Pesquisar neste blog

Quando alguém lhe interpreta mal o que fazer?

quinta-feira, 13 de junho de 2013

É triste quando pensam muito mal da gente, com argumentos sem lógica e baseado em vis interpretações. Se você tem um amigo ou amiga, se saio ou chego de noite, de tarde, de dia; se elogiamos muito outro alguém etc. alguns se dão o direito de pensar coisas vãs. Não dói muito quando não esperamos nada da pessoa. Alguns dizem com esse tipo de gente: "que se dane!". Não desejo que se danem, se são assim só penso que precisam mudar. Se não querem, se sua alma, sua personalidade vai continuar assim pobre, superficial e indigna acho que é pior do que se danar.
Ser o que se é como pessoa pode representar um cruel castigo pra elas mesmas e pras pessoas que por uma eventualidade têm algum tipo de contato com elas.
Não digo que não erro, todo mundo comete suas burradas na vida. O importante é aprender com as burradas a se tornar mais coerente, a usar mais o pouco de inteligência que se tem.
Algumas vezes as pessoas têm uma forma de interpretação distorcida, incoerente e viciada em superficialidades vãs. Se são envenenadas por dentro com o seu próprio ego e forma de ser, se tudo o que viveram e puderam experimentar na vida foi carregado de doenças da alma, tudo fica adoecido; tudo que entrar nelas vai ficar infectado, corrompido; assim tudo que sair delas sai apodrecido. Tudo fica envenenado. Até estar próximo causa um certo embaraço na alma. Do mesmo modo, sentimos paz quando a pessoa irradia paz, a paz que conhecemos como paz. Não um simples aceitar como normal toda e qualquer atitude.
O pensamento só as leva a conclusões cuja base é destratar, imaginar o mal, imaginar traições, vis interesses, macular a imagem de outra pessoa.
Lembro-me de uma menina na UFPB que chegou até a afirmar que "minha forma de olhar era de cima pra baixo, como se analisasse a pessoa por completo e de modo a buscar suas falhas, tendo-as como inferiores". E ela não era uma drogada ou ignorante. Eu lamentei e nada faria pra provar o contrário; o problema estava nela e não em mim, portanto, tendo a consciência tranquila com relação a mim mesmo e minhas atitudes, bastou prosseguir e não havia necessidade alguma de mudar.
Meu queixo caiu um pouco, mas acho normal o grotesco, o perturbador, não no sentido de aceitá-lo, mas de não me impressionar profundamente.
Por conta de muitas coisas, entendo quando a bíblia diz "orai uns pelos outros!", "orai pelos seus inimigos", porque no fundo, no fundo, a vontade de Deus é que todos nos aperfeiçoemos, nos tornemos pessoas melhores, não obstante nossa natureza decaída, sujeita a falhas inúmeras e a cruéis interpretações.
Mas, quando alguém é importante para nós, convive conosco, esta, sim, importa muito para a alma. Creio ser importante um diálogo sadio, amigável. Ocorre que há pessoas difíceis e muita sinceridade pode doer. Dosar bem as palavras pode ser arriscado quando os nervos de um influem nos nervos de outro pelo susto, estranheza que causa sua interpretação com relação ao nosso ser, comportamento e forma de vida.
O importante é ter a consciência tranquila de que se lutou pra ser a melhor pessoa possível e de que ainda que pra algumas pessoas certas coisas sejam claras demais na sua interpretação, mas sabemos a verdade e esta verdade não nos condena.
De certo modo, estas situações podem enfraquecer o ânimo e devemos estar certos de que todo dia estamos sujeito a interpretações no que falamos ou não, fazemos ou não etc.
Por outro lado, por que pensar sobre os outros desse modo, sendo uma testemunha sem causa? Uma testemunha de que? Do que não viu? Antes é testemunha de sua própria falibilidade, cuja cegueira dos venenos embutidos na sua alma as impede de acordarem e serem pessoas melhores.

Um comentário

  1. ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION


    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE EXCALIBUR, DJANGO, MASTER AND COMMANDER, LEYENDAS DE PASIÓN, BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC…

    José
    Ramón...


    ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION


    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE EXCALIBUR, DJANGO, MASTER AND COMMANDER, LEYENDAS DE PASIÓN, BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC…

    José
    Ramón...


    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos