Pesquisar neste blog

As melhores pessoas

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022


As melhores pessoas identificam, assumem, reconhecem que têm suas chatices, suas inúmeras falhas, seus maus pensamentos, seus gritos agressivos sem razão de ser, suas raivas do nada, suas injustiças com inocentes, suas vítimas aleatórias e até escolhidas.
Mas as melhores pessoas nunca desistem de tentar melhorar e não repetir os mesmos erros. As melhores pessoas vão procurar pedir perdão e geralmente são também as que mais perdoam. As melhores pessoas podem até falar demais ou parecer mudas, mas com certeza são as mais dispostas a ouvir, inclusive o que seus lábios por desconhecimento e sua consciência por falta dos elementos necessários não identifica. Porque tem gente que não sabe o que faz, não sabe o que diz nem sabe dar nomes ao que vê, vive e sente, não sabe algumas vezes sequer pensar. As melhores pessoas reconhecem suas limitações e também das outras pessoas: falta de estudo, de conhecimento, de amor, de educação, de orientação, de trabalho, de dinheiro, de esperança, de exemplos etc.
Pessoas excelentes são capazes de te ferir, de se ferir, de me ferir e desferir flechas com destino certo e incerto. Mas elas vão ficar feridas com elas mesmas caso machuquem alguém. As melhores pessoas se arrependem de verdade de um erro, ainda mais quando envolve humilhação, injustiça, dor e sofrimento dos outros e, dependendo das circunstâncias, de si mesmas. As piores pessoas, por outro lado, fazem de propósito ou de modo inconsequente. O conceito de outro ser só existe para saciação dos seus objetivos, não importa se para o bem ou para o mal. A maldade, a injustiça, a dor e o sofrimento de outro ser ou lhe trazem animação ou nada lhe fazem sentir.
As melhores pessoas aprendem a lutar, contra-atacar, atirar, matar mas sabem retirar as balas e até deixar de usar certas armas. Elas até fabricam uma vingança, mas podem nunca fazê-la. São capazes de acusar e apedrejar, mas procuram todas as formas de compreender, corrigir, conscientizar, trazer a compreensão do erro e sua gravidade e amparar alguém na sua dor.
A perfeição é um conceito "redundantemente muito absoluto" para quem é relativo, frágil e temporário. Entendendo, analisando, diminuindo, lutando contra a imperfeição começamos a ficar perto, acho eu, do mínimo conceito de perfeição.

(Jackson Angelo, em 10/01/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos