Pesquisar neste blog

Fontes gratuitas excelentes para convites de casamento

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Essa postagem tem o objetivo de indicar fontes (tipos) gratuitas para convites de casamento que além de ser caligráficas, elegantes e legíveis atendam às necessidades de acentuação de nosso idioma, visto que muitas fontes gratuitas não possuem os principais acentos da língua portuguesa e letras como o “ç”. Assim, não basta apenas escolher uma fonte legível, que combine com o estilo da cerimônia, mas que contemple todos os símbolos de nossa língua.

Testei várias fontes que atendessem os critérios de legibilidade, gratuidade, elegância e que principalmente pudessem ser utilizadas em convites feitos até por pessoas comuns em seus computadores, utilizando inclusive editores de texto (Word, Libre, Open Office), assim indico 24 fontes disponíveis na internet (clique na imagem para ter uma noção melhor):

2. Garineldo nº1 (Gluk):
http://www.dafont.com/pt/garineldo.font


3. Yesteryear (AOE - Astigmatic One Eye):
http://www.1001fonts.com/yesteryear-font.html







7. Lovers Quarrel (Typesetit):
http://www.fontsquirrel.com/fonts/lovers-quarrel






9. Great Vibes (Typesetit):




10. Gabrielle (Typographer Mediengestaltung):

11. Windson (Bright Ideas):





12. Freebooter Script (Apostrophic Labs):


14. Invitation Script (Intellecta Design):
http://www.dafont.com/pt/invitation-script.font

15. Italliano (Typesetit):

16. Engagement (AOE):

17. Dynalight (AOE):

18. Chopin Script (Typographer Mediengestaltung):

19. Brock Script (Typographer Mediengestaltung):

20. Bilbo (Typesetit):

21. Euphoria Script (Typesenses):

22. Miama Script (Linus Romer)


23. Magnolia (Maelle K.):

24. Alex Brush (Typesetit):


Observação: leia sempre os termos de uso da fonte principalmente quando desejar fazer algum produto comercial, pois algumas das fontes citadas permitem, outras apresentam limitações, mas no caso de impressão em casa do próprio convite, creio ser ainda uso do tipo pessoal, para o qual não há limitação.

Se persistirem dúvidas, humildemente deixo algumas dicas a mais:

Que critérios utilizo para escolher de modo correto a fonte/tipo do convite de casamento?

Ao se escolher a fonte para o convite de casamento, creio que alguns critérios são importantes:

1. A fonte deve ser legível – por mais bonita que seja, por mais que combine com a ideia e estilo da cerimônia/festa de casamento, imagine uma fonte que poucos conseguirão ler direito, imagine pessoas idosas ou com problemas de vista tentando ler o convite feito com fontes de difícil visualização. É importante que o resultado final do convite seja testado por meio de impressão. 
2. A fonte precisa combinar com a ideia do convite – hoje em dia, muita gente quer fugir dos padrões clássicos, isto é, do convite tradicional (este tipo geralmente utiliza fontes caligráficas que inspiram elegância e refinamento), preferindo um convite mais alegre, divertido. Nesse caso, utiliza-se uma fonte de acordo com a ideia do convite. Por exemplo, se a festa tiver estilo havaiano, o convite pode ter caracteres, cores, tipo (fonte) e detalhes que combinem com o tema.
3. A fonte deve ter todos os caracteres necessários para nossa língua – nesse caso, a verificação é feita principalmente se instalando a fonte, ou no ato de download analisar o mapa de caracteres da fonte, geralmente se clicando sobre o nome da fonte que desejamos baixar e instalar.
Em língua portuguesa, existe uma dificuldade adicional para a escolha da fonte do convite de casamento, é que nosso idioma possui acentos que nem sempre são lembrados pelos tipógrafos (pessoas que criam os tipos), principalmente quando o tipo (fonte) além de ser gratuito é criado por estrangeiros que não conhecem ou não atentam para nossos acentos e letras específicas: á, é, ã, Ç, Á, í, õ, â, ê, entre outros. Desse modo, várias palavras ficariam inviáveis, e o que menos se pode esperar em um convite é erros de escrita, por mais sofisticado, bonito e luxuoso que seja. Uma saída neste caso seria criar um sinal de acento, dependendo do nível de criatividade de quem está fazendo convite, seja um designer profissional ou amador ou mesmo alguém que em casa tenta fazer o seu convite a fim de economizar nos gastos faraônicos que geralmente um casamento exige. No Word, o acento que falta na fonte pode ser substituído por uma caixa de texto contendo o acento de outra fonte, sobreposta à letra que exige esse acento. Nesse caso, deve ser escolhida para o acento uma fonte que tenha características similares à fonte principal escolhida.

2 comentários

  1. Seu trabalho é lindo... Procuro o tema Transformer Rescue Bots, será que consegue alguma coisa???

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:56 PM

    Obrigado pela postagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos