Pesquisar neste blog

Escrevendo em formas definidas parte 1 (quadrados, círculos, retas, etc.) em fotos

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Neste tutorial vou ensinar um recurso muito interessante do Photoshop que é o de escrever em formas definidas, chamadas de shapes ou delimitadores. Como o nome diz o delimitador define um limite para execução de uma ação. No caso de um texto, ao clicar sobre o shape/delimitador as palavras escritas vão seguindo aquele limite imposto por ele. Vejam o exemplo seguinte feito com o shape em forma de elipse.

A primeira imagem não possui texto. Na imagem editada o texto foi feito utilizando o shape/delimitador elipse (formas circulares). O atalho para os shapes/demilitadores é a letra U. Mas se pretende escolher um tipo específico tem que usar o menu de ferramentas do programa.

O Photoshop possui os shapes básicos (elipse,retângulo, reta, etc.) e os chamados personalizados. Na internet há vários sites que disponibilizam shapes gratuitos. Tente encontrar no www.deviantart.com e http://www.shapes4free.com/shapes/photoshop-custom-shapes/.
O Photoshop possui vários delimitadores nativos que podem ser utilizador de diferentes modos, por exemplo, para fazer seleções, para fazer desenhos simples de objetos, animais, símbolos, etc.

Por exemplo, com o shape personalizado na forma de balão foi possível fazer o seguinte:


Como foi feito? Selecione o shape personalizado balão. No Photoshop há alguns conjuntos nativos de shapes, este se encontra no chamado talk bubbles (balões de fala). Basta selecionar o conjunto de shapes personalizados desejado. A imagem abaixo oferece uma visão do sistema. Primeiro, no menu de ferramentas se escolhe o tipo de shape desejado. Depois disto, aparece uma caixa mais acima (lado esquerdo superior) exibindo três formas de trabalhar com shapes (clique na imagem para obter uma visualização maior).


No caso, por exemplo, de escolher um shape/delimitador na forma de um coração as palavras escritas vão percorrendo o espaço definido na forma de um coração. Se quer, por exemplo, escrever em forma de círculo escolha um delimitador na forma de círculo (elipse).
No Youtube há vários tutoriais que demonstram como escrever com os shapes. Selecionei e incorporei este por ser simples. Mas atenção onde irá começar a escrever, bem como o tamanho da fonte utilizada. Quanto à fonte tente ir por tentativas, diminuindo ou aumentando o texto. Se for preciso experimente também dar espaços antes do início do texto.


02 capas para Facebook: temas piano e chuva de amor

02 capas para Facebook: temas piano e chuva de amor. Uso peddosl. Tamanho padrão de capa para Facebook.



 

Seguidores do blog

Mais lidos