Pesquisar neste blog

Com dividir uma imagem em partes iguais com o Photoshop

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Neste tutorial vou ensinar como dividir uma imagem em partes iguais com o Photoshop. Isto é, basicamente vou ensinar como usar as ferramentas adequadas para colocar divisões na imagem. Este recurso permite que seja possível demarcar guias e aplicar efeitos em áreas específicas, sendo áreas demarcadas com o mesmo tamanho.
Esta técnica, entre outras possibilidades, é muito útil para:
1 - Projetos que exigem divisões de imagem, como panfletos, convites, cartões, folders com duas e três dobras, e projetos similares;
2 - Fazer texturas que exijam espaços iguais demarcados em uma imagem, como uma textura xadrez ou formada por linhas, por exemplo;
3 -  Dividir a imagem em quantas partes for necessário; etc.


Uma eficaz ferramenta do Photoshop para efetuar a divisão de uma imagem em partes iguais é a ferramenta chamada slice (Ferramenta fatia em português). Ela é muito utilizada para trabalhos com design de sites. Mas, neste caso, vou ensinar como se aproveitar das fatias e estabelecer divisões iguais na imagem. Para isto, além da ferramenta slice, será ainda utilizada a ferramenta de selecão quadrada (ferramenta letreiro retangular, atalho letra M). O ícone da ferramenta slice (fatia) é o que está marcado na imagem abaixo. O atalho é a letra C. No caso, é a segunda ferramenta da caixinha. O ícone da ferramenta letreiro retangular é o segundo ícone em forma de um retângulo tracejado.


 Vou tomar como exemplo uma foto minha que quero dividir, por exemplo, em quatro partes iguais. Basta selecionar a ferramenta slice e com ela clicar com o lado direito do mouse em cima da imagem. Abre-se então uma caixa de opções de fatias (pedaços, partes da imagem). Clique em "Dividir fatia...". Observe a imagem abaixo:

Feito isto agora estabeleça o número de divisões desejadas para a imagem. As divisões tanto podem ser feitas na horizontal ou na vertial e até em ambas, isto é, na vertical e horizontal. No caso da minha foto, resolvi para efeitos de prova dividi-la em 5 partes iguais na vertical, conforme mostra a imagem abaixo:
 
Veja que o campo de cima define a divisão em partes iguais na horizontal. E o segundo campo divide a imagem em partes iguais na vertical. Escolhi o valor cinco, No caso, pode ser escolhido valores bem maiores.
Feito isto, agora com a delimitação posso com a ferramenta de seleção retangular (letreiro retangular), selecionar as partes divididas na imagem e aplicar efeitos. Basta selecionar a ferramenta e com cuidado encaixar o quadrado na primeira área dividida de modo que o pontilhado fique exatamente circundando a área dividida pela ferramenta de fatia. Vai ficar conforme imagem abaixo:

Agora, posso ir aplicando efeitos em cada área. Para efeitos de demonstração, fui selecionando área por área. Importante dizer que para desfazer a seleção basta clicar Ctrl + D. Em cada área selecionada apliquei um preenchimento de cor, a 25%. Quando terminei de aplicar o preenchimento em cada fatia, selecionei a ferramenta de fatia novamente e cliquei com o lado direito do mouse sobre a imagem e selecionei "excluir fatias", conforme imagem abaixo.
 
 
Fiz este procedimento, porque se não cada fatia seria salva como uma imagem diferente. Como o objetivo é obter uma imagem só, procedi deste modo.O efeito final foi o da imagem seguinte.
 
 

Espero que o tutorial tenha sido útil. 
(Jackson Angelo)

 

Seguidores do blog

Mais lidos