Pesquisar neste blog

Urgente: Proteja suas senhas de msn e redes sociais

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ultimamente a ação hacker se intensificou de modo alarmente, em especial nas contas de Hotmail. Por isto, não sei se prestaram atenção, mas tem se tornado comum receber emails periódicos de possíveis conhecidos da sua lista de contatos de email (Hotmail, Gmail e de alguns outros servidores), mas com assuntos sem nexo, ou escrito em inglês, com linguagem diferente do seu contato. Neste link indico como reconhecer se uma mensagem é spam:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2010/09/como-reconhecer-se-uma-mensagem-de-e.html
E neste link a Microsoft recomenda alguns cuidados com emails falsos:
http://office.microsoft.com/pt-pt/outlook-help/identificar-correio-electronico-fraudulento-e-esquemas-de-phishing-HA001140002.aspx
Tanto que ultimamente o próprio Hotmail pede para autorizar conexão https, que é uma conexão segura, que encripta bem os dados, dificultando a ação de hackers e, consequentemente, o roubo de suas senhas, evitando ainda o uso indevido e fraudulento delas.
Ao receber emails de seus contatos com assuntos totalmente fora do universo do diálogo de vocês, evite clicar nos links indicados. Geralmente, estes emails são enviados por contas hackeadas e para todos os contatos da lista de email da conta roubada.
Isto quer dizer que as pessoas, até eu mesmo e você, não estejamos guardando bem nossas senhas.
Por isso, recomendo algumas ações, que tenho tomado com os meus emails.
1 - Autorize sempre a conexão de segurança do Hotmail;
2 - Tome o máximo de contato ao conectar em lan-houses e repartições públicas em geral. As redes podem estar infectadas com programas que podem gravar suas senhas; neste link dou algumas dicas de como criar senhas fortes:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2011/05/como-criar-e-manter-senhas-passwords.html
2 - Não use senhas fáceis demais e repetitivas: data de aniversário, seu nome, etc. Use senhas fortes. Existem programas gratuitos que geram senhas fortes. Gere as senhas e anote-as em uma agenda. Evite, se possível, anotar em seu próprio computador, se for o caso de não ter certeza da segurança dele.
3 - Procure usar, no caso de esquecer a senha, "autenticação em duas etapas", aquelas que exigem número de celular. No Hotmail, conecte e vá em visão geral da conta neste link:
https://account.live.com/SummaryPage.aspx
Feito isto, procure segurança da conta e vá em gerencie. Esta opção permite configurar um número de celular, que certamente só você terá. Defina o país, e o código de sua área junto com seu número atual de celular. Esse número pode se mudado a qualquer momento. Clique em salvar. Depois ao lado do número cadastrado aparece confirmar. Clique em confirmar e envie uma mensagem para o email cadastrado como primeira opção. Lembre sempre de escolher um email fácil de lembrar e igualmente com senha segura.
No Gmail (isto vale para todos os serviços do Google incluídos na sua conta), vá em configurações da conta. Essa opção aparece no canto superior direito em um menu que só aparece se clicar no seu nome, na lateral direita superior. No menu segurança, mude a senha ou altere configurações de segurança. No campo SMS, defina o email para redefinição de senha, caso a esqueça. Será enviado um código e com ele será possível definir uma nova senha também.
Acho o método do celular o mais seguro. A opção de pergunta de segurança do Gmail permite configurar sua própria pergunta. Invente uma que considere infalível, não aposte em respostas simples demais. Às vezes até nossos conhecidos podem estar tentando nos fraudar.
Revise suas questões de segurança periodicamente. Principalmente o email de recuperação de senha, porque muitos tanto esquecem o email secundário cadastrado quanto esquecem a senha desse email.

Talvez as seguintes leituras sejam úteis.

Para encerrar sua conta no Hotmail:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/04/como-deletar-conta-do-hotmail-msn.html

Para recuperar senha de Windows Live ID (msn, hotmail, etc.)
http://jacksonangelo.blogspot.com/2010/07/como-recuperar-senha-de-windows-live-id.html



Um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos