Pesquisar neste blog

Conselho: aprenda como abrir vetores no Photoshop

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Com arquivos vetoriais gratuitos foi possível fazer os quatro modelos simples de convites abaixo. Eles estão no formato PNG, com espaço para foto e mensagem, 300 DPI, tamanho 15,20x10,20 cm.

Para baixar clique nas imagens.


Agora o tutorial. É muito legal trabalhar com vetores no Photoshop. Os vetores são formatos gráficos de arquivos de imagem que podem ser, digamos, redimensionados para uma medida a maior possível sem que percam a resolução original.
Fiz uma postagem com sites muito legais que compartilham vetores gratuitos aqui: http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/11/excelentes-sites-com-vetores-gratuitos.html Os vetores são ótimos recursos para adicionar efeitos e ornamentos muito bons às montagens, convites, enfim todo tipo de projeto gráfico. Para trabalhar com vetores no Photoshop é necessário saber a finalidade deles na máscara, moldura, cartaz, enfim no arquivo que está sendo trabalhado. Os principais formatos de vetor atualmente são: eps e ai. Ambos podem ser abertos com o Photoshop. Digo principais por serem os mais populares na internet, mas existem ainda o cdr e o svg, entre outros. Etapas para trabalhar vetores no Photoshop. 
1 - Baixe um arquivo gratuito em vetor.
Usei como imagem de fundo a imagem abaixo (opcional).

Dica: tente sempre encontrar arquivos pelo Google ou Google Imagens. Dê preferência a termos em língua inglesa. Se não souber inglês utilize o Google Translator. Por exemplo, para imagens vetoriais de animais utilize o argumento: "free animal vector". 
2 - Uma vez tendo baixo o arquivo de vetor, descompacte os arquivos zipados
3 - Abra o Photoshop. Quando terminar de abrir, abra o arquivo vetorial com o Photoshop, normalmente.
4 - Vai aparecer uma caixa de diálogo, solicitando informações, conforme imagem abaixo:

Esse processo de abertura se chama rasterização. Em seguida, configure os valores e padrões do arquivo vetorial
4.1 - Tamanho da imagem - esse tamanho deve variar conforme o tamanho necessário para o projeto. Se o convite, por exemplo, tiver 10x15 cm, então tente fazer com que o arquivo vetorial fique com um tamanho próximo desse. Se o projeto tem, digamos, 100x90 cm e o arquivo vetorial medir 20x23 cm (for menor), pode aumentar sem receio o tamanho do vetor a ser rasterizado. Aumente até uma proporção compatível com o tamanho do seu projeto. Nota: Nas versões do programa Photoshop anteriores à versão CS5 (por exemplo, na versão CS4) o arquivo vetorial é aberto em uma arquivo separado. Arraste e solte o arquivo vetorial ou parte dele com a ferramenta de mover (atalho letra V) para o arquivo do projeto. Basta olhar a barra de arquivos. Quando digo parte do arquivo vetorial já rasterizado é porque às vezes só precisamos de uma parte dele. Então, essa parte é selecionada com as ferramentas de seleção e ou é arrastada ou é copiada e colada no arquivo do projeto.
4.2 - Resolução - normalmente, muitos trabalhos são feitos com 300 DPI de resolução, o que garante um melhor padrão de impressão. Então, na caixa de resolução coloque a resolução de acordo com a resolução do projeto. Se tiver 72 DPI, escolha 72 DPI. Se tiver 150 DPI coloque 150 DPI na caixa de diálogo.
4.3 - Padrão de cores - o padrão de cores da maioria dos vetores encontrados é CMYK. Isto se explica porque o padrão CMYK mostra a cor real que será obtida no processo de impressão da imagem. O padrão RGB é mais utilizado em monitores, e nem todas as cores nesse padrão são conseguidas na impressão. Assim, se deseja ter uma noção exata da cor que será obtida na impressão do gráfico utilize o padrão CMYK. Mas se for para exposição na web utilize o padrão RGB.
5. Pronto! O arquivo depois disto estará em conformidade com o projeto. Ele, uma vez arrastado ou copiado em outro arquivo, virará uma nova camada, na qual podem ser aplicados efeitos, estilos etc.
 

Seguidores do blog

Mais lidos