Pesquisar neste blog

Dicas de saúde - cuidado com a limpeza de computadores e celulares

quarta-feira, 12 de julho de 2017


Diversas pesquisas no mundo comprovam que nos teclados, mouses, computadores em geral (desktop, notebooks, Ipads etc.) e celulares podem se desenvolver bactérias capazes de causas inúmeros problemas de saúde: diarreia, infecções, intoxicações alimentares, entre outras.

A ocorrência da proliferação de microrganismos nestes aparelhos se deve principalmente aos hábitos de higiene e alimentação dos usuários. Por exemplo, o hábito de fazer lanches e até refeições na frente dos computadores ou com manuseio constante de celulares, uma vez que fragmentos dos alimentos podem cair sobre eles e sem uma devida limpeza criam condições ideais para o desenvolvimento de bactérias, vírus e fungos, além de atrair insetos como formigas e baratas, que são portadores de vários microrganismos. Muitos usuários ainda não se aperceberam que é importante fazer a limpeza periódica ou até diária destes aparelhos porque são de uso constante, fazendo parte do quotidiano em casa, no trabalho e em diversas formas de interação social. Fora isto, o cuidado tem que ser redobrado em computadores públicos e de uso comum a várias pessoas, como nas “LAN houses”, onde o público é bem variado e possui hábitos diversos de higiene.

Conforme pesquisa realizada pelo microbiologista João Carlos Tórtora e pela bióloga Vanessa B. Binatti, da Universidade Gama Filho (RJ), veiculada na versão digital da Revista Saúde, mais de 90% dos computadores de uma instituição de saúde estavam infectados, apresentando 19 vezes mais fungos e 11 vezes mais bactérias, se tornando em perigosos agentes de contaminação.

Em pesquisas publicadas pela revista “Computing Which?” e Universidade do Arizona (USA) foi comprovado que os teclados de computadores podem apresentar até 10 vezes mais bactérias do que a tampa de um vaso sanitário. Isso se explica porque o banheiro tem limpeza constante e os aparelhos de celular dificilmente são higienizados, além destes aparelhos passarem em diferentes ambientes e pelas mãos de diferentes pessoas.

Alguns cuidados simples podem diminuir a incidência de infecções caso a limpeza dos aparelhos de computador não seja constante: evitar beber no ato de digitação, lavar as mãos sempre antes e depois do uso dos computadores, evitar tossir ou espirrar sobre as máquinas e evitar colocar a mãos em áreas como boca, nariz e ouvidos. Neste último cuidado é necessário enfatizar que a próxima pessoa que manusear esse computador poderá adoecer em até 48 horas após o uso.

A limpeza externa dos aparelhos deve ser feita pelo menos uma vez por semana e se o usuário trabalha em lugares como hospitais ou tiver contato com pessoas acometidas por doenças infecciosas a limpeza deve ser diária. Para realizar a limpeza dos computadores e celulares é necessário que eles estejam desligados e sem a bateria, evitando não atingir a parte externa.

Para limpeza interna dos computadores é recomendado procurar um especialista, uma vez que o aparelho pode ter seu desempenho afetado e vida útil diminuída, caso não seja limpo regularmente. Para a limpeza externa dos notebooks, Ipads e desktops há produtos específicos para isso nas lojas especializadas, sendo necessário consultar o vendedor que esteja a par do assunto.

No caso de celulares, uma vez que não tenha estes produtos, pode fazer uma limpeza simples passando uma flanela umedecida com álcool isopropílico (álcool 70%), exceto na região da tela. Para limpar as partes mais difíceis do celular (teclado, por exemplo) pode usar um cotonete e para a tela - principalmente se for touchscreen (tela de toque) - utilize uma flanela específica de microfibras para eletrônicos. Antes de religar os aparelhos, é necessário esperar pelo menos 10 minutos.

Ao meu ver, as instituições de modo geral devem estar atentas a este fato e procurar esclarecer seus funcionários sobre os riscos dos hábitos de alimentação em frente às máquinas e da falta de limpeza nos computadores e celulares.
 

Seguidores do blog

Mais lidos