Pesquisar neste blog

Como fazer capas para Facebook estilo colagem de fotos com o Photoscape

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como fazer capas para Facebook estilo colagem de fotos com o Photoscape?

Este é o primeiro de uma série de postagens do blog sobre como fazer capas de Facebook. Uma opção bem interessante é fazer colagens de fotos. Ao final do tutorial você poderá obter uma capa de Facebook composta por imagens selecionadas por você. Podem ser fotos suas, de artistas, de hobbies, de pessoas do seu convívio, com temas como natureza, amor etc.
No final, por exemplo, poderá obter uma colagem como a seguinte. Para facilitar compus esta colagem com quatro imagens de paisagens.

Após esta etapa pode ainda tentar acrescentar, textos, balões, formas etc. Os adesivos e clipes ao redor das fotos são feitos com a ferramenta de molduras. Para isto, após salvar escolha editar. Por força de tempo acrescentei apenas algumas fotos e um balão e obtive a seguinte mudança:

Procurei posicionar o balão em uma área talvez próxima do local onde fica a fotografia. Este lugar é mais fácil de ser demarcado com um editor mais avançado que trabalhe com camadas, como Gimp, Photoshop, Artweaver, Paint.net etc.
As fotos Podem ser posicionadas em qualquer área da montagem bem como ser redimensionadas e rotacionadas à vontade. É ainda possível definir o nível de transparência das imagens. As imagens são inseridas na guia objetos.

Primeiro, é preciso saber que o tamanho padrão para capas de Facebook é de 849 x 312 pixeis. Para fins de carregamento da sua página de Facebook a resolução ideal é 72 DPI e com formato jpeg. É até mais fácil para editar o arquivo pois com resoluções maiores, dependendo dos recursos físicos do computador, o tempo de edição pode se tornar maior.
Para uma capa feita com colagem (virtual) de fotos existem vários programas úteis, tais como Artweaver, Photoshop, Photofiltre, Gimp, Paint.net, entre outros, mas o Photoscape oferece um conjunto de templates (modelos pré-configurados) que permite ajustar o tamanho da montagem em pixeis e com número de imagens variado e bem abrangente. Você pode escolher 2, 4, 6, 13, etc. O bom destes templates é que para fazer a colagem basta apenas navegar pelo programa até a imagem escolhida e inseri-la na parte do template desejada.Outro ponto positivo é que é totalmente gratuito, fácil de usar e está em permanente atualização.
Se não tem o Photoscape instalado pode baixá-lo em português aqui: http://www.baixaki.com.br/download/photoscape.htm. Após baixar, siga as instruções e instale. O processo é bem simples.

1º) Na face inicial do programa escolha página. Este recurso permite juntar (colar) várias imagens em uma só. Após isto, a colagem pode ser salva e ser acrescida de textos e efeitos diversos, como molduras.


2º) Agora defina o tamanho da página/montagem para 849 x 312 pixeis, conforme imagem abaixo. Obs.: para visualizar o tamanho real da imagem clique sobre ela.


3º) Cada quadrado corresponde à porção definida para inserir a imagem. Para inserir a imagem no espaço quadrado apenas dê dois cliques sobre este quadrado.


 Se tiver alguma pasta específica em que as imagens desejadas estão localizadas utilize o painel de navegação à esquerda do Photoscape e navegue até esta pasta. Então aparecem as imagens no painel de visualização logo abaixo do painel de navegação.
Após inserir e posicionar as imagens pode salvar o documento e editá-lo.

(Tutorial de Jackson Angelo)
 

Seguidores do blog

Mais lidos