Pesquisar neste blog

Excelentes sites com vetores gratuitos

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Para quem trabalha com montagens e molduras (mesmo nós usuários domésticos), e vários tipos de aplicações gráficas, usar vetores é um excelente recurso, principalmente quando são gratuitos e seus termos de uso podem ser facilmente verificados. Por isso, indico alguns sites que oferecem vetores gratuitos.
Por que é útil utilizar vetores? Porque eles têm uma imagem geralmente bem limpa, perfeita, podem ficar com qualquer medida sem perder resolução, além de estarem em alta. No Photoshop é possível abrir vetores em RGB e configurar o tamanho que precisamos para a montagem. Os vetores se transformam facilmente em elementos que ajudam a montar a imagem que queremos.

1 - http://123freevectors.com - até aqui mais de 900 arquivos gratuitos, todos de excelente qualidade. O melhor de tudo é que o download é no próprio site, basta acessar a página do arquivo, e procurar a palavra download e clicar. No arquivo de texto que acompanha cada arquivo, é apontado o link e e-mail de contato com o autor para saber sobre os termos de uso de cada imagem vetorial. Geralmente é livre para uso pessoal; para uso comercial tem restrições, mas é bom consultar ou o site do autor ou o próprio autor por e-mail.

  2 - http://freevectorgraphics.net/ - ótimo site, ótimos arquivos. Possui termos de uso e são gratuitos. O download é feito a partir do próprio site, sem espera, sem limites.

  3- http://dryicons.com/ - Impressionante arquivo de vetores e ícones, com três tipos de licença: pessoal, comercial, e comercial extendida. Pelo que li dá, a licença gratuita (free) permite fazer coisas pra usar em casa mesmo. Download pelo próprio site.

 
4 - http://www.iheartvector.com - um dos meus preferidos, com muitos tutoriais e vetores. Utilize as tags (marcadores) para facilitar a escolha. Está em inglês mas é muito fácil de navegar.

  5 - http://coolvectors.com - ótimo arquivo com vetores gratuitos. Ele indica o site dos autores originais e o tipo de licença de cada arquivo.

  6 - http://www.bittbox.com - tem um bom acervo de arquivos gratuitos. Vale à pena conferir.

Como fazer calendários com o Microsoft Word

Como fazer calendários com o Microsoft Word 2007

Se tiver o Microsoft Word, na versão 2007, tem a sua disposição uma ótima ferramenta para fazer calendários personalizados na língua portuguesa.

1 - Abra o programa. Clique no símbolo do programa (parte superior, lado esquerdo), conforme imagem abaixo:
Clique em Novo. Aparece uma lista de opções com documentos pré-formatados: instruções, memorandos, papéis, relatórios, receitas, calendários, etc. Há uma boa diversidade de modelos disponíveis, os quais podem ser carregados e editados no programa. Na guia calendários há modelos diversos para 2009 e 2010.

2 - Ao clicar nos links indicados, terá acesso aos modelos disponíveis no site da Microsoft diretamente no programa. Aí é só escolher e editar.

Para adicionar fotos em alguns, vá no menu superior de opções e escolha inserir. Procure pelo símbolo de imagem, conforme imagem abaixo. A partir daí escolha a imagem (foto) a ser inserida. Vá editando e achando espaço para a imagem. As caixas podem ser diminuídas e aumentadas, conforme necessidade do usuário. Para mexer no tamanho de modo proporcional, ao usar a tecla de aumentar/diminuir sempre pressione a tecla shift.

3 - Mudar/aplicar esquema de cores - os calendários já vêm com um sistema de cores previamente definido. As cores podem ser alteradas manualmente ou pode-se recorrer a outros sistemas de cores definidos pelo programa.
Para aplicar um esquema de cores definido, vá no menu superior e escolha a guia "layout da página".
Nessa mesma guia, podem ser alteradas as fontes utilizadas.

Como o programa está em português, vá dando umas mexidinhas, consultando a ajuda do programa (atalho: tecla F1). Na caixa de pesquisa da ajuda, clique uma palavra chave e obterá as respostas disponíveis.
Espero que estas pequenas dicas sejam úteis.
Dicas de Jackson Angelo
 

Seguidores do blog

Mais lidos