadora e dinâmica da internet. Esses complementos adicionam novas funcionalidades no uso de favoritos, histórico, visualização de imagens, navegação em abas, acesso mais ágil a alguns sites, segurança, entre inúmeros outros.
Contudo, é importante frisar que este aumento de recursos exige mais memória da máquina. Por exemplo, o meu Firefox chega a consumir até 500mb de memória, porque utilizo muitos complementos. Minha máquina felizmente está apta para essa exigência. Mas, recomendo instalar apenas o que for realmente útil e cujo uso não afete o desempenho e principalmente a segurança dos seus dados pessoais. Pesquise antes de instalar, leia os comentários, utilize a plataforma/site oficial para baixar complementos e aplicativos para computadores e celulares.

Novos recursos que melhoram a navegação

O Microsoft Edge ainda é um dos mais populares navegadores de internet, embora tenha perdido espaço para o Firefox da Mozilla e para o Chrome do Google. Já faz alguns anos que existe um recurso muito legal que também utilizo em computadores de trabalho e de outras pessoas é o de navegação privada (in private). Nesta navegação, o internauta não deixa dados gravados (senhas, históricos etc.) no computador. O internet Explorer e o Firefox, em suas versões mais atuais, permitem este tipo de navegação. Assim, o internauta não precisa apagar histórico. Convenhamos, tem sempre um curioso de plantão doido pra ver o que você estava vendo ou fazendo na internet. Este tipo de navegação, contudo, não elimina o risco dos keyloggers. Um keylogger é um programa espião que registra, sem que você saiba, tudo o que você faz na internet, tudo o que digita no teclado, tudo o que vê na tela etc. Proteja-se deles, utilize um bom antivírus e antispyware e os mantenha igualmente atualizados.
Há inúmeras outras vantagens nos navegadores mais atualizados, mas creio que o que já expus é suficiente. Pelo menos foi minha intenção.

Abaixo uma lista compilada em janeiro/2021 pelo portal 4gnews, com os navegadores mais utilizados do mundo e sua porcentagem de uso global, 
PosiçãoBrowserQuota (%)
1.ºGoogle Chrome63,62%
2.ºSafari17,68%
3.ºMozilla Firefox4,39%
4.ºSamsung Internet3,46%
5.ºUC Browser2,87%
6.ºOpera2,28%
7.ºInternet Explorer1,57%
8.ºEdge2,15%


Como atualizar navegadores de internet

Os navegadores possuem mecanismos que permitem, se bem configurados, que o próprio navegador verifique se há versões mais atuais deles e de seus complementos. Vá na menu superior dos navegadores e procure em opções ou ajuda (sobre).
Ou pode clicar nos links de atualização logo abaixo. Vou listar apenas de três: Firefox, Chrome e Microsoft Edge.

Página de atualização do Microsoft Edge:

Página de atualização do Mozilla Firefox:

Página de atualização do Chrome:

Em celulares e dispositivos que usam o sistema Android, a atualização dos aplicativos e também do navegador se dá por meio do aplicativo Play Store do Google. 

Para dispositivos e smartphones da Apple (Iphones).
Página de atualização do Safari:


Conselhos finais

Então, se tem dificuldades de acessar esse blog ou outros sites de internet experimente atualizar o seu navegador e tire suas conclusões.
A abertura e carregamento das páginas se torna mais rápido, e certamente os navegadores mais atualizados deixarão sua navegação mais segura. 

(Jackson Angelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos